RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Presidente da Assembleia e deputada Cantora Mara Lima presenteiam servidoras
Na manhã desta segunda-feira, data em que vai ser comemorado o Dia Internacional da Mulher em uma sessão especial na Assembleia, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, ao lado da deputada Cantora Mara Lima, entregou flores a todas as servidoras. Assim que chegava, cada uma delas recebia a lembrança: uma rosa com uma dedicatória. A servidora Ceni Fitz, que, além de funcionária, atualmente é secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, gostou da surpresa.(sonora) A deputada Cantora Mara Lima, que é presidente da Comissão dos Direitos e Defesa da Mulher, ficou sensibilizada com a atitude do presidente Ademar Traiano e da Mesa Executiva de homenagear pessoalmente e presentear as mulheres da Casa.(sonora)Nesta segunda-feira, uma sessão conduzida pelas quatro deputadas, Cantora Mara Lima, Maria Victória, Cristina Silvestri e Cláudia Pereira lembra o Dia Internacional da Mulher. Os parlamentares também participam da homenagem. Eles vão trazer para o plenário mulheres que se destacaram, na profissão ou na vida pessoal para celebrar a data. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesReportagem especial: Dia Internacional da Mulher
Lá se vão 83 anos desde que o Congresso Nacional instituiu o voto feminino no Brasil. Mesmo assim, só trinta anos depois uma mulher se tornou deputada estadual no Paraná. Era Rosy Pinheiro Lima de Macedo. Doutora em Direito privado, amante das artes, ela fez a diferença. Mesmo assim, só algumas décadas mais tarde, com Irondi Pugliesi, o legislativo estadual era de novo aberto a outras parlamentares. Irondi foi a única mulher a participar da elaboração da Constituição do Paraná. Em toda a história da Assembleia, apenas 21 deputadas assumiram cadeiras no Legislativo Estadual. Ainda que uma Lei de 1997 estipule o preenchimento das candidaturas com o mínimo de 30% de vagas para mulheres e com os partidos estimulando a participação delas na política, os números de eleitas estão muito abaixo do ideal. O fato é que, em um país que tem uma mulher na Presidência da República e maioria do eleitorado feminino, poucas conseguem se eleger. O Brasil ocupa a última posição em representação feminina entre os países da América Latina, com apenas 13% de mulheres no Parlamento. Os números até aumentam, ano a ano. Tímidos, mas crescem. Exemplo disso são dados do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE de 2013: Nas eleições de 2012 no Brasil, 134.296 mulheres se candidataram aos cargos de prefeita e vereadora, o que representou um aumento de 9,56% em relação às eleições municipais de 2008. Os cientistas políticos costumam afirmar que entre os motivos da pouca participação feminina a política estão o machismo não apenas dos homens, mas delas próprias e também a falta de interesse, já que elas têm duplas, triplas jornadas. Uma pesquisa feita pela União Parlamentar Internacional, entidade que reúne todos os legislativos do mundo, mostrou que boa parte das mulheres que mais ocupam o Congresso, assembleias, câmaras municipais e prefeituras, são as que têm tradição política de família: têm o marido, o pai, o avô e até o bisavô político. E, quando não existe esse fator, os casos mais comuns são de mulheres com militância em movimentos sociais ou em comunidades, sindicatos, igrejas. E são esses perfis que possuem as quatro deputadas estaduais paranaenses desta legislatura. A Cantora Mara Lima está no segundo mandato. Vem da comunidade evangélica e tem uma longa carreira na música do gênero. É do PSDB e preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Também é autora da Lei que instituiu o Outubro Rosa, como mês de ações preventivas para a saúde da mulher. Maria Victória, está no primeiro mandato. É filha da vice-governadora Cida Borghetti e do deputado Federal Ricardo barros. Formada em Hotelaria, ela faz especialização em Gestão Pública e também é presidente da Juventude do PP, o Partido Progressista. Cláudia Pereira, do PSC, é mulher do ex-deputado estadual e atual prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira. Como primeira-dama do município da fronteira, atuou em campanhas de prevenção do câncer de mama, entre outras. E Cristina Silvestri, do PPS, é mulher de Cezar Silvestri, ex-secretário no governo Beto Richa e mãe do prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho. Em comum, elas também dividem uma bandeira: a defesa da mulher paranaense, principalmente com relação à violência doméstica. A preocupação tem fundamento. Dados do Instituto Sangari, responsável pela divulgação do Mapa da Violência no Brasil, apontam que o Paraná ocupa a terceira posição no ranking da violência contra a mulher. Maria Victória, por exemplo, acaba de apresentar um projeto que pretende levar para as escolas a Lei Maria da Penha, que endureceu as punições para homens que agridem física ou psicologicamente uma mulher. (sonora)Como Secretária de Assistência Social, no município de Guarapuava, Cristina Silvestri sempre teve o trabalho voltado para as mulheres, que ela sabe: são o esteio de todas as famílias. E ela quer trazer essa experiência para o legislativo.(sonora)Quando se trata de defender os direitos das mulheres, Mara Lima não mede esforços. Já realizou a primeira reunião da Comissão que preside e promete trabalhar muito no combate à violência contra a mulher.(sonora)Cláudia Pereira, que é advogada, nem bem chegou á Casa de leis e já apresentou um projeto para tornar obrigatório o uso de tornozeleiras para agressores que estejam impedidos de se aproximar das vítimas. E os projetos delas não param por aí.(sonora)Para elas, as ideias que vão se transformar em projetos, representam apenas o início do que pretendem fazer como deputadas para melhorar a qualidade de vida das mulheres, seja na área da Segurança, Educação ou Saúde, seja aumentando o rigor, com campanhas e mecanismos para prevenção de doenças. E o as mulheres paranaenses podem esperar das deputadas?(sonoras Cristina Silvestri e Cláudia Pereira)E elas têm carta branca para isso do presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano, que assume o compromisso de trabalhar também para elas, faz uma homenagem a todas as mulheres neste dia oito de março.(sonora Traiano)E Maria Victória ainda manda um recado a outras mulheres.(sonora)Nesta segunda-feira, nove de março, a sessão será dedicada a elas. Cada um dos 54 parlamentares vai convidar uma mulher para ser homenageada pelo Legislativo. E a gente lembra que o ato no plenário é apenas simbólico, mas que homenagens às mulheres devem ser prestadas todos os dias. Em casa, no trabalho, na vida...(sobe som))De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesRasca propõe criação das frentes da agroecologia e da defesa dos animais
O deputado Rasca Rodrigues, do PV, apresentou nesta semana na Assembleia dois requerimentos para criar frentes parlamentares ligadas à ecologia e meio ambiente.// Os grupos são a Frente Parlamentar Ambiental e da Agroecologia e a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.// Rasca explica que as frentes servem para que a sociedade tenha mais espaço nas discussões de projetos.// SONORA RASCA 1 O deputado Rasca Rodrigues falou de uma ação positiva que aconteceu em 2014.// SONORA RASCA 2 Os requerimentos para a criação das novas frentes parlamentares foi lida em plenário pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.//
Ver mais detalhesGuto Silva defende a federalização da PR-280
O deputado Guto Silva, do PSC, apresentou nesta semana um requerimento na Assembleia para que a PR-280, que corta o sudoeste, se torne uma rodovia federal.// O pedido é para que o Governo do Estado autorize o processo de federalização.// Guto Silva afirma que já conversou com o governador Beto Richa, que também concorda com a iniciativa.// SONORA GUTO SILVA 1 O deputado explica quais as vantagens que o povo do sudoeste e os produtores da região teriam com a federalização.// SONORA GUTO SILVA 2 A PR-280 corta o sudoeste Palmas e Flor da Serra do Sul, na divisa com Santa Catarina.// A rodovia estadual, de 160 quilômetros, começa e termina entre duas rodovias federais.//
Ver mais detalhesSecretário da Fazenda apresenta balanço financeiro do Estado na Assembleia
O secretário Estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa apresentou, na tarde desta quarta-feira, em audiência pública, na Assembleia Legislativa, , o balanço das contas do governo referentes aos últimos quatro meses de 2014. Ele falou por cerca de meia hora e depois respondeu a perguntas de parlamentares inscritos com antecedência para fazer os questionamentos. O secretário admitiu que o governo enfrenta um déficit nas contas, em função de mudanças nos fundos, o que vai ser solucionado a partir de agora, segundo ele. E afirmou que o ajuste fiscal, que inclui medidas para melhorar a arrecadação como o CADIN e o Programa Nota Fiscal Paranaense, além do reajuste do IPVA e ICMS, por exemplo, devem contribuir para isso. Mauro Ricardo disse que as alíquotas tanto de IPVA como de ICMS cobradas no Paraná eram até agora bem menores que as cobradas nos outros estados.(sonora) Informou que o atual governo herdou uma dívidas de mais de quatro bilhões de reais do governo anterior. Uma delas de 600 milhões de reais, está sendo paga em 60 parcelas auditadas pela previdência social. Os ajustes para equilíbrio das contas do Paraná também estão incluindo, de acordo com o secretário, redução drástica de despesas no próprio governo. Um contingenciamento de receita de 11 bilhões de reais. Ou seja, 1|4 do orçamento. Ao mesmo tempo, o governador determinou às secretarias que revisem e renegociem contratos para que as despesas se adaptem à nova realidade econômica do estado. Mauro Ricardo lembrou que o governo investe 12,29% do orçamento em Saúde. Mais do que o mínimo constitucional estabelecido que é de 12%. E que na Educação o gasto é de 34%, bem acima do que preconiza a Constituição, que é 30%. O secretário garantiu que vai ser feito um cronograma para o pagamento dos fornecedores assim que as contas forem reequilibradas. E que neste momento a prioridade é o pagamento dos servidores.De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia aprova projeto que extingue Comissão Geral
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na sessão desta quarta-feira um projeto de resolução que acaba com as votações em regime de Comissão Geral.//Com a nova regra todos os projetos devem passar pelas comissões temáticas antes de serem avaliados em plenário.//O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, falou da medida.//SONORA TRAIANODe acordo com Traiano, o fim da Comissão Geral já era discutido por uma comissão especial de análise do Regimento Interno da Casa.//Ele afirmou que um novo grupo está sendo formado para modernizar o texto, que rege o funcionamento da Assembleia.//SONORA TRAIANODois projetos foram anexados para acabar com a Comissão Geral na Assembleia.//O primeiro, apresentado por Pedro Lupion, do DEM, contou com a assinatura de 33 deputados.//O segundo foi proposto por Professor Lemos, do PT, e recebeu 15 assinaturas.//
Ver mais detalhesComissão de Obras aprova a indicação de Cézar Silvestri para a presidência da Agepar
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia aprovou nesta quarta-feira o nome do ex-chefe da Casa Civil, Cézar Silvestri, para a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Paraná, a Agepar.//A indicação foi feita pelo governador Beto Richa e precisava passar pela análise da Assembleia.//Cézar Silvestri falou do papel da Agepar para a regulação dos serviços públicos concedidos, como é o caso das Parcerias Público Privadas.//Ele usou como exemplo, durante a sabatina feita pelos deputados, as rodovias pedagiadas no Paraná.//SONORA SILVESTRIA Agepar é responsável pela fiscalização, controle e normatização de serviços como rodovias e transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros.//O transporte por ferryboat de Guaratuba para Caiobá também é mediado pela Agepar.//
Ver mais detalhesTraiano recebe na Assembleia Legislativa o cônsul-geral do Japão
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, recebeu na manhã desta quarta-feira o cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda, para uma conversa sobre os 100 anos da colonização japonesa no Paraná.// Os dois falaram ainda dos 120 anos do início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão e os 45 anos da irmandade entre o estado do Paraná com a província japonesa de Hyogo.// O cônsul-geral adiantou algumas das atrações programadas para as comemorações deste ano.// SONORA CÔNSUL TOSHIO O cônsul-geral agradeceu o apoio de Traiano.// SONORA CÔNSUL TOSHIO 2 A abertura oficial das comemorações dos 120 anos da amizade entre Brasil e Japão, no Paraná, vai acontecer no dia 12 de março.// Um evento em Curitiba vai marcar os 100 anos da chegada dos primeiros japoneses ao nosso estado.//
Ver mais detalhesSecretário estadual da Fazenda apresenta balanço na ALEP nesta quarta
Na sessão desta quarta-feira, quatro de março, da Assembleia Legislativa, o secretário estadual da Fazenda Mauro Ricardo Costa vai apresentar aos deputados um balanço das contas do Estado referentes aos últimos quatro meses. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano disse, nesta terça-feira, que o relatório foi repassado aos parlamentares com antecedência para que eles possam analisar os números e formular os questionamentos ao secretário.(sonora)A apresentação do secretário será durante a sessão plenária, que começa às duas e meia da tarde. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesFim da Comissão geral será votado amanhã na ALEP
Entra na pauta da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 4 de março, o projeto de lei que extingue a prática de Comissão Geral no Legislativo paranaense. A Resolução foi aprovada nesta terça-feira na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça. O fim da comissão geral é um desejo não apenas da oposição, mas também de todos os deputados da base de apoio ao Governo do Estado. Pelo regime adotado até agora, era possível votar projetos urgentes que vinham do Executivo em várias sessões num único dia. Os projetos recebiam pareceres das comissões no próprio plenário. Com a extinção da Comissão Geral, todos os projetos deverão ser amplamente discutidos nas comissões e também com a sociedade, por meio de audiências públicas, como quer o presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano.(sonora ))Para acabar com a Comissão geral, vai ser revogado o artigo 107 do Regimento Interno.Segundo Traiano, o objetivo é buscar alternativas para votar os projetos urgentes sem precisar recorrer a medidas consideradas antidemocráticas.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCézar Silvestri será sabatinado pela Comissão de Obras na Assembleia antes de assumir a Agepar
O ex-secretário chefe da Casa Civil, Cézar Silvestri, vai participar nesta quarta-feira de uma sabatina na Assembleia com os deputados da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação.// O deputado Tião Medeiros, do PTB, novo presidente da comissão, falou sobre o encontro.// Ele explica que Silvestri deve assumir a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná, a Agepar.// SONORA TIÃO MEDEIROS A indicação de Cézar Silvestri para a presidência da Agepar foi do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesTraiano pede agilidade na formação de comissão especial para debater reforma do sistema político brasileiro
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, anunciou durante a sessão plenária desta segunda-feira que uma Comissão Especial vai ser formada entre os deputados estaduais para debater a reforma do sistema político brasileiro.// Para Traiano esta é uma forma de contribuir pela agilidade do projeto que está sendo discutido em Brasília.// Ele pediu aos líderes dos partidos e blocos partidários que indiquem os membros do grupo o quanto antes.// SONORA TRAIANO No próximo dia 20 o relator da comissão da reforma política no Congresso Nacional, deputado federal Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, vem a Curitiba para participar de uma audiência pública na Assembleia.// A proposta da formação da comissão estadual, anunciada por Traiano, foi do deputado Anibelli Neto, do PMDB.//
Ver mais detalhesProjeto que cria Ouvidoria-Geral é aprovado em primeira discussão na ALEP
Projeto que cria Ouvidoria-geral é aprovado em primeira discussão na AssembleiaO projeto que cria a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa foi aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda-feira. Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, a Ouvidoria representa mais um dos avanços para dar transparência ao processo legislativo, já que vai ser um canal aberto de comunicação entre a população e a o Parlamento.(sonora)São atribuições da Ouvidoria receber, examinar e propor à Diretoria Geral o encaminhamento de informações, sugestões, críticas, elogios e representações de pessoas físicas e jurídicas a respeito do funcionamento dos serviços legislativos ou administrativos da Assembleia Legislativa aos seus órgãos operacionais O novo ouvidor vai ser o ex-chefe da Casa Civil e ex-deputado estadual Caíto Quintana, do PMDB. Ele foi escolhido pela experiência que acumulou em oito mandatos na Casa. Quintana diz que pretende aproximar legislativo e população promovendo audiências, sempre ouvindo sugestões. Ele também destaca que a população tem o dever de cobrar o cumprimento de leis que são aprovadas pelos deputados.(sonora) A Ouvidoria vai funcionar dentro da própria Assembleia. Quem tiver uma questão urgente, poderá vir pessoalmente até a Casa de Leis. Um telefone e um site também serão disponibilizados para avaliação do que for solicitado. Se a sociedade busca cada vez mais por seus direitos e quer ser ouvida, a Assembleia não poderia ficar de fora desse novo momento. O projeto volta à pauta nesta terça-feira para ser votado em segunda discussão. De Cuririba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesNovo presidente da FACIAP fala da parceria com a Assembleia pelo desenvolvimento do Paraná
Os deputados estaduais ouviram durante a sessão desta segunda-feira o presidente eleito da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná, Guido Bresolin Junior, sobre os novos planos da instituição para o desenvolvimento econômico e social no estado.// O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, agradeceu a visita dos diversos representares da FACIAP que compareceram ao evento.// SONORA TRAIANO O presidente da FACIAP, Guido Bresolin, falou que a instituição vai trabalhar junto com a Assembleia em projetos de desenvolvimento do Paraná.// SONORA GUIDO A visita do novo presidente da FACIAP foi proposta pelo deputado Elio Rusch, do DEM.// Ele falou da disposição da Assembleia em contribuir com a instituição para fazer crescer cada vez mais os setores comercial e industrial no Paraná.// SONORA RUSCH A FACIAP representa associações do comércio e da indústria em 295 municípios do Paraná.// A instituição foi fundada em 1959.//
Ver mais detalhesTurini quer incluir dosagem de vitamina D como exame de rotina na rede pública
O deputado Tercílio Turini, do PPS, apresentou um projeto na Assembleia para incluir a dosagem de vitamina D entre os exames de rotina nas Unidades de Saúde da rede pública paranaense.// A ideia é conferir se as taxas da vitamina não estão muito baixas entre os pacientes, sejam adultos ou crianças.// Ele explica que a falta da vitamina D pode causar doenças muito graves.// SONORA TURINI 1 De acordo com o deputado Turini, o exame é simples e deve ser feito com frequência.// SONORA TURINI 2 O projeto de Tercílio Turini foi apresentado na Assembleia nesta semana.// Ele agora deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa e para as comissões temáticas antes de ser votado no plenário.//
Ver mais detalhesProjeto dos deputados Alexandre Curi (PMDB) e Hussein Bakri (PSC) propõe criação da Região Metropolitana de União da Vitória
Os deputados Alexandre Curi, do PMDB, e Hussein Bakri , do PSC, acabam de apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa para criar a Região Metropolitana de União da Vitória, no Sul do Paraná. Pelo projeto, vão integrar a Região Metropolitana os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Irati, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Segundo Hussein Bakri, o projeto surgiu da necessidade, não apenas da integração dos municípios, mas também de incrementar o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida de quem vive nestes municípios., já que cidades que fazem parte de regiões metropolitanas têm mais acesso a financiamentos e subsídios.(sonora)Os parlamentares também destacam que uma região metropolitana tem mais força política do que um município isolado, tanto para a aprovação de projetos, como para buscar recursos junto aos governos estadual e federal. A maioria dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, é destinada justamente para regiões metropolitanas. Juntos os 13 municípios que vão fazer parte da Região Metropolitana de União da Vitória têm mais de 270 mil habitantes. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesConheça o Cadin e o Nota Fiscal Paranaense. Programas para melhorar a vida do consumidor e aumentar a arrecadação do estado
Tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná, dois projetos que devem aumentar a arrecadação do estado e que ainda vão servir de estímulo para os consumidores. o programa Nota Fiscal Paranaense e a criação do Cadastro Informativo Estadual, o Cadin. O Nota Fiscal Paranaense quer incentivar a emissão de nota fiscal pelo comércio, com retorno de impostos para os contribuintes e com distribuição de prêmios. Vai funcionar assim: cada vez que o contribuinte faz uma compra, tanto de bens como de serviços, o valor correspondente até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS pago pelo estabelecimento vai ser distribuído como um crédito para este consumidor. E ele vai poder pedir para que o valor do crédito seja depositado em sua conta corrente ou numa poupança. O consumidor também vai poder usar esses créditos para reduzir o valor do débito do Imposto sobre o IPVA do próximo ano, por exemplo. Para o líder do governo na Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli, uma forma de estimular a cidadania e melhorar a arrecadação no Paraná.(sonora)“O programa vai estimular o cidadão a exercer a cidadania fiscalizando o estado. Na medida que você vai ampliar a base de contribuição, sem aumentar a alíquota de imposto. Com isso, também vai se aumentar a arrecadação. Este projeto já chegou à assembleia e o objetivo é votá-lo o mais rápido possível,” Já o Cadin, Cadastro Informativo Estadual, é uma espécie de Serasa Estadual, e tem o objetivo de combater a inadimplência no pagamento de impostos e taxas. Informações sobre pendências de empresas e de cidadãos junto aos órgãos da administração direta e indireta do Estado vão ser centralizadas no cadastro, que vai servir como um instrumento de cobrança dos inadimplentes. Quem estiver devendo para o estado fica impedido de firmar convênio, acordo ou fazer contratos que envolvam empréstimos em órgãos ou entidades da administração estadual. Ficar com o “nome sujo” na esfera estadual significa ainda ser impedido até de obter alvarás ou incentivos fiscais. O registro do devedor no Cadin Estadual só vai ser suspenso quando o devedor comprovar que entrou com uma ação para discutir o valor da dívida e dar garantia de que vai pagar. Quando for comprovado que a situação foi regularizada, o nome do contribuinte é retirado do cadastro. Romanelli, avalia as medidas como de austeridade, mas também, moralizadoras.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesGovernistas e oposicionistas elogiam liderança de Traiano durante as manifestações
Deputados da base governista e da oposição elogiaram, nesta quarta-feira, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, pela forma com que ele conduziu os trabalhos da Casa durante a série de manifestações das últimas duas semanas.// Péricles de Mello, do PT, falou no Plenário sobre as mudanças que o episódio vai causar em seu próprio mandato.// Para ele a tranquilidade de Traiano preservou a Assembleia e já promoveu uma grande transformação na Casa.// SONORA PÉRICLES Hussein Bakri, do PSC, é um dos deputados que estão no primeiro mandato na Assembleia.// Ele falou sobre a firmeza de Traiano.// SONORA HUSSEIN BAKRI O próprio Traiano falou para os manifestantes nas galerias do papel da Assembleia para o entendimento entre o governo e os cidadãos.// SONORA TRAIANO Ademar Traiano assumiu a presidência da Assembleia no dia primeiro de fevereiro deste ano.// Este é o sétimo mandato dele como deputado estadual.//
Ver mais detalhesTraiano diz que Assembleia teve papel fundamental no fim do impasse dos professores
O Presidente da Assembleia deputado Ademar Traiano, disse na tarde desta segunda-feira que a instituição teve um papel fundamental no processo de negociação entre o governo e os professores. E que tanto os parlamentares da situação como os da oposição foram importantes para que toda a pauta de reivindicações da categoria fosse atendida pelo Governo do estado. Para Traiano, a greve, que incluiu invasão do plenário, derrubada de cercas, portões e cerco ao prédio da presidência, serviu de aprendizado para os deputados, para os professores e também para a sociedade.(sonora) “Ficou evidente que os deputados podem ser adversários, mas não inimigos e que seu papel é fundamental para administrar os conflitos e contribuir para colocar fim as crises. Nada acontece se não houver a intervenção do parlamento. Os deputados, podem divergir ideologicamente, mas todos estão aqui na defesa dos interesses do Paraná. Todos os deputados, de situação e oposição, fizeram uma mediação junto ao governo do estado em busca de uma solução para esta crise”. Muito elogiado pelos deputados governistas e oposicionistas pela forma com que conduziu todo o processo, Traiano disse que a Casa colocou em prática uma política que “combinou tolerância e o diálogo que permitiu que um conflito, potencialmente desastroso, terminasse sem incidentes mais graves. E pediu a compreensão dos professores que continuaram ocupando as galerias do legislativo para acompanhar as sessões, mesmo sem projetos na pauta.(sonora)As posições de Traiano e a forma como conduziu a Assembleia durante a greve dos professores foi elogiada pelo deputado Péricles de Mello, do PT, que considerou a postura de tolerância e equilíbrio adotada por ele como “um avanço” e pelo deputado Hussein Bakri, do PSC.De Curitiba, Cláudia Ribeiro
Ver mais detalhesRomanelli anuncia medidas que atendem pauta de professores
O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PMDB, anunciou na tarde desta quarta-feira no plenário da Casa, o resultado da reunião entre Governo do Estado e professores, que aconteceu durante a manhã e enumerou os avanços conquistados pela categoria. Segundo Romanelli, todos os pontos da pauta de reivindicações foram atendidos, graças a um debate amplo com a direção da APP Sindicato, que representa os professores e também aos deputados da base do governo e da oposição. Entre os avanços estão por exemplo, o pagamento dos professores contratados ano passado pelo PSS, o Processo Seletivo Simplificado. Ao todo, foram liberados R$ 70 milhões de reais. O líder do governo garantiu ainda que o PDE, Plano de Desenvolvimento da Educação, vai ser retomado no segundo semestre O PDE permite que os profissionais da educação se qualifiquem para progredir na carreira. O governo também se comprometeu a contratar professores e pedagogos aprovados em concurso público e não extinguir turmas. E Romanelli ainda garantiu que as licenças especiais, que seriam suspensas, podem voltar a ser pedidas em agosto. Outra conquista anunciada foi que o terço de férias que o governo iria pagar em duas parcelas vai ser quitado no mês que vem. Para Romanelli, um conjunto de medidas que foi além do que pediam os professores.(sonora)Para o líder da oposição, o deputado Tadeu Venéri, do PT, a mobilização foi fundamental para que o governo atendesse às reivindicações. Ele também avalia de forma positiva o fim da comissão geral, que vai deixar de ser utilizada na Casa. Com o fim da Comissão geral, os projetos passarão a ser amplamente debatidos pelos deputados e até pela população, antes de serem votados.(sonora)Agora só depende do sindicato dos professores a retomada das aulas. Eles estão em greve há 17 dias. De Curitiba. Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes