Operadoras de telefonia celular terão que fazer o bloqueio dos aparelhos através do número do telefone
Projeto definindo a obrigação foi aprovado na Alep nesta terça-feira (14), em segunda votação. A matéria voltará à pauta na sessão desta quarta-feira (15).
O bloqueio, por parte das empresas de telefonia móvel, de aparelhos celulares através do número da linha telefônica, quando constatado o roubo ou o furto do telefone, foi aprovado nesta terça-feira (14) em segunda votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com 36 votos favoráveis. O projeto de lei nº 82/2016, dos deputados Felipe Francischini (SD), Marcio Pauliki (PDT) e Tião Medeiros (PTB) objetiva evitar a comercialização e redistribuição desses aparelhos no mercado.
A cooperação das empresas de telefonia móvel com as forças policiais visa facilitar e tornar o bloqueio mais ágil, o que, segundo o projeto de lei, deve ocorrer em até 24 horas após a comunicação e registro do Boletim de Ocorrência.
Já está em vigor a Lei 18.707/2016, que regulamenta o bloqueio dos aparelhos através do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), mas nem sempre os usuários têm esse número à disposição. “Estamos avançando na possibilidade do usuário bloquear apenas com o número do aparelho. Muitas vezes as pessoas não sabem o número de série, mas a partir do momento em que possam informar apenas o número do celular, isso dará uma comodidade maior para as pessoas e também inibirá a prática do furto e do roubo, que ultimamente viraram moda entre as quadrilhas”, defendeu Pauliki.
Quando o projeto foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ele recebeu uma emenda substitutiva geral proposta pelo relator, deputado Bernardo Carli (PSDB), promovendo alteração na Lei nº 18.707/2016. Carli lembrou que um mesmo assunto não pode ser “disciplinado por mais de uma lei”, sugerindo assim que a alteração fosse feita na lei já em vigor. Esta emenda substitutiva, proposta por Carli e aprovada na CCJ, foi também aprovada em Plenário nesta terça-feira.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa recebe representantes do G7 Paraná para discutir projeto que evita aumento indireto do ICMS
Proposta busca impedir a incidência de tributos sobre outros tributos e ampliar a segurança jurídica para o setor produtivo paranaense.
Leia maisEmpresário João Alves Anselmo recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná na Assembleia Legislativa
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), ocorreu no Plenário do Legislativo
Leia maisAssembleia atualiza regras e poda de árvores próximas à rede elétrica passa a ser responsabilidade das concessionárias
Proposta assinada por diversos parlamentares pretende reduzir impasse entre proprietários rurais e distribuidoras de energia. Texto foi um dos sete projetos votados na sessão desta segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia aprova redução de 55% nos custos dos exames para emissão da CNH
Projeto do Governo transforma taxas em preço público e foi um dos itens aprovados nas sessões plenárias desta terça-feira (9).
Leia mais