Projeto dá destino aos prêmios não resgatados do programa Nota Paraná
Foi protocolado, na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (8), o projeto de lei 377/2022 que destina os recursos dos prêmios do Nota Paraná não reclamados pelos cidadãos para áreas de interesse público. Pela proposta, serão revertidos os créditos que não forem resgatados pelos contemplados no prazo de 12 meses, nas seguintes proporções: 60% para investimentos em Segurança Pública, 20% para o incentivo da cultura regional e 20% para o estímulo ao turismo no Estado.
A matéria altera o parágrafo 2º do artigo 5º da Lei nº 18.451/2015, que dispõe sobre a criação do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Paraná. A justificativa, da matéria diz que a legislação vigente possibilita a destinação de recursos quando não houver a devida identificação do consumidor, no documento fiscal, para entidades sem fins lucrativos e que atuem em determinadas áreas de interesse social. Mas não há qualquer previsão em relação ao destino dos prêmios que não são reclamados, quando da realização de sorteios autorizados pela referida lei.
No entanto, o artigo 2º desta legislação dispõe sobre o cancelamento do crédito quando os prêmios não são reclamados ou utilizados no período de doze meses. A proposição busca conferir uma destinação mais transparente e de forma que atenda os interesses públicos de forma mais direta, ao invés dos valores retornarem ao erário, sem destino certo.
Notícias Relacionadas
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
Deputado Marcelo Rangel (PSD) propõe política estadual para reintrodução responsável de animais urbanos
Leia mais
Deputado Cobra Repórter (PSD) propõe Circuito “Desafio das Catedrais” e reforça protagonismo no turismo religioso do Paraná
Leia mais
Assembleia fortalece turismo paranaense com leis que valorizam litoral, cultura e rotas temáticas
Leis aprovadas em 2025 reconhecem atrações naturais e religiosas em diferentes regiões do Estado e estimulam lazer e economia local
Leia mais