Parcerias Público-Privadas são debatidas em workshop promovido pela Escola do Legislativo
Evento na Alep reuniu prefeitos recém-eleitos, secretários e assessores municipais, que ouviram alguns dos principais especialistas no assunto.
Aspectos técnicos das políticas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões foram abordados em um workshop promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quinta-feira (24). O evento, voltado especialmente para agentes públicos de administrações municipais, reuniu diversos prefeitos recém-eleitos, secretários e assessores políticos. Durante todo o dia, especialistas da empresa de consultoria EY (antiga Ernst & Young), da Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e da Procuradoria do Estado do Paraná falaram sobre conceitos básicos de concessões e PPPs, o panorama do setor, estruturação de projetos voltados para a modalidade, procedimentos legais, monitoramento de contratos e organização de consórcios intermunicipais.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o evento ofereceu propostas novas num momento em que a gestão pública no país precisa ser extremamente profissional. “A máquina e o gestor público precisam buscar alternativas. As parcerias público-privadas dão um resultado extraordinário que acaba livrando as prefeituras de algumas demandas que não passam a ser mais da competência do Poder Executivo. Eu entendo que a responsabilidade das prefeituras é com a Educação, Saúde e Segurança Pública. As demais atividades devem ser tratadas, na minha visão, dentro de uma gestão mais moderna”, afirmou Traiano.
Segundo o diretor Legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, as parcerias público-privadas ainda não são de conhecimento de grande parte dos administradores públicos municipais. “Por isso foi fundamental passar esse conhecimento técnico para prefeitos e secretários, desde a estruturação, questões jurídicas, bons exemplos que temos no Brasil de PPPs nos municípios, e também questões mais aprofundadas sobre a formulação de projetos para a execução dessas parcerias”, explicou Alessi, que também é diretor da Escola do Legislativo da Assembleia.
Mecanismos – Gustavo Gusmão, diretor executivo da EY, destacou que conhecer melhor os mecanismos de planejamento com investimentos públicos e privados e enxergar é o primeiro passo para iniciar uma gestão pública moderna. “Nesse momento é fundamental que municípios conheçam esse instrumento para lidar com esse momento de crise, para prover serviços de infraestrutura para o cidadão. Mostramos nesse encontro as complexidades e os pontos de atenção para viabilizar PPPs”.
Eficiência – O procurador do Estado do Paraná e especialista em Parcerias Público-Privadas no setor da Saúde, Fernando Borges Mânica, afirmou que o investimento em PPPs diminui custos, melhora a qualidade do atendimento do setor público e possibilita maior controle sobre os serviços. “Um bom contrato dá transparência e diminui custo. Há alguns anos fiz um parecer sobre um assunto relacionado à Saúde e tentei saber o gasto das unidades públicas de saúde do Estado. Não consegui. Já num contrato de PPP é tudo na ponta do lápis. Portanto, é um instrumento forte. Só é preciso saber usá-lo”, ressaltou.
Modernização – O prefeito reeleito do município de Cianorte, Claudemir Bongiorno (PMDB), disse que os municípios precisam se modernizar e adotar políticas mais modernas em prol da administração pública. “A prefeituras precisam abrir mais o leque de possibilidades. Está muito difícil a administração pública com servidores acostumados ao atual modelo e com isso não conseguimos o desenvolvimento que nós prefeitos gostaríamos. Por isso essas PPPs são importantes. A administração pública precisa evoluir e não pode ser mais tratada como era antigamente”, afirmou Bongiorno, que também é presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná.
[podcast id=4002 /]
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa celebra criatividade e inovação com vencedores do World Creativity Day
Vencedores da edição 2026 foram recepcionados pelo presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (Rep).
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
Escola do Legislativo participa da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reforça compromisso com a educação cidadã
Evento ocorre entre os dias 16 e 19 de junho, em Curitiba.
Leia maisArena da Democracia aproxima estudantes do processo eleitoral e do papel do Legislativo
Iniciativa da Escola do Legislativo leva ensino sobre cidadania, eleições e instituições a turma do Colégio Ângelo Trevisan.
Leia mais