Projeto de lei apresentado na Assembleia prevê a criação da Farmácia Veterinária Popular
Proposta é do deputado Marcelo Rangel (PSD).
O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná, apresentou um projeto de lei que institui diretrizes para a Política Estadual de Acesso a Medicamentos Veterinários, denominada Farmácia Veterinária Popular. A proposta tem como objetivo ampliar o acesso a medicamentos para animais e incentivar a destinação adequada de produtos ainda aptos ao uso.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca apoiar principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações que atuam na causa animal, garantindo melhores condições para o tratamento e o cuidado de animais domésticos.
“O acesso a medicamentos veterinários ainda é um grande desafio para muitas famílias e para protetores que dedicam sua vida a cuidar de animais. Com a Farmácia Veterinária Popular, queremos ampliar esse acesso, reduzir o desperdício de medicamentos que ainda podem ser utilizados e fortalecer as ações de proteção e bem-estar animal no Paraná”, destacou Rangel.
Pelo texto apresentado pelo deputado, a política poderá ser implementada pelo Poder Executivo por meio de programas, ações ou parcerias com municípios, universidades, clínicas veterinárias, hospitais e organizações da sociedade civil. A proposta também prevê cooperação com empresas do setor e profissionais habilitados.
Entre as principais diretrizes do projeto estão o incentivo à doação de medicamentos veterinários, a triagem técnica dos produtos recebidos, o armazenamento adequado e a distribuição gratuita, mediante prescrição de médico-veterinário. A proposta também estabelece regras para evitar desperdícios e garantir o descarte ambientalmente correto de medicamentos impróprios para uso.
Outro ponto destacado no projeto é o uso racional de medicamentos veterinários e a proibição da distribuição de produtos vencidos, com embalagens violadas ou sem registro nos órgãos competentes. Medicamentos sujeitos a controle especial deverão seguir todas as normas sanitárias e de armazenamento previstas na legislação.
Para o parlamentar, o projeto também dialoga com o conceito internacional de Saúde Única (One Health), que reconhece a relação entre a saúde humana, animal e ambiental. “A iniciativa pretende contribuir para a prevenção de riscos sanitários e para o fortalecimento de políticas públicas de bem-estar animal no Estado’, conclui Rangel.
Notícias Relacionadas
Assembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisProjeto propõe coleiras refletivas para cães abandonados como medida de segurança viária no Paraná
"Uma coleira refletiva pode parecer um detalhe, mas pode salvar vidas", diz deputado Marcelo Rangel (PSD), autor da proposta.
Leia mais
Proposta apresentada na Alep prevê novo protocolo de anestesia para proteger animais em castrações no Paraná
Proposta apresentada pelos deputados Marcelo Rangel (PSD) e Mabel Canto (PP) estabelece critérios técnicos mínimos para castrações realizadas com recursos públicos.
Leia maisAssembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário João Alves Anselmo na próxima quarta-feira (17)
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), acontece a partir das 18 horas, no Plenário do Legislativo.
Leia mais