Projeto que institui a Rota do Rosário como Patrimônio Cultural do Paraná avança na Assembleia
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em primeira discussão no plenário, o Projeto de Lei nº 641/2025, de autoria dos deputados estaduais Marcio Pacheco (PP), Cobra Repórter (PSD) e Evandro Araújo (PSD). A proposta reconhece oficialmente a Rota do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná e a inclui ao Roteiro Turístico Oficial do Estado.
Criada em 2008, a Rota do Rosário surgiu da iniciativa de sacerdotes, bispos, empreendedores e peregrinos que, inspirados na fé e devoção, organizaram um itinerário espiritual e turístico semelhante a um rosário. Atualmente, o percurso interliga 17 santuários em 14 municípios das regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais, formando um dos mais expressivos roteiros de peregrinação do Sul do Brasil.
Com mais de 650 km de extensão, o trajeto é percorrido por fiéis a pé, de bicicleta, a cavalo ou em excursões, reunindo anualmente mais de um milhão de peregrinos e turistas de diversas partes do país. Além do aspecto religioso, o roteiro movimenta a economia local, fortalece o turismo regional e promove a preservação do patrimônio cultural e histórico.
Para o deputado estadual Marcio Pacheco, o reconhecimento oficial busca oferecer suporte legal e institucional para investimentos em infraestrutura, sinalização, promoção turística, preservação patrimonial e capacitação das comunidades envolvidas. “A Rota do Rosário já é um marco de fé e devoção no Paraná. Ao consolidá-la como patrimônio cultural e integrá-la ao roteiro turístico oficial, estamos criando condições para que ela se desenvolva ainda mais, gerando oportunidades e fortalecendo o turismo religioso”, destaca.
O IBGE aponta que o Paraná possui um dos maiores percentuais de católicos do país, chegando a 76,6% da população, e o Norte Pioneiro é considerado um dos “bastiões do catolicismo” no Brasil. Já a Embratur indica que o turismo religioso é a segunda principal motivação de viagens internas, atrás apenas do turismo de lazer.
Com a aprovação, a Rota do Rosário se consolida como um dos principais corredores de turismo religioso do país, transformando fé em oportunidade e devoção em desenvolvimento social e cultural para o Paraná.
Municípios integrantes da Rota do Rosário
Andirá – Arapoti – Bandeirantes – Ibaiti – Jaguariaíva – Jacarezinho – Joaquim Távora – Nova Fátima – Piraí do Sul – Ribeirão Claro – Ribeirão do Pinhal – Santo Antônio da Platina – Siqueira Campos – Tomazina
Santuários integrantes da Rota do Rosário
• Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas – Piraí do Sul
• Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria – Jaguariaíva
• Santuário Diocesano Igrejinha São João Batista – Arapoti
• Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio Mártir – Tomazina
• Santuário Eucarístico Diocesano do Sagrado Coração de Jesus – Ibaiti
• Santuário Diocesano da Medalha Milagrosa – Ibaiti
• Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde – Siqueira Campos
• Santuário Diocesano do Santíssimo Nome de Jesus – Joaquim Távora
• Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Graças – Santo Antônio da Platina
• Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo – Bandeirantes
• Santuário Diocesano de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – Bandeirantes
• Santuário Diocesano do Divino Espírito Santo – Ribeirão do Pinhal
• Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt – Jacarezinho
• Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Guadalupe – Jacarezinho
• Santuário Diocesano de São Vicente Pallotti – Ribeirão Claro
• Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima – Nova Fátima
• Santuário Diocesano de São José – Andirá
Notícias Relacionadas
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei visa reconhecer a Expo Japão como manifestação cultural de relevante interesse turístico do Paraná
Proposta foi apresentada na Casa pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais