Os deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira (21), três projetos de lei do Governo que vão melhorar a carreira dos servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SESA). Dois deles já devem ir à sanção do Governador. Os três projetos, afirmou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia, corrigem distorções que existem hoje no quadro do funcionalismo da Saúde. Por meio das propostas, o Executivo faz alterações em pontos da Lei que instituiu o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPSS).Entre elas, a transferência de mais de duas mil vagas de cargos do Quadro Próprio do Poder Executivo para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde. Vagas que serão preenchidas por concurso público.
Outra correção é a que propõe alguns ajustes em relação ao reenquadramento dos servidores. Uma das principais mudanças é com relação à situação dos servidores ocupantes dos cargos de auxiliar de saneamento, auxiliar de farmácia e auxiliar de laboratório.
Outra proposta é sobre a contagem de tempo de serviço para que os servidores possam se aposentar. O texto prevê que o período em que o servidor da saúde esteve vinculado ao Quadro Próprio do Poder Executivo seja contato integralmente em seu processo de aposentadoria já no novo quadro. Os três projetos foram debatidos e votados, além da sessão plenária desta quarta, em outra extraordinária, feita em seguida.