PT vota contra projeto que institui o homeschooling no Paraná
A bancada do PT na Assembleia Legislativa votou contra projeto de lei 179/2021, que institui diretrizes para o ensino domiciliar no âmbito da educação básica do Paraná, também conhecido como homeschooling. A proposta foi aprovada em primeira discussão na sessão plenária desta terça-feira (24) com 44 votos favoráveis e 07 contrários.
De acordo com os deputados petistas, o projeto, que autoriza pais e responsáveis a assumirem a educação formal dos filhos, sendo apenas supervisionados pelos órgãos de ensino, é inconstitucional porque desrespeita a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
“Eu gostaria de lembrar que este projeto de lei tem origem no PL 3179/2012, que tramita no Congresso Nacional e que não tem prazo para ser votado. O STF diz que enquanto não houver uma norma explícita feita pelo Congresso não há como estados e municípios legislarem sobre o tema porque a prioridade é da União. Eu votei contra essa proposta na CCJ porque eu entendo que ela é inconstitucional”, argumentou o líder da bancada, deputado Tadeu Veneri.
“A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou projeto nesse sentido e que foi vetado pelo governador. Ao voltar para o plenário, foi mantido o veto. Portanto, meu entendimento, assim como de toda a nossa bancada, é de que não há como tentarmos construir uma norma que esbarra na Constituição. Nosso voto é contrário”, completou.
Líder da Oposição e membro da Comissão de Educação, o deputado Professor Lemos destacou que existe ampla jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) contra o homeschooling. Ele antecipou que vai recorrer à Justiça caso a proposta seja aprovada.
“As crianças têm direitos. Não se pode cercear o direito das crianças e adolescentes de frequentarem as escolas. O STF já tomou decisão neste sentido, com repercussão nacional. O TJ-PR, em decisão unânime dos 18 desembargadores do órgão especial, decidiu que a lei do homeschooling aprovada em Cascavel é inconstitucional. O projeto fere a Constituição, fere a LDB e fere o ECA. Caso seja aprovada, vamos ingressar no Tribunal de Justiça para barrar esta medida”, justificou.
Requerimento - A bancada da oposição apresentou um requerimento solicitando a retirada de pauta do projeto por 10 sessões. O pedido, contudo, foi rejeitado por 42 contrários e 8 favoráve
Notícias Relacionadas
Proposta aprovada na Alep estimula compostagem de resíduos orgânicos em residências e condomínios
Texto assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT) cria campanha permanente de compostagem.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) cobra envio de projeto para corrigir carreira de servidores da educação no Paraná
Parlamentar afirma que há distorções salariais e funcionais e pede que governo encaminhe proposta à Assembleia.
Leia mais
Em discurso no Plenário, líder da Oposição defende o fim da escala 6x1 e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores
Deputado Arilson Chiorato (PT) relaciona a proposta da escala 5x2 ao fortalecimento da economia, à ampliação de direitos trabalhistas e à valorização da população brasileira.
Leia mais