Saúde apresenta balanço positivo de 2016 e comemora bons resultados
A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta terça-feira (07) audiência pública para apresentação dos resultados do 3º quadrimestre e do acumulado de 2016 da Secretaria de Estado da Saúde. Além do balanço orçamentário, a equipe de diretores da Saúde apresentou as principais ações e programas desenvolvidos e adiantou alguns projetos que devem ser implantados este ano.
De acordo com os dados apresentados, o Governo do Estado investiu R$ 3,325 bilhões na saúde em 2016. O maior volume de recursos foi liberado no mês de dezembro, ultrapassando os R$ 416 milhões. Segundo Sezifredo Paz, diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná conseguiu enfrentar a crise e aplicou R$ 300 milhões a mais na comparação com 2015.
Sonora
Apesar de o governo ter cumprido o mínimo exigido por lei de investimentos na área da saúde, 12%, o presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN), ressaltou que a aplicação de recursos no setor nunca é demais.
Sonora
O destaque entre as ações apresentadas foi o Mutirão de Cirurgias Eletivas. Lançado em agosto de 2015, o projeto já realizou 45 mil procedimentos em todo o Paraná com a aplicação de mais de R$ 7 milhões em recursos próprios. O trabalho concentrado reduziu a fila de espera por procedimentos não emergenciais, como cirurgias de catarata, ortopédicas e ginecológicas.
Outro resultado muito comemorado é o aumento de 200% no número de transplantes de 2010 a 2016. O estado assumiu a segunda posição entre os estados que mais realizam o procedimento, com 718 transplantes efetivados. Parte disso é resultado da ampliação da Rede Paraná Urgência, que ganhou dois novos helicópteros.
Segundo o deputado Tercílio Turini (PPS), os resultados positivos demostram a ampliação dos investimentos, mas ressalta que o estado precisa de apoio para expandir os programas de sucesso.
Sonora
Para 2017, a Secretaria de Estado da Saúde já definiu as primeiras diretrizes que serão reforçadas ou até mesmo ampliadas, como anunciou o diretor geral.
Sonora
Para o deputado Marcio Pauliki (PDT), a transparência dos dados e o diálogo constante com a equipe técnica da saúde permite atender as demandas da comunidade de forma eficiente.
Sonora
Além de atualizar as informações sobre os projetos de novos hospitais públicos no estado, o diretor geral da secretaria deu detalhes sobre o Termo de Cooperação Técnico-Financeira feito com a prefeitura de Foz do Iguaçu para gestão do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. As despesas com o custeio da unidade estão sendo pagas pelo estado para que os serviços essenciais não sejam interrompidos. Até agora, já foram pagos R$ 12 milhões. O acordo tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Segundo Sezifredo, o estado não tem a intenção de assumir a gestão definitiva do hospital, que é a única referência para 700 mil pessoas.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputado Moacyr Fadel (PSD) celebra assinatura de ordem de serviço para conclusão da pavimentação do distrito de Socavão, em Castro
O parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que garante a pavimentação dos últimos 8,8 quilômetros da estrada.
Leia mais"Agepar destina R$ 3,9 bilhões dos precatórios da Sanepar aos consumidores", destaca deputada Luciana Rafagnin (PT)
Valor de precatório da União será aplicado integralmente na redução das tarifas de água e esgoto; companhia já anunciou recurso.
Leia maisAssembleia homenageia médico cirurgião Antonio Carlos Valezi
Solenidade proposta pelo deputado Dr. Leônidas (PP) reconheceu trajetória de 41 anos dedicados à cirurgia bariátrica e à medicina paranaense.
Leia mais