Seminário discute na Assembleia conscientização sobre diagnóstico e tratamento da doença celíaca
A proposta do encontro foi da deputada Cláudia Pereira, do PSC, que convidou especialistas da Associação dos Celíacos do Paraná e pessoas que tem a intolerância a esta proteína do trigo, aveia, centeio e cevada.//
Os depoimentos relatados deram uma ideia da gravidade do assunto, uma doença autoimune que atinge hoje cerca de um por cento da população brasileira e não tem cura.//
Um dos maiores problemas enfrentados por quem é celíaco ainda é a desinformação.//
A falta de um diagnóstico atrasa o tratamento e pode ter sérias consequências.//
Por isso a discussão é tão importante para que as pessoas compreendam que tem uma condição e cortem totalmente o glúten de suas dietas.//
Com as crianças é a mesma coisa.// Os adultos, quando não sabem dos sintomas da doença acabam demorando até procurar ajuda médica, o que causa muito desconforto aos filhos.//
A deputada Claudia Pereira apresentou durante o seminário um projeto de lei que institui o Dia do Celíaco no calendário oficial do Estado.//
Ela explicou que esta é mais uma forma de promover o debate e conscientizar as pessoas a procurarem o diagnóstico da doença.//
SONORA CLAUDIA PEREIRA
Para a presidente da Associação dos Celíacos, Solange Cristina do Nascimento, é muito importante a Assembleia manter o debate para alertar a população.//
SONORA SOLANGE CRISTINA DO NASCIMENTO
Durante o evento a Assembleia concedeu o título de menção honrosa à médica gastroenterologista Lorete Kotze, uma das fundadoras da Associação dos Celíacos do Paraná.//
Além dela, outras pessoas que lutam no tratamento e conscientização sobre a doença celíaca foram homenageadas pela deputada Cláudia Pereira.//
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais