Projeto de lei prevê o controle do nível de reservatórios de hidrelétricas no Paraná.
Proposta de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD) está em tramitação na Assembleia Legislativa.
“Usinas Hidrelétricas com casa de força instalada em outros Estados se utilizam do território paranaense como reservatórios hídricos para moverem as suas turbinas, mas esta atividade não pode colocar em risco os estoques de água de nossas cidades, principalmente, das regiões Norte e Norte pioneiro do Paraná”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
Por conta desta situação enfrentada por algumas cidades do estado, o deputado apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei (PL) que obriga o Estado do Paraná a intervir quando os níveis de reservatórios de Usinas Hidrelétricas colocarem em risco os estoques de água. O projeto observa os preceitos dos artigos 161 e 162 da Constituição do Estado do Paraná. Eles estabelecem que compete ao Estado instituir e manter sistema de gerenciamento dos recursos naturais, bem como acompanhar e fiscalizar. A Constituição prevê ainda que as negociações sobre o aproveitamento energético devem ser acompanhadas por uma comissão parlamentar nomeada pela Assembleia Legislativa.
“O Estado do Paraná vem trabalhando intensamente para que não haja escassez de recursos hídricos só que muitas vezes os esforços encontram barreiras limitadas pelas esferas governamentais e pelas competências normativas, principalmente, para limitar a vazão de hidrelétricas, que escoam os reservatórios existentes em nosso território, baixando os níveis de represas. Uma situação que prejudica não só a população que fica sem água, mas também a pecuária, a piscicultura e o ecoturismo”, disse Cobra Repórter.
Como exemplo, o deputado destaca a situação da Usina Hidrelétrica de Chavantes. Trata-se de uma usina localizada no rio Paranapanema, no município de Chavantes, ao sudoeste do Estado de São Paulo, fronteira com o município de Ribeirão Claro no Estado do Paraná. O reservatório, grande parte, localiza-se em território paranaense, sendo que, quando as comportas são abertas, gera energia para o estado de São Paulo, seca os reservatórios, deixando uma marca gigantesca no âmbito territorial do Paraná.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é quem controla a vazão das barragens de hidrelétricas, mas sua atuação nos últimos anos não vem atendendo aos interesses do estado do Paraná. Um exemplo disso é a situação de represas secas no âmbito do nosso território. O projeto de lei visa obrigar o Estado do Paraná a intervir junto ao operador da gestão dos recursos hídricos quando os níveis de quaisquer dos reservatórios existentes em território paranaense, atingirem 50% do volume útil entre o nível mínimo e máximo operacional”, finalizou Cobra Repórter.
Comunicação & Arte - Aurélio Vale e Banda Stage Trio
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais