NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Romanelli Espera Medida Enérgica de Beto Richa Contra Guardas Municipais
18h25
por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 / 41 9241-2401/
2 min de leitura
379 visualizações
Em uma manifestação pacífica, os estudantes do ensino médio cobravam a ampliação do passe livre escolar e por transparência na administração do transporte coletivo quando foram agredidos com cassetetes, chutes, gás de pimenta, choques e ameaçados por guardas municipais. “Espero uma medida enérgica do prefeito contra repressão violenta da Guarda Municipal. Não podemos admitir essas agressões. É preciso respeito aos movimentos sociais que estão no direito legítimo, consagrado no estado de direito de democrático, de protestar, de cobrar, como caso dos estudantes, o acesso maior ao transporte coletivo e de exigir transparência na administração da Urbs”, destacou Romanelli. O deputado classificou como “truculenta” a ação da Guarda Municipal e as justificativas da prefeitura tentam - na sua opinião - criminalizar os estudantes. “É o que geralmente acontece com os movimentos sociais. O que aconteceu com os estudantes foi um ataque selvagem registrado pela imprensa e pelas próprias câmaras de segurança no local”, disse. Dois estudantes tiveram que ser hospitalizados depois que foram agredidos. Romanelli também repudiou a prisão dos dois diretores da Upes (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) – Rafael Clabonde e Adriano Matos. “É uma entidade reconhecida, seus representantes são legitimamente eleitos. Estavam tentando até evitar o confronto entre os estudantes e os guarda municipais”.Pelo menos 50 estudantes foram agredidos, segundo relato de Clabonde. Na repressão, os guardas municipais usaram gás de pimenta e choques. Eu fui ameaçado com uma arma. Outros foram agredidos com cassetetes”, afirmou á imprensa. “Começaram a bater muito em um estudante e eu entrei na frente para tentar ajudar. Daí eles me bateram com cassetetes, disseram que eu estava desacatando a autoridade e me algemaram. Depois apanhei dentro da delegacia”, contou Matos à imprensa.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais