O ex-deputado federal Ítalo Conti, falecido em 2012, teve seu nome eternizado nesta semana, com a inauguração de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro do Cajuru, em Curitiba, que vai atender 150 crianças de 0 a 5 anos com educação em período integral. Italo era tio-avô do deputado estadual Alexandre Curi (PSB), que participou do ato de inauguração ao lado do prefeito Gustavo Fruet, do vereador e autor da homenagem, Pier Petruzziello, e do ex-vice-governador Ary Queiroz, genro do homenageado, dentre diversas autoridades e familiares.
“Trata-se de uma justa homenagem a quem teve uma vida dedicada, primeiro, a defender a liberdade combatendo nos campos da Itália, e depois na gestão pública, como responsável pela segurança estadual e na condição de representante dos paranaenses na Câmara Federal por duas legislaturas”, destacou Curi.
O CMEI Ítalo Conti foi construído no prolongamento da Rua dos Ferroviários, logo após a linha férrea. Tem mais de 611 metros quadrados de área construída, entre as áreas administrativa e pedagógica, com seis salas de atividades para crianças em turmas de berçário, maternal e pré, cozinha, refeitório, lactário, espaço para as mães amamentarem, solários e banheiros. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, sendo parte dos recursos provenientes de parceria com o governo federal, por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A maioria das crianças atendidas no CMEI vive no empreendimento Moradias Serra do Mar, construído pela Cohab para reassentar famílias que viviam em situação de risco às margens da linha férrea, na antiga Vila Autódromo, no Cajuru.