Trabalhadores paranaenses são homenageados na Assembleia

29/04/2025 20h05 | por Pedro Sarolli
Solenidade ocorreu na noite dessa terça-feira (29), no Plenário da Assembleia.

Solenidade ocorreu na noite dessa terça-feira (29), no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade ocorreu na noite dessa terça-feira (29), no Plenário da Assembleia.

Alusivo ao Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (29), no Plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem aos trabalhadores paranaenses em destaque. Esta foi a 30ª edição deste evento, denominado Prêmio Personalidades Empreendedoras e organizado pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar). Os proponentes do evento foram os deputados Marcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (União).

“São pessoas que aprenderam em casa que o certo é trabalhar para conquistar o que querem. Portanto, as pessoas que trabalham devem ter o nosso respeito, o nosso carinho, e nós estamos aqui para homenagear a todos os trabalhadores”, disse Marcio Pacheco.

O parlamentar também destacou o respeito aos empresários. “O que seria um dos empresários sem os trabalhadores? O que seria um dos trabalhadores sem os empresários? Então, nós temos que ter essa harmonia entre quem produz, em quem gera emprego e em quem trabalha”, complementou.

Representando todos os trabalhadores homenageados, o líder trabalhista e sindical Custódio da Silva, ex-deputado e ex-vereador, destacou a importância da homenagem, mas também refletiu sobre os desafios.  “Hoje os trabalhadores são esquecidos. As pessoas que trabalham não são bem vistas e eu acho que os parlamentares, deputados, prefeitos e governador precisam olhar um pouco mais com carinho porque o trabalhador é renda, emprego, economia. São os pilares de dignidade e respeito da nossa sociedade”.

Representando as mulheres homenageadas, a delegada e superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social das Mulheres, Ana Cláudia Machado disse que a homenagem é um grande incentivo diário. Disse estar honrada com ser escolhida para com representante, mas destacou a necessidade de avanços e conquistas diárias para que as mulheres ocupem cada vez mais o protagonismo na sociedade.

O empresário Wilson Picler destacou a parceria entre os trabalhadores e empresários, que em simbiose contribuem juntos para o avanço social e econômico do país. “A Uninter emprega 1.500 e graças à força de trabalho de todos os senhores e senhoras formamos essa parceria. O maior bem que o homem e uma mulher podem ter nesse mundo é o seu trabalho, que garante sua saúde e dignidade”.

O professor Walter César, presidente da Fotrapar, comemorou mais uma edição do evento. “São as histórias vividas por esses trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão, que merecem o nosso aplauso, que merecem a nota 10. Temos que saudar e enaltecer o bom trabalhador”.

Participaram do evento o inspetor do Detran/PR, Adriano Furtado; João Pereira, coordenador do Núcleo Assistencial de Comunidades da Secretaria Estadual do Trabalho; vereador de Curitiba e secretário de Esporte Lazer e Juventude, Professor Euler; procurador geral de Curitiba, Vanessa Volpi; presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio De Geroni e demais autoridades trabalhistas e da sociedade civil organizada. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação