Projeto que obriga agressores de animais a bancar custos veterinários segue para sanção do governo
A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná contou com uma pauta de 12 projetos na tarde desta segunda-feira (23), entre eles um do deputado Paulo Litro (PSD), que obriga agressores de animais a arcarem com as despesas de tratamento dos animais agredidos.
A proposta foi aprovada em redação final e segue agora para a sanção, ou o veto, do Poder Executivo. Entre as penas a quem cometer maus-tratos aos animais está o ressarcimento à Administração Pública Estadual e às Associações de defesa animal pelos serviços de saúde veterinária.
O projeto prevê que, em caso de condenações que comprovem a agressão e maus-tratos aos animais, àqueles que tenham promovido agressões deverão acompanhar palestras de conscientização dadas por organizações de defesa animal. O custo destas palestras também será arcado pelo agressor.
Também foi aprovado em redação final o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização Sobre o Ciclo Menstrual. A iniciativa pretende garantir dignidade às adolescentes nas escolas públicas e mulheres que procuram atendimento de saúde, uma vez que é destinado às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica.
O projeto é assinado pelas deputadas Cristina Silvestri (PSDB), Mabel Canto (PSDB), Cantora Mara Lima (Republicanos), Luciana Rafagnin (PT), e pelos deputados Boca Aberta Junior (PROS), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Michele Caputo (PSDB).
O deputado Luiz Cláudio Romanelli explicou porque é importante difundir a conscientização sobre o ciclo menstrual.
SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
Para apoiar a causa e celebrar a data, a Assembleia estará iluminada de vermelho ao longo de toda essa semana, entre os dias 23 e 28 de maio. O projeto de lei agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Relatório apresentado na Assembleia aponta o Paraná com a terceira maior disponibilidade de caixa do país
Audiência pública sobre as metas fiscais do segundo quadrimestre de 2026 foi marcada por questionamentos sobre a capacidade financeira do Estado de honrar os compromissos que ficarão para o próximo governo.
Leia mais
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia realiza evento de Dia das Crianças e de conscientização do Outubro Rosa
Foram distribuídos kits educativos e camisetas do Outubro Rosa aos terceirizados da Casa de Leis.
Leia mais