SESA cria Plano Estadual de Saúde para dar conta da demanda
Sonora
Sobre os dados que apontam um aumento nos índices de mortalidade materna, de 35,01 a cada 100 mil nascidos vivos em 2018 para 37,37 a cada 100 mil nascidos vivos em 2019, e mortalidade infantil, de 10,8 a cada 100 mil nascidos vivos para 12,10 a cada 100 mil nascidos vivos em 2019, o diretor-geral argumentou que ainda não foram identificadas as causas do crescimento, mas a SESA está em alerta. Com relação ao investimento mínimo em saúde de 12% do valor da arrecadação do estado, determinado pela Emenda Constitucional 29, que até agora chegou a 10,8% no Paraná, ele afirmou que falta pouco para que o percentual mínimo seja alcançado e que, até o fim do ano, o total deve ser atingido. O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Dr. Batista (PMN) compartilha da mesma opinião.
Sonora
Além do dinheiro proveniente da arrecadação de impostos e do que vem via Tesouro, o orçamento inicial, previsto pela lei orçamentária para 2019, é de mais de R$5.530.400,00. Tudo é direcionado para a manutenção da SESA e, principalmente, aos programas voltados à saúde e bem estar da população, como o Mãe Paranaense, de atendimento à gestante, a Rede Paraná Urgência, Rede de Saúde Mental, Rede de Saúde Bucal e a implantação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e da Rede de Atenção à Saúde do Idoso. Os serviços de assistência farmacêutica e de vigilância à saúde, que controla epidemias, também foram melhorados.
Sonora
Presidida pelo deputado Dr. Batista, a Comissão de Saúde da Alep é formada pelos deputados Michele Caputo (PSDB), que é vice-presidente, Arilson Chiorato (PT), Cristina Silvestri (PPS), Evandro Araújo (PSC), Márcio Pacheco (PDT) e Ricardo Arruda (PSL).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Bárbara Passos.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia maisAssembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia maisFórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais