Plenarinho é escolhido por estudantes da nova diretoria da UPES para a posse
O Plenarinho da Assembleia Legislativa foi o local escolhido para a posse pelos estudantes que compõem a nova diretoria da União dos Estudantes Secundaristas do Paraná (UPES). Foi na manhã desta quarta-feira (23) e os deputados Chico Brasileiro (PSB), Anibelli Neto (PMDB), Tadeu Venéri, Péricles de Mello, e Professor lemos (PT), marcaram presença. Lemos deu as boas vindas ao grupo e lembrou que a presença deles no Poder Legislativo representa mais do que a posse, mas o despertar para a boa política.
(Sonora)
A nova diretoria da UPES, que tem como presidente Matheus dos Santos, foi eleita em novembro do ano passado em um Congresso que aconteceu no município de Pontal do Paraná, litoral do estado. Cerca de quinhentos representantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibulandos participaram e votaram. Matheus fica na presidência pelos próximos dois anos. Ele é de Foz do Iguaçu, já foi presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas no município da fronteira, também já presidiu grêmio estudantil e segue uma linha política voltada para o diálogo. Entre as principais ações da nova gestão, estão, segundo Matheus, a defesa do passe livre integral e a modernização do ensino nas escolas secundaristas, em todos os sentidos.
(Sonora)
A UPES foi fundada há 71 anos e representa aproximadamente dois milhões e meio de estudantes paranaenses. O deputado Péricles de Mello lembrou a importância da entidade durante a posse da nova diretoria.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais