RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Comissão da juventude aprova projeto que cria o dia e a semana do surf no Paraná
A Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Paulo Litro (PSDB), aprovou nesta terça-feira (24) o projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia e a Semana Estadual de Fomento ao Surf no Paraná. O relator da proposta, Evandro Araújo (PSC), deu parecer favorável, que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares que compõem a Comissão. Durante a reunião, o assessor de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Edson Lau Filho prestou contas sobre a 3ª Conferência Estadual da Juventude e também falou sobre a importância do anteprojeto de lei que vai criar o Conselho Estadual da Juventude.(Sonora) Edson Lau Filho acredita que o projeto chegue à Assembleia no primeiro semestre de 2016.
Ver mais detalhesDeputados da Comissão de Saúde debatem com especialistas a "Pílula do Câncer"
(Descrição do áudio))Enquanto o Ministério da Saúde cria um grupo de trabalho para fazer testes de laboratório e pesquisas sobre a eficácia da substância Fosfoetanolamina Sintética, ou simplesmente “Pílula do Câncer”, os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia fizeram, na manhã desta terça (24) uma audiência pública com a presença de técnicos da Secretaria da Saúde e médicos oncologistas que pertencem ao Conselho Regional de Medicina, para conhecer o tema mais de perto e tentar esclarecer à população paranaense as dúvidas sobre o assunto. A substância, teria sido descoberta há 20 anos, mas artigos, fruto de pesquisas e de testes in vitro e com animais de laboratório, foram publicados em revistas científicas recentemente, entre 2011 e 2013. A substância, desenvolvida a partir de uma molécula que o próprio organismo produz, foi criada e patenteada por um químico da USP de São Carlos, no interior de São Paulo. Há relatos de respostas positivas em tratamentos de pacientes com câncer que teriam usado o produto, em alguns casos, depois de recorrerem á justiça, já que ele não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e por isso não pode ser nem industrializado nem comercializado. A própria Anvisa alega que nunca houve pedido de registro para a substância. Um dos deputados da Comissão, Nélson Luersen (PDT) questionou essas decisões judiciais, uma delas inclusive do próprio Supremo Tribunal Federal, que autorizou o uso da substância para um paciente. A explicação do representante jurídico da Secretaria da Saúde, Carlos Lorga, é que a decisão não se baseou no aspecto médico, sobre eficácia e segurança do produto, mas sim, no jurídico.(Sonora)Mas afinal, a pílula do câncer é eficaz? Ela pode provocar efeitos colaterais? Quais? Pra qual tipo de câncer ela serviria? Estas foram algumas das perguntas dos deputados Nereu Moura (PMDB), que propôs a discussão, Chico Brasileiro (PSD), Guto Silva (PSC), Márcio Pacheco (PPL), Alexandre Guimarães (PSC), Evandro Araújo (PSC), Tercílio Turini (PPS) e Dr. Batista (PMN), que é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. Ele diz que os integrantes da Comissão vão acompanhar as pesquisas do MS e também pretendem ouvir entidades que estariam utilizando a substância, e mais autoridades no assunto. (Sonora)A chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Dayse Sprada Pontarolli, afirma que não é possível fazer nada enquanto a eficácia da pílula do Câncer não for comprovada. Mas ela acredita que o clamor da população foi atendido pelo Ministério da Saúde ao estudar a pílula, reunindo pesquisas do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e da Fiocruz para fabricar lotes experimentais do produto para testes. Ela diz que é importante o Legislativo entrar na discussão para que a população seja esclarecida.(Sonora) O médico Oncologista José Clemente Linhares, diz que é impossível o médico prescrever um medicamento sem a autorização da Anvisa. Que isso feriria o Código de Ética Médica. Torce para uma comprovação científica da eficácia da pílula, mas destaca que é preciso ter o cuidado de não vender uma falsa esperança aos pacientes.(Sonora)
Ver mais detalhesAssembleia homenageia a Data Nacional da Consciência Negra
A Assembleia Legislativa comemorou nesta segunda-feira a Data Nacional da Consciência Negra e os 320 Anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares.//Há vinte anos o Legislativo promove a homenagem para lembrar o dia 20 de novembro com uma sessão solene pela valorização da cultura africana em reconhecimento à contribuição dos afrodescendentes no desenvolvimento social, cultural e econômico do Paraná.//Este ano a homenagem foi proposta e presidida pelo deputado Guto Silva, do PSC, que destacou a presença das diversas etnias de origem africana no estado.//SONORA GUTO SILVAO cônsul geral honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, comandou os trabalhos de homenagem à comunidade afrodescendente no Paraná.//Ele falou da presença fundamental de haitianos e senegaleses entre diversas outras etnias de origem africana no desenvolvimento do estado.//SONORA OZEIL MOURA DOS SANTOSO 20 de Novembro é comemorado todos os anos no Brasil como a Data Nacional da Consciência Negra marcada pela morte do líder do quilombo dos Palmares, Zumbi, em 1695.//Zumbi é reconhecido como um dos grandes nomes da história brasileira, símbolo da luta contra a escravidão e pela liberdade de culto, da religião e da cultura africana no país.//
Ver mais detalhesAprovado projeto que proíbe o troco em balas e doces no Paraná
Um projeto de lei que garante ao consumidor paranaense o troco integral em dinheiro no comércio do Paraná foi aprovado nesta segunda-feira, em primeira discussão.//A iniciativa do deputado Requião Filho, do PMDB, é proibir o troco em mercadorias de baixo valor, como balas e doces, além de obrigar o comerciante a reverter a diferença que falte em favor do consumidor para que ele nunca saia perdendo.//Requião afirma que a prática de dar troco em balas é comum e sempre gera prejuízo só para quem compra nunca para o estabelecimento que mantém o hábito.//SONORA REQUIÃO FILHOO projeto do deputado Requião Filho, que é presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor, prevê ainda multas aos comerciantes que insistirem em dar troco em balas ou doces.//A matéria volta para o debate no plenário da Assembleia nesta terça-feira para mais uma discussão entre os deputados.//
Ver mais detalhesBancada federal debate na Assembleia ações para o turismo religioso
A bancada paranaense no Congresso Nacional debateu no plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira ações para desenvolver o turismo religioso no Paraná.//O seminário Políticas Públicas para a Cultura e Turismo Religioso no Paraná foi proposto pela senadora Gleisi Hoffman, do PT, e contou também com a presença do deputado Federal João Arruda, do PMDB, líder da bancada paranaense na Câmara Federal.//João Arruda falou do grande potencial do estado para turismo religioso e do que é possível fazer para desenvolver este setor.//SONORA JOÃO ARRUDAO deputado estadual Professor Lemos, do PT, participou do encontro, além de prefeitos e vereadores de municípios que mantém programações religiosas de peregrinações e romarias.//O presidente da Fecomercio, Darci Piana, e representantes do Ministério do Turismo e do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional também estiveram presentes.//
Ver mais detalhesDeputados acreditam que diálogo será saída para conflito na Araupel
(Descrição do áudio))No dia em que cerca de 1300 funcionários da Araupel vieram até Curitiba para protestar contra a ocupação da empresa, o presidente do sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Quedas do Iguaçu, Claudir dos Santos, usou a Tribuna da Assembleia para falar sobre os desafios e demandas da categoria. Ele foi convidado pelo deputado Márcio Pacheco (PPL) e recebeu o apoio tanto de parlamentares da Oposição quanto da Base do Governo. Claudir lembrou que o maior desafio do momento, é exatamente o fato de trabalhadores do Movimento Sem terra (MST) estarem acampados na Araupel desde julho do ano passado, alegando que querem a desapropriação de áreas da empresa, de 35 mil hectares, para fazer a reforma agrária. A Araupel é uma empresa que explora madeira de reflorestamento e está instalada em Quedas do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, desde 1997. Segundo o IBGE, a empresa gera mil postos de trabalho diretos e 1200 indiretos. Para Claudir dos Santos, o apoio dos deputados será importante para que se consiga junto ao Governo do estado, fazer a reintegração de posse antes que a empresa pare definitivamente a produção no município. (Sonora)Os manifestantes lotaram as galerias da Assembleia e o prefeito de Quedas do Iguaçu acompanhou. Edson Prado (PSDB) diz que 20.47% do ICMS do município vem da Araupel e com os trabalhadores praticamente parados, o comércio já sente os efeitos.(Sonora) Ele lembrou que o município de Quedas do Iguaçu é um dos que mais assentou trabalhadores do MST nos últimos anos. Já o Líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli anunciou que o Governador iria receber um grupo de trabalhadores e disse que o melhor caminho para evitar o conflito é o diálogo.(sonora)
Ver mais detalhesProjeto de Lei de aluna começa a tramitar na Assembleia
(Descrição do áudio)) O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) leu, na tarde desta segunda (23) em Plenário, o projeto, de autoria de uma aluna de Cianorte que vai tornar lei o programa geração Atitude nas escolas estaduais do Paraná. Ele foi apresentado pela Mesa Executiva.(Sobe som com Traiano lendo) O texto original é da estudante do segundo ano do ensino médio, Ingrid Ribeiro. Ela foi a vencedora do concurso Caravana da Cidadania, onde o projeto elaborado por ela concorreu com os de outros 30 estudantes de todo o estado. Esta é a primeira vez que uma proposta vinda de uma estudante tramita na Assembleia. Ingrid disse que ficou emocionada em ser autora de uma lei que vai despertar a cidadania em outros estudantes. (Sonora) A proposta prevê a inclusão do programa no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, sempre na terceira semana do mês de novembro. E a divulgação nas campanhas institucionais da Assembleia. Ingrid também propôs disponibilizar o Guia do Cidadão – cartilha elaborada pelo MP/PR, em parceria com a Assembleia, a todos os alunos do Ensino Médio. Na Cartilha, contém informações sobre o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e d e todos os órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal. A elaboração de projetos é uma das etapas do programa Geração Atitude, que tem o objetivo de orientar estudantes sobre as funções dos poderes e apoiar a formação cidadã, estimulando a participação dos jovens nos processos político e social. Ele é desenvolvido atualmente em 100 escolas públicas localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais da Educação e permite a participação de todas as escolas interessadas. As outras duas etapas que integram o programa são o Geração na Escola e a Caravana da Cidadania. O concurso que selecionou os melhores 31 projetos fez parte de uma dessas etapas. A premiação aos vencedores foi uma viagem à Curitiba, onde eles puderam conhecer os órgãos públicos e participar de um programa da TV Assembleia, no último dia 16.
Ver mais detalhesPrimeira etapa da Gincana da Cidadania começa em Curitiba
(Descrição do áudio))Nesta segunda (23), foi dada a largada para mais uma etapa do Geração Atitude. A Gincana da Cidadania. Nesta fase do programa, os alunos que estudaram o Guia do Cidadão participam de uma competição de perguntas e respostas sobre o conteúdo. A primeira escola a receber a Gincana foi o Colégio Polivalente, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Primeiro os estudantes puderam fazer perguntas sobre a administração pública ao promotor do Ministério Público, Eduardo Cambi, à vice-prefeita da capital, Miriam Gonçalves (PT), ao vereador Pedro Paulo (PT). Eles elogiaram a iniciativa da Assembleia, do Ministério Público, Poder Executivo estadual e Judiciário em levar a cidadania aos alunos por meio do Guia do Cidadão e das Gincanas.(Sonoras)Quem participou da Gincana veio com o conteúdo na ponta da língua. João Paulo Gomes era um deles. Ele diz que ficou motivado para conhecer mais sobre os poderes depois que conheceu o Guia.(Sonora)Com o Endrix Rafael foi a mesma coisa. Ele diz que se esforçou bastante para participar da Gincana e que o interesse por cidadania, leis, cresceu depois da leitura e confessa: não tinha ideia de como funcionava a política na prática.(Sonora)Para Eduardo Cambi, que é um dos idealizadores do projeto, a Gincana auxilia os estudantes a manter o conteúdo do Guia na cabeça de forma lúdica.(Sonora)O Geração Atitude foi um programa criado há dois anos. É uma parceria entre Ministério Público, Assembleia, Governo do estado, por meio da Secretaria da Educação e Poder Judiciário. Tem diversas etapas: entre elas a caravana da Cidadania, que promoveu um concurso nas escolas da rede estadual de Ensino, onde foram selecionados 31 projetos de lei elaborados pelos próprios alunos, que vieram a Curitiba conhecer os órgãos públicos parceiros no projeto e participar de um programa da TV Assembleia. Em uma iniciativa inédita, um dos projetos escolhidos vai virar lei. A Gincana vai passar por pelo menos 100 escolas espalhadas por 32 cidades paranaenses. Todas as provas vão ser gravadas e depois exibidas na TV Assembleia. Nessas competições, os estudantes vão responder a perguntas sobre os temas abordados no Guia do Cidadão.
Ver mais detalhesFrancisco Bührer está no Política Viola este fim de semana
(descrição do áudio))O Política & Viola desta semana tem um convidado que se intitula “caipira com muita honra”. É o deputado Francisco Bührer (PSDB). Ele nasceu em Tijucas do Sul, mas fez carreira política em São José dos Pinhais, região de Curitiba, onde foi vereador , presidente da Câmara e vice-prefeito. Durante o programa, que teve ainda a participação da dupla Tony & Brian, também de São José dos Pinhais, ele contou que se divide entre a Assembleia e o campo, onde é criador de carneiros, pôneis e aves raras, como o faisão. E fez questão de assegurar: com autorização do IBAMA. Mas a infância e juventude do parlamentar foram duras. Para estudar, contou com teve de morar “de favor”. E lembrou a importância que os pais tiveram na vida dele, fazendo de tudo para que se formasse. Francisco Bührer cantou, pediu música ... Ele é fã do Trio Parada Dura. E a dupla convidada Tony & Brian e os apresentadores Willian e Renan atenderam ao pedido.(Sobe som))A dupla também fez bonito, com uma canção autoral.(sobe som) Francisco Bührer diz que gostou muito de participar do programa.(Sonora)O Política & Viola com Francisco Bührer, que confessou gostar de fumar cigarro de palha de vez em quando, e a dupla Tony & Brian, vai ao ar neste fim de semana, sábado às 21h30, domingo, 12h e outra reprise na quinta, também às 21h30.
Ver mais detalhesConfira o que vem por aí nesta segunda (23) na Assembleia
(Agenda segunda)(Descrição do áudio))A próxima semana vai, de novo, estar movimentada na Assembleia Legislativa. Estão previstas audiências públicas pela manhã, reuniões de comissões e frentes parlamentares no período da tarde e sessões solenes no começo da noite. Na segunda (23), por exemplo, os deputados começam cedo. A partir de 9h da manhã, a bancada paranaense no Congresso Nacional promove um seminário no Plenarinho da Casa para debater “Políticas Públicas para a Cultura e o Turismo Religioso no Paraná”. O objetivo do encontro é criar uma rota e uma agenda para o segmento no estado. Para isso, foram convidados representantes do Ministério do Turismo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e entidades ligadas ao setor.(Sobe som)) Mais tarde, às 14h30, tem a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Quedas do Iguaçu, Claudir dos Santos na sessão. Ele fala sobre os desafios e demandas da categoria. Ele foi convidado pelo deputado Marcio Pacheco (PPL). (Sobe som))E a A partir das 18h, também no Plenário, acontece uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, e os 320 anos do que se chama de imortalidade de Zumbi dos Palmares. A iniciativa é do deputado Guto Silva (PSC). Serão 21 homenageados das mais diversas áreas, mas todos ligados, de alguma forma aos movimentos negros. São brasileiros e haitianos, membros, por exemplo, do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná, da área de Direito, artes plásticas, comércio e música, entre outras.Eles vão receber menções honrosas entregues pelo cônsul do Senegal no Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos. Também estão previstas apresentações musicais de ritmos africanos.
Ver mais detalhesPromotor Cláudio Diniz está no Espaço da Cidadania desta semana
(Descrição do áudio))O Espaço da Cidadania da TV Assembleia traz esta semana uma entrevista com o promotor de justiça, Cláudio Diniz. Ele conversou com a jornalista Jordana Martinez sobre os temas “Defesa do Patrimônio Público” e a “Lei de Improbidade Administrativa”. Disse que o controle do patrimônio público precisa existir para que os recursos públicos sejam bem aplicados, se revertendo em benefícios para a população. Já com relação à improbidade, lembrou que o crime mais comum ainda é a fraude em licitações. Quando o edital é direcionado a alguma empresa específica. Disse que o conceito de improbidade é amplo. Destacou algumas situações de como pode ser caracterizada uma má administração: enriquecimento ilícito do gestor; a má fé desse administrador ou quem age com negligência. Sobre a terceirização do serviço público, falou que ela é possível em situações excepcionais, mas ainda assim, é preciso passar por avaliação de um Conselho. O que não pode, segundo Cláudio Diniz, é a administração pública terceirizar atribuições da própria administração. Serviços como os de limpeza e vigilância, por exemplo, podem ser terceirizados. O promotor também falou sobre cargos em comissão e gastos com publicidade. Sobre os comissionados, argumentou que eles são necessários e os cargos estão previstos em lei. Porém, eles devem ser exceções e não regra. Sobre as regras das campanhas publicitárias, destacou que precisam ter caráter educativo ou informativo. O problema é que, em muitos casos, a propaganda serve para promover o gestor do cargo, afirmou o promotor. Cláudio Diniz gostou de participar do bate papo e de levar uma informação, às vezes desconhecida pela maioria, para os meios de comunicação. (Sonora)O Espaço da Cidadania vai ao ar nesta sexta às 21h30, com reprise no domingo, às 13h, no canal 16 da Net ou pelo site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.
Ver mais detalhesComo Mara Lima se divide entre ALEP, os shows e a família? Ouça e descubra!
(Descrição do áudio))Cláudia: O Fala Deputado de hoje está com a primeira representante das quatro mulheres na Assembleia.Trajano: É a Cantora Mara Lima (PSDB), que está no segundo mandato como deputada estadual.Cláudia: Mara Lima é de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, é cantora evangélica e pertence à Igreja Assembleia de Deus.Trajano: Já foi vereadora em Curitiba e assumiu o mandato com o propósito de resgatar os valores da família e dos trabalhos de evangelização, aliados a projetos sociais com as comunidades carentes.Cláudia: Mas ela foi além: criou leis importantes em benefício das mulheres, como o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de Mama e de Colo do Útero, não é mesmo, deputada? Tudo bem?(Sonora)Segue entrevista....
Ver mais detalhesAprovado projeto para que revendas de bicicleta forneçam manuais de trânsito aos ciclistas
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão na sessão desta quarta-feira um projeto de lei que obriga as revendas de bicicletas no Paraná a fornecerem manuais com as normas do trânsito brasileiro no momento da venda das bicicletas.//A iniciativa do deputado Péricles de Mello, do PT, prevê ainda que as lojas informem com a cartilha os direitos e deveres dos ciclistas em relação às infrações, penalidades e noções básicas de primeiros socorros, tudo de acordo com o Código Nacional de Trânsito.//Péricles explica que esta é uma forma de incentivar o uso da bicicleta no estado, mas com a responsabilidade de todos.//SONORA PÉRICLES DE MELOO deputado lembra ainda que a exigência de fornecer o manual aos ciclistas que compram as bicicletas nas lojas já é prevista por uma lei federal.//SONORA PÉRICLES DE MELOO projeto volta na próxima segunda-feira para mais uma discussão entre os deputados.//Se for aprovado ele pode seguir direto para a análise do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesComissão de Finanças aprova controle de tráfego nos pedágios paranaenses
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira três projetos de lei que em breve devem ser discutidas entre os deputados no plenário da Casa.//Entre eles, um trata do monitoramento de veículos nas praças de pedágio paranaenses e do quanto as concessionárias arrecadam com as operações.//Esta matéria é de autoria do deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, e foi sobescrita por outros 25 parlamentares.//O presidente da Comissão de Finanças, Gilson de Souza, do PSC, falou sobre a aprovação do texto.//SONORA GILSON DE SOUZAParticiparam da reunião ainda os deputados Paulo Litro, do PSDB, Fernando Scanavaca, do PDT, Tiago Amaral, do PSB, e Tadeu Veneri, do PT.//
Ver mais detalhesComissão de Obras discute alteração na Constituição Federal que afeta trabalhos do grupo
A Comissão de Obras, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta quarta-feira para analisar quatro projetos de lei.//Três deles seguem tramitando e podem chegar até a discussão dos deputados no plenário da Casa.//Apensa um teve pedido de vista levantado pelos parlamentares que compõe a comissão e volta para discussão na próxima reunião.//O presidente da Comissão, Tião Medeiros, do PTB, falou sobre a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal, pela Câmara de Deputados em Brasília, que inclui no texto que trata de direitos fundamentais sociais a palavra “transporte”.//De acordo com o deputado a mudança tem influência sobre os trabalhos da Comissão de Transportes da Assembleia, já que altera as possibilidades nos orçamentos do Poder Executivo.//SONORA TIÃO MEDEIROSOs deputados Wilmar Reicehnabch, do PSC, Felipe Francischini, do SD, Edson Prakzyc, do PRB, Bernardo Carli e Paulo Litro, do PSDB, Requião Filho, do PMDB, e Márcio Pauliki, do PDT, também participaram da reunião.//
Ver mais detalhesSegundo dia de debates sobre o fracking tem representantes de entidades da Agricultura
(Descrição do áudio))No segundo dia de debates do Seminário “Fracking, Consequências Sociais, Ambientais e Econômicas na Região do Aquífero Guarani”, os deputados das Comissões de Agricultura, do Mercosul e Assuntos Internacionais e da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia receberam representantes da Faep e Ocepar, entre outras entidades ligadas ao setor da agricultura no Paraná. No Plenarinho, mais uma vez todos defenderam aprofundar mais as pesquisas sobre o método do fracking na extração do gás de xisto. Além dos projetos na Assembleia para proibir ou adiar a exploração, apresentados pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), ele próprio diz que também seria preciso criar legislações municipais nas cidades paranaenses, onde se cogita a exploração, já que o Estatuto das Cidades prevê que leis sobre o uso e ocupação dos solos, cabem aos municípios. (Sonora) O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Fernando Scanavaca (PDT), concorda que o tema precisa ser muito debatido antes de qualquer medida. (Sonora) Especialistas, como o engenheiro, coordenador-geral da Coalizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno de Araújo, afirmam que o método custa menos que o convencional, mas que causa danos irreparáveis ao Meio Ambiente.(Sonora) Pelo método fracking ou não-convencional, o solo é perfurado numa camada mais próxima da superfície, onde se explodem rochas para extrair o gás de xisto. Essa fratura das rochas originou o termo fraturamento hidráulico. Em países onde o método é adotado, já surgiram problemas ambientais. Caso dos Estados Unidos e Canadá. Na Argentina não se tem notícia de contaminação, até porque a exploração lá é feita no deserto, porém países como a China, já deixaram de importar maçãs produzidas no país vizinho, em função do fracking. No Paraná, se o gás for explorado pelo método, isso aconteceria em 123 municípios, que têm o subsolo rico em reservas de xisto. A maior parte deles fica nas regiões Oeste e Sudoeste. E também é onde estão localizados os aquíferos Guarani e Serra Geral, que são as fontes de água que correm o risco de serem atingidas. Com isso, água poderia ser contaminada pela exploração. Para o presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Ricardo Zandoná, a atitude da Assembleia em debater o tema é fundamental para que o Governo do Estado, por meio da Copel, possa se posicionar.(Sonora)O gás de Xisto pode ser transformado em combustível, asfalto, além de poder ser usado na fabricação de solventes. Mas os ambientalistas garantem: se explorado pelo método fracking, ele é altamente poluente e provoca a contaminação do ar, da água e do solo, eliminando a biodiversidade e impedindo o desenvolvimento agrícola dos locais atingidos.
Ver mais detalhesProjeto que dá a Foz o título de Capital do Turismo segue para sanção
Um projeto de lei de autoria da deputada Cláudia Pereira, do PSC, que dá a Foz do Iguaçu o título de capital paranaense do turismo foi aprovado em redação final nesta terça-feira na Assembleia Legislativa.//A iniciativa da parlamentar sacramenta o que, segundo ela, já é consenso entre os paranaenses que visitam o município da fronteira oeste e conhecem as belezas das cataratas do Rio Iguaçu entre tantas outras maravilhas da região.//SONORA CLÁUDIA PEREIRAO projeto da deputada Cláudia Pereira, aprovado em redação final por unanimidade entre os parlamentares da Assembleia segue agora para a sanção do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesCCJ indica relatoria para o projeto do novo Regimento Interno da Assembleia
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus, do DEM, indicou durante a sessão ordinária desta terça-feira dois deputados para a relatoria do projeto que vai debater no plenário o novo Regimento Interno da Casa.//Pedro Lupion, do DEM, e Edson Praczyk, do PRB, os dois parlamentares que presidiram e relataram na Comissão Especial criada para o projeto de resolução assinado pela Mesa Executiva, vão agora relatar em conjunto a matéria na CCJ.//O texto, que demandou seis meses de trabalho para ser concluída, lista 294 itens do Regimento Interno da Assembleia que podem ser mudados, dependendo das decisões tomadas pelo plenário da Casa.//Pedro Lupion explica que o presidente da CCJ acatou uma sugestão para convocar reunião extraordinária na próxima semana apenas para este tema.//SONORA PEDRO LUPIONO Regimento Interno da Assembleia é o conjunto de normas que definem o funcionamento interno do Legislativo.//É ele que rege, por exemplo, as regras para os processos de votação de todos os projetos que chegam ao plenário da Casa.//
Ver mais detalhesCPI da Violência Contra a Mulher ouve delegados e representantes do Ministério Público
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Contra a Mulher ouviu na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, delegados que atuam no Paraná no combate a este tipo de agressão.//A presidente do grupo, deputada Mara Lima, do PSDB, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher convidou ainda a secretária municipal da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, que relatou as ações tomadas na capital, como a criação da patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba.//Mara Lima, que propõe debater casos como emblemáticos como a morte da adolescente Tayná Adriana da Silva, em Colombo no ano de 2013, e da atleta Renata Muggiati em setembro deste ano, destacou ainda o tráfico de mulheres na fronteira como objeto de investigação da CPI.//SONORA MARA LIMAParticiparam da reunião da CPI ainda promotores de Justiça do Ministério Público do Paraná, além da chefe da Defensoria Pública de Curitiba, Sílvia Cristina Xavier.//
Ver mais detalhesIgreja Adventista do Sétimo Dia é homenageada pelos deputados
(Descrição do áudio))Os deputados fizeram uma homenagem aos 100 anos da Igreja Adventista no Paraná durante a sessão desta terça (17). A iniciativa foi de Artagão Júnior (PMDB). Ele diz que nada mais justo que o Poder Público reverenciar uma instituição que presta tantos serviços à sociedade.(Sonora) O pastor Paulo Bravo usou a Tribuna da Casa e falou dos primeiros passos da denominação no estado. Lembrou que a primeira igreja Adventista foi construída no ano de 1915 na Avenida Brigadeiro Franco com Saldanha Marinho, em Curitiba. Depois, em 1935 foi uma erguida uma construção mais ampla na Rua Ermelino de Leão, no Centro. Em 1996, houve a mudança para a Alameda Carlos de Carvalho, que alguns anos mais tarde foi demolida e outra igreja foi construída e existe até hoje, onde ele é pastor. Atualmente são 889 igrejas no Paraná, com quase noventa mil membros. O pastor lembrou a importância do trabalho social e voluntário que a igreja Adventista desenvolve, por meio da força jovem. 55% dos integrantes da Igreja no Brasil têm menos de 35 anos de idade. E estão sempre mobilizados para fazer ajudar. Ele destacou a eficácia do trabalho feito com juvenis e adolescentes, de 10 a 15 anos, chamado “ Clube de Desbravadores”, que atua na prevenção de problemas sociais, como envolvimento com drogas, alcoolismo, criminalidade. Para Paulo Bravo, receber essa homenagem da Assembleia é uma honra, porque significa o reconhecimento desse trabalho e de tantos outros trabalhos.(Sonora)
Ver mais detalhes