Seminário na Assembleia Legislativa vai debater o novo Plano Nacional de Educação
Encontro promovido pela Câmara dos Deputados e Poder Legislativo estadual acontece nesta segunda (26), às 9h, no Plenário da Casa.
Durante a sessão plenária da última quarta-feira (21), o deputado estadual Professor Lemos (PT) convidou os parlamentares e representantes da sociedade para o seminário que debaterá o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. O evento ocorre na próxima segunda-feira (26), às 9 horas da manhã, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Organizado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pela análise do projeto de lei do novo PNE, o seminário contará com a presença de deputados federais como Zeca Dirceu, Carol Dartora e Tadeu Veneri, entre outros membros do colegiado. Segundo Lemos, o texto em discussão resulta de ampla participação social, consolidada nas conferências municipais, regionais, estaduais e, por fim, na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em janeiro deste ano.
Indicado pela Comissão de Educação da Alep, Professor Lemos representa o Legislativo estadual no Fórum Estadual de Educação e participou ativamente de todo o processo preparatório para a formulação do novo plano. “A Câmara Federal montou uma comissão especial para dar celeridade à tramitação da proposta e está promovendo seminários em todos os estados. No Paraná, o debate será realizado aqui na Assembleia Legislativa”, destacou
Além dos deputados estaduais e federais, foram convidadas para o encontro diversas instituições que atuam na área da educação. Entre elas, o Conselho Estadual de Educação, o secretário estadual e os secretários municipais de Educação, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, entidades estudantis, representações de professores, funcionários de escolas, pais e responsáveis, além da rede privada, escolas confessionais e instituições de educação especial. O Ministério Público, o Tribunal de Justiça, prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras também foram convidados a participar.
“A educação é responsabilidade de todos. Por isso, o debate precisa ser plural, democrático e comprometido com o futuro do nosso país”, reforçou o deputado.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) destaca 23ª Jornada de Agroecologia e convida população para evento em Curitiba
Maior feira de agroecologia do Paraná acontece entre os dias 18 e 21 de junho na UFPR, reunindo agricultores familiares, cooperativas, movimentos sociais, debates e atrações culturais.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) aponta defasagem salarial e cobra do Poder Executivo respeito à legislação federal do magistério
Em discurso no Plenário, parlamentar apresentou dados que indicam perdas de até 76% nos vencimentos dos docentes em relação a outras carreiras do Executivo estadual e pediu apoio dos colegas aos projetos da bancada de oposição.
Leia maisOposição apresenta propostas para atender reivindicações de professores e servidores da educação no Paraná
De acordo com o líder, deputado Arilson Chiorato (PT), os projetos atendem demandas dos trabalhadores da educação e que ficaram fora das medidas encaminhadas Poder Executivo.
Leia mais