Reajuste para os servidores estaduais segue para sanção do Poder Executivo
Proposta aprovada pelos deputados estabelece as condições para implementação da Revisão Geral Anual aos Servidores Públicos do Estado.
Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta do Poder Executivo que reajusta o salário dos servidores estaduais com o índice de 3%.
O projeto de lei 729/2021 foi aprovado em segundo turno de votação e com a dispensa de votação da redação final, a proposta segue para a sanção ou veto do Poder Executivo.
Uma emenda apresentada pelos deputados da Oposição que elevava o índice para 6,39% foi rejeitada em plenário.
De acordo com o Executivo, a proposta revê os termos da programação implementada em 2019 e interrompida em 2020 e 2021 em função da pandemia, como condição para o recebimento de verbas federais para a manutenção dos serviços básicos para a população.
O reajuste, afirma o Governo leva em consideração o cenário econômico pós-pandemia. A fim de promover o pagamento do valor ainda em débito, fora editado a Lei n° 19.912, de 2019, porém, sobretudo em função da crise econômica, apenas a primeira parcela (2%) foi paga. Na época, o pagamento da reposição salarial, escalonado até 2022, seria de 2% em 2020 e 1,5% 2021 e 2022, com impacto global estimado em R$ 1,8 bilhão.
No entanto, diz o Executivo, com a pandemia e a lei federal (lei complementar 173/2020) que instituiu os repasses emergenciais aos estados com veto ao aumento da folha até dezembro de 2021, os pagamentos foram interrompidos. O impacto financeiro é estimado em R$ 786,3 milhões por ano - R$ 459 milhões em ativos e R$ 327 milhões em inativos.
Segundo o projeto, o pagamento do índice restante de revisão geral anual previsto na Lei n° 18.493, de 24 de junho de 2015, dependerá do desempenho da arrecadação ao longo do exercício de 2022.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia maisAssembleia atualiza regras e poda de árvores próximas à rede elétrica passa a ser responsabilidade das concessionárias
Proposta assinada por diversos parlamentares pretende reduzir impasse entre proprietários rurais e distribuidoras de energia. Texto foi um dos sete projetos votados na sessão desta segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia aprova redução de 55% nos custos dos exames para emissão da CNH
Projeto do Governo transforma taxas em preço público e foi um dos itens aprovados nas sessões plenárias desta terça-feira (9).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova reestruturação de carreiras e remuneração na Adapar
Projeto do Poder Executivo para modernizar o quadro funcional da autarquia segue para sanção após apreciação nas duas sessões plenárias desta segunda-feira (8).
Leia mais