Traiano apresenta projeto que torna obrigatório detector de metal nas escolas
Pela proposta, o acesso de qualquer pessoa aos estabelecimentos de ensino será condicionado à passagem pelo detector de metais. Caso o equipamento indique a presença de qualquer item de metal, a pessoa deverá submeter seus pertences à verificação visual.
Segundo Traiano, episódios como os registrados recentemente no País poderiam ter sido evitados caso o controle de acesso à escola fosse mais rigoroso.
Sonora
O caso mais recente de violência no ambiente escolar, e que reacendeu o debate sobre a segurança nas escolas, foi o ataque registrado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no estado de São Paulo. Há menos de duas semanas, dois ex-alunos conseguiram entrar no colégio com um revólver calibre 38, um artefato com arco e flecha, um machado e explosivos. Cinco alunos e duas funcionárias da escola morreram. Outros 11 estudantes ficaram feridos.
No Paraná, dois adolescentes de 15 anos entraram no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no Oeste do estado, e atacaram colegas de classe. Os jovens estavam com um revólver, uma faca e explosivos feitos artesanalmente. Dois adolescentes ficaram feridos no ataque que aconteceu em setembro de 2018.
Na semana passada, um estudante de 15 anos entrou com uma faca no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba. Em Ubiratã, região Oeste do estado, um aluno de 11 anos foi para a escola com uma faca na mochila.
Caso aprovada a proposta, as instituições terão prazo de um ano, contatos a partir da publicação da lei, para providenciar toda a estrutura necessária para o cumprimento da norma.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia maisAssembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia maisFórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais