Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Plauto Miró é o Primeiro Entrevistado do Programa “café Com Política”, da Tv Sinal

Créditos: Adriana Ribeiro / Foto Pedro de Oliveira
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, foi o entrevistado do programa “Café com Política”, que estreou nesta segunda-feira (16), às 13h05. O Café com Política faz parte da nova programação da TV Sinal - o canal de televisão do Legislativo paranaense -que também está indo ao ar nesta segunda, dando maior ênfase na atividade política, na atuação dos deputados dentro da Assembleia e no noticiário parlamentar. 
Durante o programa que é comandado pela jornalista Fernanda Martins e tem o objetivo de apresentar cada deputado estadual paranaense, Plauto Miró falou da cidade onde nasceu; da família; de seus antepassados que tiveram um papel importante na política paranaense e dos fatores que o levaram a trabalhar na Assembleia Legislativa. Atualmente, o deputado está em seu sexto mandato consecutivo.  
“Comecei cedo na vida política, com 25 anos. Minha primeira eleição, para deputado estadual, aconteceu em 1990. Até aí minha experiência se restringia em acompanhar meu pai, que foi prefeito de Ponta Grossa”, contou. Segundo o deputado, com a morte do pai, Plauto Miró Guimarães, em 1986, foi convencido pelos amigos a presidir o Partido da Frente Liberal (PFL), que havia surgido um ano antes em meio às articulações que elegeram Tancredo Neves para presidente da República, encerrando assim um ciclo de 21 anos de governos militares no Brasil. Em 2007, o PFL foi extinto e em seu lugar surgiu o Democratas (DEM).
Com a apresentação de fotografias antigas reunidas pela produção do programa, Fernanda Martins destacou que Plauto Miró, nascido em Ponta Grossa, tem em sua árvore genealógica a presença do Visconde de Nácar, que chamado Manoel Antônio Guimarães, foi um dos maiores comerciantes exportadores do Estado e também deputado estadual, no século XIX.
Plauto confirmou que a família sempre teve uma participação intensa na política do Estado. Ele lembrou que o avô, Flávio Carvalho Guimarães, foi senador por duas vezes, na década 1940. “Amigo de Manoel Ribas (interventor do Paraná), meu avô fez parte da elaboração da Constituição Federal”, lembrou.
Plauto Miró fez questão de destacar que durante os 20 anos de vida pública, nunca mudou de partido. “Sigo uma linha centro-direita, uma linha do equilíbrio, que busca medir, escolher e ter coerência em suas decisões”. O deputado falou do apoio que recebe em todas as eleições dos moradores de Ponta Grossa e dos demais municípios dos Campos Gerais. “Cerca de 90% dos votos que recebo vêm dos Campos Gerais e, por isso, esses eleitores têm o direito de me cobrar um trabalho sério e transparente”, disse.  
Vendo fotos que mostram sua carreira política, Plauto Miró falou de momentos e pessoas importantes com as quais conviveu ao longo dos anos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; os ex-governadores Jaime Lerner e Ney Braga; a ex-primeira-dama Fani Lerner; o ex-ministro e deputado federal Afonso Camargo; e companheiros que, junto com ele, fizeram oposição ao Governo, na Assembleia, nos últimos oito anos.
Durante a entrevista, o deputado também falou do trabalho que vem desempenhando desde o dia 1º de fevereiro, quando assumiu o cargo de 1º secretário do Legislativo, com a missão de administrar a Assembleia, e das medidas moralizadoras que estão sendo implantadas na Casa.  
O programa Café com Política vai ao ar toda segunda-feira, às 13h05, com reprise as terças, às 12h30 e 18h30.  Toda a programação da TV Sinal pode ser acompanhada pela NET, TVA e demais operadoras de TV a cabo e pelo site da Assembleia (
www.alep.pr.gov.br).
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação