Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Traiano recebe alunos de Bom Jesus do Sul premiados em edição local do Geração Atitude

Alunos do Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul, participaram de uma ação municipal inspirada no projeto desenvolvido pela Assembleia do Paraná.


O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu na manhã desta segunda-feira (26) um grupo de alunos e professores de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, que contaram a experiência promovida em uma edição municipal inspirada no projeto Geração Atitude, desenvolvido pelo Legislativo estadual em parceria com o Ministério Público do Paraná, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça. Com a ajuda da direção do Colégio Estadual Bom Jesus, os alunos do 2º Grau elaboraram doze projetos de lei que foram apresentados à Câmara Municipal de Bom Jesus do Sul.

“Os alunos foram orientados em uma parceria do Poder Judiciário da Comarca de Barracão, do Colégio Estadual Bom Jesus, mais os Poderes Executivo e Legislativo locais”, explicou a diretora auxiliar do colégio, Lucinara Bueno, uma das responsáveis pelo projeto. “Consideramos relevantes as questões abordadas no projeto estadual e decidimos, junto com os três Poderes municipais, fazer uma edição paralela, tratando de questões da participação política e da democracia”, contou.

Dois projetos foram premiados pela Câmara Municipal de Bom Jesus do Sul, sendo um que trata da criação de um museu municipal, com acervo cultural buscado com a população. O outro é a proposta da extensão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) aos alunos do Ensino Médio. “Todos os projetos foram apresentados à comunidade, ao promotor de Justiça, ao prefeito de Bom Jesus do Sul e aos vereadores. Ficou acordado entre todos os envolvidos que estes projetos serão viabilizados e colocados em prática”, afirmou Lucinara Bueno.

Tudo no projeto municipal foi inspirado no projeto Geração Atitude estadual, desde o estudo do Guia do Cidadão, até a participação dos envolvidos. “Todos os secretários da Prefeitura Municipal falaram de seus departamentos, responsabilidades, prestação de contas e licitações. O Poder Judiciário explicou como funciona um júri, o Legislativo descentralizou uma sessão da Câmara Municipal para atender aos nossos alunos”, explicou Lucinara. “Percebemos uma mudança significativa no comprometimento dos jovens com as ações e o conhecimento das atividades dos Poderes no município”, afirmou.

O aluno do terceiro ano do Colégio Bom Jesus, Alan Vargas, é o autor do projeto que propõe a criação do Museu Municipal de Bom Jesus do Sul. Segundo ele, toda a comunidade do município de apenas quatro mil habitantes se envolveu nas discussões sobre democracia e participação popular propostas pelo projeto Geração Atitude. “O projeto Geração Atitude cria uma expectativa para que os jovens se aproximem da política. Eu vejo ainda que muitos adolescentes que não se envolvem, não votam e não gostam de política. Esta experiência serviu para que muitos se aproximassem da democracia”, afirmou.

A professora Marlei Tecchio Gonçalves foi uma das orientadoras do Colégio Estadual Bom Jesus do Sul na edição local do Geração Atitude. De acordo com ela, o objetivo foi envolver todos os alunos em uma ação que beneficiasse o município. “Promovemos uma aula de cidadania, além da educação que os alunos recebem em suas casas e na escola. Foram todos muito participativos e os resultados estão sendo excelentes”, explica.

Projeto Geração Atitude – O projeto Geração Atitude tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Ministério Público do Paraná, o Geração Atitude está presente em todas as escolas públicas de Ensino Médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país.

 

Áudio não disponível no momento.



Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação