Assembleia Legislativa recebe reconhecimento por excelência na execução orçamentária
Além do Poder Legislativo, diversos órgãos do Executivo paranaense também foram homenageados durante o evento.
A Assembleia Legislativa do Paraná foi reconhecida, nesta quarta-feira (22), com um troféu de excelência na execução orçamentária, concedido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa). A homenagem ocorreu no Plenário da Casa e destacou o desempenho do Poder Legislativo na gestão eficiente e responsável dos recursos públicos.
A premiação integra o Selo Paraná, programa que reconhece órgãos e entidades estaduais que se destacam na execução orçamentária. Além da Assembleia, diversos órgãos do Executivo paranaense também foram homenageados durante o evento.
“Este reconhecimento é resultado do trabalho de planejamento e gestão desenvolvido na Assembleia, que se destaca como exemplo de aplicação responsável dos recursos públicos. Assim como o Selo de Transparência, essa conquista reafirma que estamos trilhando o caminho certo”, afirmou a diretora de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná, Márcia do Valle.
Sistema
Após alcançar 93% de eficiência na execução orçamentária em 2025, a Secretaria da Fazenda lançou o Sistema de Excelência em Liderança Orçamentária (Selo), com o objetivo de aprimorar ainda mais a gestão do orçamento estadual. A proposta foi formalizada pelo Decreto nº 12.877 e tem como foco fortalecer a qualidade da gestão dos recursos públicos nos órgãos e entidades do Orçamento Fiscal estadual.
Na prática, o selo avalia o chamado Sucesso do Planejamento Orçamentário (SPO), verificando se o que foi planejado se transforma, de fato, em ações concretas e serviços prestados à população. Os resultados são traduzidos em níveis de reconhecimento institucional, com a concessão dos selos Diamante, Ouro, Prata e Bronze.
O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, destacou a evolução do Estado na área. Segundo ele, o Paraná saiu das últimas posições no ranking nacional de execução orçamentária para figurar entre os melhores, após uma força-tarefa iniciada em 2024, envolvendo áreas como orçamento, contabilidade e tesouro.
“Saímos da 26ª posição para figurar entre os melhores do país em execução orçamentária, mostrando que, quando o recurso é liberado, ele precisa se transformar em obras e serviços para a população. O orçamento não pode ficar apenas no papel”, afirmou.
Premiações
Para a avaliação, os órgãos foram divididos em grupos, conforme o volume de orçamento. No Grupo D, o Centro Cultural Teatro Guaíra conquistou o Selo Bronze; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu o Selo Prata; e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) ficou com o Selo Ouro.
No Grupo C, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) obteve o Selo Bronze; o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) garantiu o Selo Prata; e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) conquistou o Selo Ouro. Já no Grupo B, a Casa Militar da Governadoria recebeu o Selo Bronze; a Secretaria de Estado do Planejamento ficou com o Selo Prata; e a Procuradoria-Geral do Estado conquistou o Selo Ouro.
No Grupo A, a Secretaria de Estado das Cidades recebeu o Selo Bronze; a Secretaria de Estado da Segurança Pública ficou com o Selo Prata; e a Secretaria de Estado da Educação conquistou o Selo Ouro. O Selo Diamante, maior reconhecimento da premiação e correspondente ao 1º lugar geral, também foi concedido à Procuradoria-Geral do Estado.
Durante a cerimônia, representantes dos órgãos premiados destacaram a importância do reconhecimento. “É um prêmio muito importante, resultado de um trabalho feito com planejamento, dedicação e respeito ao dinheiro público”, afirmou o diretor do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
O diretor financeiro do DER, Mohamed Mudar Sheikh Kasem, também ressaltou o impacto dos investimentos realizados. “É uma honra sermos reconhecidos diante de tantas obras e investimentos que o Estado vem realizando. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a equipe”, disse.
EVENTO DE APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE EXCELÊNCIA EM LIDERANÇA ORÇAMENTÁRIA (SELO PARANÁ)
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais