NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Oposição Cobra Esclarecimentos Sobre Viagens de Pisseti
18h58
Fonte: Assessoria Liderança da Oposição
3 min de leitura
685 visualizações
Os deputados oposicionistas estão decididos a descobrir tudo sobre a participação do secretário de Comunicação do Paraná, Airton Pisseti, na campanha do candidato Fernando Lugo à presidência do Paraguai. A bancada de Oposição apresentou na tarde desta terça-feira (12) dois requerimentos, endereçados ao secretário e ao chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, pedindo esclarecimentos sobre as viagens de Pisseti ao Paraguai. Os parlamentares querem saber se as constantes viagens de Pisseti respeitaram o artigo 52, § 2º do Estatuto do Servidor Público e também o artigo 27 da Constituição Estadual. “Toda viagem de um secretário deve ser autorizada pelo governador e publicada em Diário Oficial. Queremos saber se essas normas foram cumpridas. Afinal de contas o salário do secretário está sendo pago integralmente pelo Paraná enquanto ele presta serviços particulares em outro país”, destacou o deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição. O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) afirmou que o governador não explicou o trabalho realizado por Pisseti, embora tenha declarado apoio ao candidato Lugo. “O governador Requião disse que iria sanar a curiosidade de todos sobre o envolvimento do secretário de seu governo na campanha paraguaia durante seu discurso na Assembléia na última segunda-feira (11). Isso não aconteceu. O governador apenas declarou sua simpatia pela candidatura de Lugo. Ele não esclareceu os pontos cruciais dessa história. As dúvidas persistem e precisamos elucidar essa questão”, disse o deputado. Miró Guimarães falou da necessidade de ouvir o senador paraguaio Hermínio Chena, que denunciou à revista IstoÉ o envolvimento de Requião na campanha do bispo a pedido do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O parlamentar anunciou que uma comissão será formada para se deslocar ao Paraguai com o objetivo de obter mais informações. Informações No requerimento os deputados querem saber se o secretário Airton Pisseti realizou viagens ao Paraguai em caráter oficial ou extra-oficial, nos anos de 2007 e 2008. Se houve pagamento de diárias, passagens e locomoção pelo Estado. Se a saída do secretário do estado foi autorizada pelo governador e de que maneira essa autorização foi formalizada. O requerimento pede ainda a data e onde teria sido publicado o decreto que autorizou a licença do secretário de Comunicação das atividades da pasta.O líder do governo pediu para discutir o requerimento e a votação foi adiada para a sessão desta quarta-feira (13).
Notícias Relacionadas
09:26
Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia mais
09:06
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais
08:39
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia mais
18:06
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais