NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Novos ônibus Escolares São Entregues Aos Alunos de Bocaiuva, Tunas e Adrianópolis
17h55
por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
4 min de leitura
373 visualizações
Os alunos da rede pública de ensino de Bocaiuva do Sul, Tunas do Paraná e Adrianapolis dispõem desde o último domingo (14) de nove novos ônibus para o transporte escolar. A secretária da Educação Yvelise Arco-Verde e o deputado estadual Edson Strapasson estiveram na sede de Bocaiuva para entregar os veículos aos prefeitos dos municípios do Vale do Ribeira. Cada localidade recebeu três ônibus. Além da prefeita de Bocaiuva, Luciméri Fátima Santos Franco, e do vice-prefeito, Antonio Eduardo de Barros (Toninho), também participaram da solenidade oficial de entrega o prefeito de Tunas, Jorge Luiz Martins Tavares (Dr. Jorge), e o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, entre outras autoridades estaduais e municipais.Alunos, pais e educadores demonstravam muita satisfação com a viabilização dos ônibus. Os veículos foram adquiridos com recursos do Programa de Transporte Escolar (PTE) e fazem parte dos 1.140 ônibus adquiridos pelo estado, que destinou mais de R$ 133 milhões ao projeto. O governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), encomendou ônibus com características especiais aos fabricantes. São veículos mais altos, para trafegar em estradas rurais, e com bancos especiais equipados com cinto de segurança e encosto de cabeça, além de espaço embaixo dos assentos dedicado para guardar o material escolar.A secretaria Yvelise, que representou o governador Roberto na solenidade, destacou os objetivos do programa de aquisição dos veículos. “Com os ônibus, buscamos garantir a presença na escola dos alunos que moram em áreas rurais”, disse a secretária. Yvelise também ressaltou o treinamento especial destinado aos motoristas e o repasse de recursos para o custeio do transporte. Strapasson, que é deputado estadual mais votado de Bocaiuva e também representa a região junto ao governo do estado e a Assembleia Legislativa, comemorou a entrega dos veículos com a comunidade. “A viabilização destes ônibus para o transporte escolar consolida, ainda mais, o compromisso do governo do estado com a educação. É, sem dúvida nenhuma, um apoio importante que beneficia diretamente nossos alunos de Bocaiuva, Tunas e Adrianópolis, que ganham mais conforto e segurança ao utilizar veículos novos no deslocamento entre suas casas e a escola, e também para as prefeituras quanto aos custos operacionais. O governador Requião e a secretaria Yvelise estão de parabéns pelos investimentos destinados à melhoria de toda a infraestrutura escolar”, frisou.A prefeita de Bocaiuva comemorou a entrega dos novos ônibus e agradeceu apoio do governo estadual. “Até agora, o transporte dos nossos estudantes era terceirizado. Com a economia que faremos, poderemos investir ainda mais em obras e serviços”, falou Luciméri. Além da comemoração pela entrega dos veículos, os prefeitos de Tunas e Adrianópolis destacaram outros investimentos do estado em seus municípios. “Foram R$ 8 milhões na construção de dois ginásios de esporte, duas escolas e do Centro de Saúde da Mulher e da Criança”, disse o prefeito Dr. Jorge de Tunas. “Em Adrianópolis, o Governo do Paraná também entregou recentemente uma escola estadual e uma para a comunidade Quilombola”, falou o prefeito Pampanini.TUNAS – Mesmo a entrega oficial tendo ocorrido em Bocaiuva do Sul, o deputado Strapasson foi até o município de Tunas do Paraná. Junto com o prefeito Dr. Jorge e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Izzac Lemos de Lima, Strapasson conversou com a população que demonstrava estar muito satisfeita com cessão dos veículos à prefeitura municipal. Os alunos tunenses também foram contemplados com três ônibus escolares novos.APOIO OPERACIONAL - Além de disponibilizar os veículos, o governo do estado vai desenvolver um programa de apoio à manutenção dos ônibus. Segundo a Seed, o repasse de verbas aos municípios acontecerá de acordo com o número de alunos transportados e a quilometragem das rotas. A previsão de repasse para este ano, de acordo com a Seed, será de R$ 45 milhões em investimentos, sendo R$ 17 milhões em recursos do Governo Federal.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais