RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

10/11/2015 19:30

Audiência debate demandas para socieducação de jovens

A Comissão de Direito Humanos e Cidadania da Assembleia promoveu na manhã desta terça-feira uma audiência pública para debater as demandas e desafios para do sistema paranaense de socioeducação para jovens e adolescentes.//Entidades ligadas ao setor discutiram propostas para garantir investimentos em políticas públicas em educação, moradia e profissionalização, garantias básicas e direitos fundamentais.//Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o deputado Tadeu Veneri, do PT, é preciso mais atenção aos Centros de Socioeducação, os Censes, no estado.//Ele afirmou que funcionários de algumas unidades relatam dificuldades em segurança e alimentação, entre outras queixas para garantir ao atendimento aos jovens.//SONORA TADEU VENERIParticiparam ainda representantes do Ministério Público do Paraná e da Secretaria de Justiça, que se prontificou a contratar mais técnicos e educadores para os Censes.//Os deputados Professor Lemos, do PT, e Chico Brasileirto, do PSD, também participaram da audiência pública.//

Ver mais detalhes
10/11/2015 18:03

CCJ aprova projeto que revoga título a ex-ministro José Dirceu

(Descrição do áudio)) Na pauta da  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia desta terça-feira (10) estavam 36 projetos. Mas o destaque ficou por conta de um que  revoga  uma lei que concedeu o título de cidadão honorário do Paraná ao ex-ministro José Dirceu, apresentado pelo deputado Felipe Francischini (SD). Ele diz que não seria justo manter um título como este a alguém que foi condenado pela justiça pelo mensalão e que está preso por suposto envolvimento na   Operação Lava Jato .(Sonora)   O projeto foi aprovado, mas teve dois votos contrários: Do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).    O título de Cidadão Honorário concedido a Dirceu foi aprovado em 2003, quando ele era ministro-chefe da Casa Civil do Governo Lula.  Na época, o projeto foi apresentado pela bancada do PT, que tinha, entre os deputados,  André Vargas, que também está preso por suposto envolvimento na Operação Lava Jato.  O projeto ainda   não tem data para ser votado em plenário.   

Ver mais detalhes
10/11/2015 14:59

Assembleia cede mobiliário de antiga capela à Arquidiocese de Curitiba

(Descrição do áudio))Sacrário, bancos, confessionário, crucifixos, cadeiras... Eles estão entre os mais de vinte itens cedidos pela Assembleia à Cúria Metropolitana. A assinatura do termo de cessão do material foi no começo da tarde desta terça (10) no gabinete da Presidência. Participaram o presidente Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário, Plauto Miró (DEM) e o 2º secretário, Ademir Bier (PMDB), o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e o capelão da Assembleia, o padre José Aparecido Pinto.  Segundo Traiano, a ideia de ceder o mobiliário veio depois que a antiga capela do legislativo foi transformada em um espaço ecumênico para atender a todas as religiões.(Sonora)  Os itens vão ser usados na capela dentro da Casa do Clero, instituição criada em agosto em  2013 para ser um espaço de acolhida dos padres,  agentes de pastoral, professores, estudantes ou aposentados. O local  fica no bairro do Mossunguê, em Curitiba.  Dom José Antônio Peruzzo agradeceu a oferta do legislativo dizendo que admira os bons políticos, que muitas vezes são incompreendidos, na opinião dele. (Sonora)O padre José Aparecido diz que o material será muito útil na nova capela.(sonora)

Ver mais detalhes
09/11/2015 19:40

Aprovada obrigação das concessionárias darem orçamentos detalhados nas revisões

A Assembleia aprovou em primeira discussão durante a sessão plenária desta segunda-feira um projeto de lei do deputado Requião Filho que obriga as concessionárias de carros a darem aos consumidores orçamentos com os itens indispensáveis listados pelos fabricantes no manual do veículo para a troca em cada revisão.//De acordo com o parlamentar esta é uma forma de evitar abusos e serviços desnecessários que encarecem muito a conta, mas que as pessoas acabam pagando por receio de perder a garantia do carro.//Requião Filho, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, explica que o orçamento apresentado deve ter preço das peças, da mão de obra e as datas de início e término do serviço.//SONORA REQUIÃO FILHOO projeto do deputado Requião Filho segue nesta terça-feira para segunda discussão no plenário da Assembleia Legislativa.//

Ver mais detalhes
09/11/2015 19:39

Orçamento recebe mais de 1400 emendas parlamentares

Os deputados estaduais paranaenses apresentaram 1.437 emendas à lei Orçamentária Anual, a LOA, e 167 emendas ao Plano Plurianual, o PPA.//O relator da peça orçamentária da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Elio Rusch, do DEM, anunciou durante a sessão plenária desta segunda-feira que o grupo agora passa a analisar o conteúdo de todas as emendas detalhadamente.//De acordo com ele um número maior de emendas, vindas do próprio Governo do Estado deve se somar às apresentadas pelos parlamentares para o orçamento do ano que vem e o dos próximos quatro anos.//SONORA ELIO RUSCHOs dois projetos que chegaram à Assembleia como mensagens do Pode Executivo precisam obrigatoriamente ser aprovados pelo plenário antes do recesso de fim de ano.//A receita corrente líquida prevista no orçamento para o exercício de 2016 é de Cinquenta e Quatro Bilhões e Meio de Reais.//

Ver mais detalhes
09/11/2015 19:39

Especialista fala no grande expediente sobre cuidados com o solo

O deputado Tercílio Turini, do PPS, convidou para falar durante a sessão plenária da Assembleia nesta segunda-feira o professor Arnaldo Colozzi Filho, do Núcleo Paranaense de Ciência do Solo, que alertou sobre a manutenção das boas práticas de conservação das áreas cultiváveis no Paraná.//A preocupação, de acordo com o especialista, é preservar a capacidade produtiva das terras no Paraná para evitar o empobrecimento do solo, a erosão e a desertificação.//De acordo com ele o Paraná já avançou muito em tecnologias e pesquisas para melhorar as técnicas de preservação do solo, mas a atividade dinâmica precisa evoluir o tempo todo.//SONORA ARNALDO COLOZZI FILHOO deputado Tercílio Turini explicou que a Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos.//Segundo ele o Paraná passa há alguns anos por um processo de plantio extenso de soja e milho, o que levou muitos pecuaristas e agricultores a abandonarem outras atividades para plantar apenas estes grãos.//Para Turini as técnicas de conservação do solo não estão sendo respeitadas.//SONORA TERCÍLIO TURINIO professor Arnaldo Colozzi Filho é também pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, o IAPAR.//

Ver mais detalhes
09/11/2015 16:59

Deputados relatam experiência em viagem à Argentina semana passada

(Descrição do áudio))O deputado Rasca Rodrigues (PV) presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia, contou, durante a sessão desta segunda (9), como foi a viagem dele e de  um grupo de parlamentares paranaenses e brasileiros à Argentina, na semana passada. Relatou sobre a ameaça de bomba que aconteceu durante a audiência pública da qual participavam, no congresso argentino.(Sonora)A comitiva cumpriu agenda política, com reuniões com senadores e deputados federais argentinos e uruguaios e também foi a campo para conhecer de perto os locais que utilizam e como funciona a exploração do fracking no país. Os locais são monitorados e os parlamentares só puderam visitar áreas delimitadas. O método O Fracking ou fraturamento hidráulico,  é uma tecnologia utilizada para extração do gás de Xisto, que pode ser transformado em combustível, asfalto, além de poder ser usado na fabricação de solventes. Mas  os ambientalistas dizem que ele  é altamente poluente e  provoca a contaminação do ar, da água e do solo, eliminando a biodiversidade e impedindo o desenvolvimento agrícola dos locais atingidos.  O  processo consiste em injetar componentes perfurando o  subsolo para fazer o metano se desprender.  Antes da injeção desse coquetel químico são realizadas explosões no mesmo subsolo para quebrar as rochas mais duras.  Mas Rasca afirmou que por lá a exploração é diferente da realidade brasileira, já que é feita numa região de deserto. Somente em um dos locais onde se utiliza o método, há cultivo de   pera e maçã.  No Brasil, se o gás for explorado, as regiões ricas em xisto, estão localizadas em áreas habitáveis. Caso da região Sudoeste do Paraná. E, segundo Rasca, não se pode dimensionar os efeitos nocivos do gás no solo e no ar.(Sonora)Os deputados disseram ainda que a Argentina vai na contramão do resto do mundo, que, busca utilizar energias renováveis, limpas, e que, por falta de investimento, o país vizinho, hoje um importador de petróleo, em vez de produtor, acabou adotando uma estratégia de altíssimo risco.  O deputado Márcio Nunes (PSC) que também foi à Argentina, demonstrou preocupação com uma possível exploração do xisto que pode ser feita na fronteira do Brasil com a Argentina.(Sonora)Também fizeram parte da comitiva, os deputados Fernando Scanavaca (PDT) e Schiavinatto (PP). A intenção é proibir a exploração do Gás Xisto no Paraná e no Brasil. 

Ver mais detalhes
09/11/2015 15:57

Alunos da Unipar são recebidos pelo presidente Ademar Traiano

(Descrição do áudio))Quarenta alunos do primeiro ao quarto anos do curso de Administração da Unipar (Universidade Paranaense)  de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná, foram recebidos pelo presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB)  no começo da tarde desta segunda (9). Traiano fez questão de receber a turma, afinal, ele começou a carreira política no município e um dos filhos dele formou-se em  Odontologia na instituição. Traiano destacou a importância da visita ao Legislativo.(Sobe som))  O grupo viajou quase 500 quilômetros somente para conhecer o Legislativo. E  visitou gabinetes, todos os prédios, a presidência e o Plenário, onde pôde assistir a  uma sessão.  Daniele Belloli, do segundo ano de Administração, que veio à Assembleia pela primeira vez, se encantou com a grandiosidade do que viu.(Sonora) No quarto ano do curso de Administração, os estudantes têm a matéria Gestão Pública e queriam conhecer, na prática, como é isso. Diego Domingos gostou da experiência e se sentiu honrado por ser recebido pelo presidente.(sonora) Se a sua turma ou o seu colégio também quiserem  conhecer o Poder Legislativo, basta agendar um dia e horário no Cerimonial da Casa. Os telefones  são o (41) 3350-4007, 3350- 4299 ou final 4207. 

Ver mais detalhes
09/11/2015 15:02

Palestra de Ministro e Audiência sobre o leite são os destaques da Palavra do Presidente

Ouça aqui a Palavra do Presidente desta semana.

Ver mais detalhes
06/11/2015 16:51

Política e Viola de sábado tem bate papo com o deputado Palozi

O programa Política e Viola deste sábado leva aos telespectadores uma entrevista com Palozi o deputado do PSC que representa São Jorge do Patrocínio em seu primeiro mandato.//A atração da TV Assembleia é comandada pela dupla sertaneja Willian e Renan e mistura música com uma conversa bem humorada sobre a vida dos parlamentares fora do Legislativo.//Palozi aproveitou a oportunidade e levou uma dupla que ele mesmo apadrinha no noroeste, Fernando e Santhiago que juntos com Renan deram canjas do sertanejo de raiz como a composição de Moacyr Franco, Seu Amor Ainda é Tudo, sucesso nas vozes de João Mineiro e Marciano.//SOBE SOMPalozi contou causos da vida, falou da infância humilde no noroeste, da dor de perder um filho e da fé que carrega na alma em todos os dias de sua vida.//Ele elogiou o programa e pediu que todos assistam o Política e Viola neste sábado.//SONORA PALOZIEntão, você já sabe: o Política e Viola deste sábado, com o deputado Palozi e a dupla Fernando e Santhiago, começa às Nove e Meia da Noite na TV Assembleia pelo canal 16 da Net.//O programa ainda reprisa no meio dia de domingo e todos que já foram ao ar podem ser vistos também pelo nosso site, no www.alep.pr.gov.br.//

Ver mais detalhes
06/11/2015 15:10

Audiência pública discute "Escola Sem Partido", entre outros temas na segunda (9)

(Descrição do áudio))A partir de 9h desta segunda-feira, os deputados Tadeu Venéri (PT) e Professor  Lemos (PT) promovem uma audiência pública para debater pelo menos dois diferentes temas: o  projeto que pretende criar o "Programa Escola Sem Partido", assinado por 12 deputados e o que prevê que o Poder Executivo  celebre convênios com a iniciativa privada para viabilizar o programa  “Adote uma Escola”; apresentado pelo  deputado Márcio Nunes (PSC),. Vai ser no Plenarinho da Casa.  Tanto Venéri como Lemos são contrários às propostas. Eles dizem, por exemplo,  que aprovar o projeto  “Escola Sem Partido”, por exemplo, seria  interferir na livre manifestação de pensamento e na livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença, como prevê a Constituição.   Também está prevista, durante o encontro,  uma discussão sobre o plano do Governo de reestruturação de colégios estaduais e de remanejamento de turmas para o ano letivo de 2016, já suspenso pelo Poder Executivo.(Sobe som))Assembleia recebe representantes da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo nesta segunda-feira (9) Representantes do Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo participam  da sessão plenária da Assembleia desta segunda-feira (9), para falar sobre a necessidade da conservação, manutenção e melhoria da capacidade produtiva do solo. A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que instituiu 2015 como o “Ano Internacional do Solo” também será abordada. A iniciativa de trazer os representantes do Núcleo até a Assembleia foi do deputado  Tercílio Turini (PPS) e começa às 14h30.Deputado Wilmar Reichembach, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à  Cadeia Produtiva do Leite convida: nesta semana tem a primeira audiência pública do grupo, no Plenarinho da Assembleia. Vai ser na quarta (11) a partir de 9h da manhã. Segundo Reichembach, lideranças regionais de todo o Paraná ligadas ao setor vão participar, afinal,  essa atividade tem um grande peso econômico no estado e possui centenas de pequenos produtores, que sobrevivem da venda do leite.(Sonora)(Sobe som)

Ver mais detalhes
06/11/2015 14:00

Grupo da bancada feminina no Congresso divulga campanha Mais Mulheres na Política

(Descrição do áudio))“Mais Mulheres na Política”, e muitas delas lotaram o Plenarinho da Assembleia, na manhã desta sexta (6)  para debater “Essa Reforma que o Brasil Precisa”, tema central do encontro, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal em conjunto com a  Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados.  Um grupo formado por senadoras e deputadas federais está visitando os estados,  e o Paraná é o décimo segundo,  para divulgar a campanha e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apresentada pela Bancada Feminina no Congresso, que quer definir percentuais ou as chamadas cotas para a eleição de mulheres em todos os níveis da política nas Casas Legislativas, seja nas  câmaras municipais, ,assembleias, e claro, no Congresso Nacional. Em um país onde o eleitorado feminino ultrapassa os 51%, o grupo entende que a representatividade delas na política precisa  ser maior. Pela proposta, que foi aprovada no Senado em dois turnos e que agora está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  da Câmara dos Deputados,  o percentual obrigatório de mulheres eleitas para as próximas eleições teria de ser de, no mínimo, 10%. Depois, no pleito seguinte,  subiria para 12% e em um terceiro momento, para 16%. Para se chegar a estes números, foi feito um estudo aprofundado da realidade das mulheres no Brasil e  da lei que estabeleceu, há 20 anos, as cotas de 30% das candidaturas femininas, mas o avanço foi tímido segundo o grupo, porque nesse tempo o número de  mulheres eleitas permaneceu pequeno, e ainda há carências de propostas para melhorar a vida delas. Segundo a senadora do (PCdoB) Vanessa Graziottin,  campanhas como esta atraem  aliados inclusive os homens. E ela enumerou  algumas das conquistas das parlamentares nos últimos anos com o apoio  deles.  (Sonora)E se a ideia é incentivar cada vez mais mulheres a entrarem para a vida pública, a deputada federal paranaense Leandre Dal Ponte (PV) , acha que, em pouco tempo,  a PEC deve conseguir estimulá-las.(Sonora)O fato de o Paraná ter uma mulher  vice-governadora animou as parlamentares e as representantes das entidades que participaram da audiência pública. Cida Borghetti (PP) destacou que a divulgação e a união são caminhos para o avanço também nesse campo.(Sonora)A deputada Cláudia Pereira (PSC), uma das quatro representantes das mulheres na Assembleia, lembrou que elas precisam entender como são importantes na política, mas antes de tudo, devem se preparar para isso.(Sonora)As paranaenses  Gleisi Hoffmann (PT), senadora,  e Christiane Yared (PTN), deputada federal,  também participaram da audiência, ao lado de representantes de diversas instituições  que atendem e apoiam mulheres em todo o estado. 

Ver mais detalhes
05/11/2015 15:33

Acesso à justiça é o tema do Espaço da Cidadania desta semana

(Descrição do áudio))Acesso à justiça. Este é o tema que vai ser tratado no programa Espaço da Cidadania desta semana da TV Assembleia.  O desembargador  Marcos Sérgio Galliano Daros explica, durante a conversa com a jornalista Jordana Martinez, que a Constituição de 1988, permitiu  que a população tivesse  acesso adequado e amplo ao Poder Judiciário. E exemplificou citando  a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Se, antigamente havia o que se chamava de assistência judiciária gratuita, o que nunca existiu na  prática, de acordo com o desembargador,  hoje isso mudou: tanto o  termo como  a eficácia do serviço: A assistência jurídica é  integral. Não apenas ao Poder Judiciário, mas também a um advogado antes de se ingressar com uma ação. E deu exemplo mais uma vez: o  Procon e sua agilidade.  Para Marcos Galiano Daros, isso sim é o exercício pleno da cidadania,  bem diferente do que acontecia lá atrás, lembrou.(Sonora)Juiz durante 27 anos, Galliano diz que estar na TV falando sobre  acesso a justiça de forma integral é uma satisfação. Destacou que aprecia  a simplicidade e que acha  importante o diálogo direto  com a população.(sonora)O Espaço da Cidadania vai ar nesta sexta às 21h30 com reprise no domingo às 13h na TV Assembleia, no canal 16 da Net. Não tem a operadora aí na sua casa ou na sua região? Não tem problema. O programa, que é uma parceria do Poder Executivo Judiciário, Legislativo e Ministério Publico,  pode ser visto no site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia

Ver mais detalhes
05/11/2015 15:32

Novo procurador-geral da Assembleia toma posse

(Descrição do áudio))O novo procurador-geral da Assembleia tomou posse na manhã desta quinta (5). É o advogado  Flávio Luiz Coutinho Slivinski, profundo conhecedor do Direito, ele se formou em 1999 na Universidade Federal do Paraná. Atuou como advogado do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)   e foi Procurador-Geral do Município de Campina Grande do Sul-PR. Foi advogado da Chevron do Brasil atuando nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Assumiu a Diretoria Jurídica da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR em 2011. Foi Superintendente Jurídico da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR até ser nomeado Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Paraná, onde assumiu prometendo dar continuidade  ao trabalho desenvolvido pelo  ex-procurador, Ramon  de Medeiros Nogueira e considera a nova função um desafio na carreira.(sonora)A posse foi acompanhada pela maioria dos diretores do Legislativo e Slivinski se surpreendeu com a união do grupo. O presidente Ademar Traiano (PSDB) destacou que  o procurador-geral tem importância fundamental na Assembleia, por ser o responsável por oferecer segurança jurídica a todos os atos tanto da Mesa Executiva como de outro setores, da presidência as comissões. E lembrou: em uma instituição onde nascem as leis, o trabalho do procurador é vital para que tudo aconteça dentro  da legalidade.(Sonora)

Ver mais detalhes
05/11/2015 10:14

O convidado do Fala Deputado é fascinado pelo rádio e pela boa política. Quer saber quem é? Ouça!

(Descrição do áudio))Cláudia: O Fala Deputado está chegando. Um programa que mostra o parlamentar além do Plenário.Trajano: E nós estamos muito bem acompanhados hoje pelo deputado   Wilmar Reichembach (PSC), que está na função de deputado estadual pela primeira vez.Cláudia: Reichembach, como é mais conhecido, é de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná. Filho de pequenos agricultores começou a ajudar cedo na lavoura, mas que nunca deixou de estudar.Trajano: E nós ficamos sabendo que foi pelo rádio, que ele sempre adorou ouvir, que teve o primeiro contato com a política.Cláudia: Primeiro, queria dizer que é muito bom ter o senhor aqui com a gente, deputado. Obrigada pela presença e já saber de cara como foi esse contato?(Sonora)Trajano: O senhor também trabalhou nos correios. Como foi esse período, deputado?(sonora)Cláudia: O senhor também é economista, empresário quem é o wilmar Reichembach fora do plenário? Continua empresário?(Sonora)Trajano:  Um marco histórico na vida de Reichembach aconteceu em 1992. A primeira vez em que foi eleito para vereador de Francisco Beltrão. Depois foi reeleito. Depois foi presidente da Câmara e presidente da AMSOP. ((fazer uma pergunta relacionada a isto) Cláudia: Foi vice-prefeito de Beltrão e depois prefeito.    

Ver mais detalhes
04/11/2015 20:02

Assembleia concede título de cidadão benemérito ao escritor Laurentino Gomes

A Assembleia Legislativa homenageou, na tarde desta quarta-feira, o escritor e jornalista Laurentino Gomes com o título de cidadão benemérito do Paraná.//A sessão solene foi proposta pela deputada Maria Victoria, do PP, pelos serviços prestados pelo autor à literatura brasileira, com destaque para o livro 1808, sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil, que rendeu a Laurentino o Prêmio Jaboti, o mais importante da escrita brasileira, em 2007.//O mais novo cidadão benemérito do Paraná agradeceu a homenagem concedida pela Assembleia e falou do tempo em que atuou na Casa como repórter de jornais paranaenses.//SONORA LAURENTINO GOMESA deputada Maria Victoria falou da importância da obra de Laurentino Gomes.//SONORA MARIA VICTORIAA cerimônia na Assembleia contou ainda com a presença da vice-governadora, Cida Borghetti.//Ela falou da satisfação em participar de homenagem a uma personalidade paranaense tão importante.//SONORA CIDA BORGHETTIA cerimônia foi presidida pelo deputado Pedro Lupion, do DEM.//Em coletiva à imprensa durante a tarde o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, falou do papel do Legislativo ao homenagear personalidades como laurentino Gomes.//SONORA ADEMAR TRAIANOO escritor Laurentino Gomes nasceu em 1956, em Maringá, e formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná.//O livro 1808 faz parte de uma trilogia ainda com os títulos 1822, uma grande reportagem sobre o casal Dom Pedro Primeiro e a princesa Dona Leopoldina, e 1889, que narra o fim da Monarquia e a proclamação da República no Brasil.//O autor prepara agora um livro sobre a escravidão no Brasil, com data prevista para lançamento em 2019.//

Ver mais detalhes
04/11/2015 20:01

Frente Parlamentar de Política Sobre Drogas debate prevenção em escolas

A Frente Parlamentar de Política Sobre Drogas, coordenada na Assembleia Legislativa pelo deputado Alexandre Guimarães, do PSC, se reuniu na tarde desta quarta-feira para discutir políticas para prevenir o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes no ambiente escolar.//Para nortear os trabalhos que a frente deve tomar foi convidado o secretário de Políticas Sobre Drogas do município de Campo Largo, da Região Metropolitana de Curitiba, Carlos Augusto Weber.//O secretário falou dos acertos do programa Pescô, de Prevenção em Escolas e Comunidade, que faz dos alunos multiplicadores da conscientização contra o uso de drogas, entre elas o cigarro e o álcool.//O deputado Alexandre Guimarães falou sobre o debate na Assembleia que pode gerar sugestões de políticas aplicadas em escolas de todo estado.//SONORA ALEXANDRE GUIMARÃESO secretário municipal de Campo Largo, Carlos Augusto Weber, falou do programa de prevenção às drogas na cidade.//SONORA CARLOS AUGUSTO WEBERParticiparam da reunião da frente ainda os deputados Hussein Bakri, do PSC, e Doutor Batista, do PMN.// 

Ver mais detalhes
04/11/2015 18:14

Projeto sobre descarte correto de material radiológico recebe emendas em Comissão

(Descrição do áudio))Os deputados que integram a Comissão de Finanças da Assembleia se reuniram no começo da tarde desta quarta (4) para analisar um projeto de lei da deputada Cláudia Pereira (PSC) que  prevê o descarte adequado de filmes de radiografia utilizados em hospitais e clínicas médicas e odontológicas.  O texto recebeu duas emendas do relator, o deputado Tiago Amaral (PSB). Ele diz que o projeto tem vícios de iniciativa ao exigir cobrança de multa para o descarte incorreto  e que o Estado disponibilize um local próprio para esse  descarte.(Sonora)  Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), jogar as chapas em qualquer lugar faz com que elas parem  em aterros sanitários e causando diversos problemas ao Meio Ambiente, porque elas contaminam o solo e o lençol freático, além de provocar danos à saúde do homem, como problemas renais e de estômago e intestino.   Por isso a  importância da destinação correta das radiografias. Elas são fabricadas a partir de uma chapa de um plástico chamado acetato e são cobertas por grãos de prata, sensíveis à luz. O plástico demora mais de cem anos para se decompor na natureza, sem contar que é um derivado direto do petróleo, cuja extração traz problemas ambientais em termos de gases estufa. Já a prata, assim como outros metais pesados, é altamente poluente e prejudicial à saúde. É ela a responsável direta pelos  problemas de saúde no homem.        Depois de aprovadas,  as emendas apresentadas agora voltam à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), diz o presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilson de Souza (PSC).(Sonora)Além do presidente e do relator, também participaram da reunião os deputados Elio Rusch (DEM) e  Paulo Litro (PSDB

Ver mais detalhes
04/11/2015 18:09

Veto a emendas sobre imposto de heranças do Fundo de Combate à Pobreza é mantido

  (Descrição do áudio)) O veto  do Governo à parte do projeto que cria o Fundo Estadual de Combate à Pobreza foi mantido pelos parlamentares na sessão desta quarta (4) da Assembleia.  Foi com relação à cobrança do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis (ITCMD). No projeto original, o Governo previa a cobrança progressiva do imposto, isto é, quem possuía herança maior, pagaria mais imposto. O projeto também previa a isenção do pagamento para os bens e valores  de  até R$ 25 mil reais, o que acabou sendo derrubado com o veto, já que iria representar prejuízos na arrecadação do Estado.   Segundo o Líder do Governo na Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), significa dizer que está mantida a alíquota  que já é cobrada hoje que é de 4% sobre esse tipo de operação.(Sonora)Um novo projeto tratando unicamente do ITCMD deve ser apresentado na Assembleia ainda este ano e Romanelli já anunciou: quer ser o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para garantir a aprovação das mudanças.(Volta sonora)

Ver mais detalhes
03/11/2015 19:13

Francischini defende derrubada de veto à reposição dos servidores da Justiça Federal

O deputado Felipe Francischini, do SD, defendeu durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de reposição de salários dos servidores da Justiça Federal.//Um grupo de funcionários no Paraná acompanhou das galerias o pronunciamento do parlamentar, que propôs uma moção de apoio que deverá ser encaminhada à bancada federal de deputados paranaenses na Câmara de Deputados, em Brasília.//O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, manifestou apoio à reivindicação dos servidores e disse que a Casa está a disposição para ajudar.//Felipe Francischini afirmou que a demanda é de toda a categoria dos servidores do Judiciário Federal que está há nove anos sem reajuste.//SONORA FELIPE FRNCISCHINIO servidor do Tribunal Regional do Trabalho, Alessandro de Souza, que é técnico judiciário, falou sobre a manifestação que pede apoio dos deputados estaduais para que levem sua reivindicação à Brasília.//SONORA ALESSANDRO DE SOUZAO projeto de lei que foi vetado integralmente pela presidente Dilma Rousseff estabelece reajuste escalonado para todos os servidores do Judiciário Federal no Brasil.//

Ver mais detalhes
Mostrando 3001 a 3020 de 6227 podcasts