RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Em site próprio, CPI da Telefonia Móvel recebe reclamações e denúncias sobre qualidade do serviço
A população tem mais um canal para formalizar denúncias em relação à telefonia móvel.//A CPI que trata do tema, na Assembleia Legislativa, lançou um site para informar sobre andamentos dos trabalho e receber opiniões sobre a qualidade dos serviços.//Para o deputado Leonaldo Paranhos, do PSC e presidente da Comissão, o site faz parte de um conjunto de ações para registrar a avaliação dos paranaenses sobre os serviços prestados pelas operadoras e para estimular a população a buscar soluções para os problemas encontrados.//SONORA PARANHOSO site apresenta agenda dos trabalhos da CPI, relatórios das ações, vídeos, notícias e informações sobre a telefonia móvel, além de uma sessão para o envio de reclamações.//Para acessar o site, o endereço é o www.cpiparana.com.br ou entrar no site da Assembleia Legislativa, www.alep.pr.gov.br e clicar no link da CPI.//
Ver mais detalhesFlávio Arns apresentará balanço das ações do Governo do Estado na área da Educação, na segunda-feira (6)
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, apresentará nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, um relatório das ações realizadas pelo Governo do Estado na área da Educação.//Em seu pronunciamento, o secretário vai destacar as ações já realizadas para melhorar o atendimento às escolas, pais e alunos e de valorização dos profissionais da área.//Arns deverá, ainda, abordar projetos que já foram debatidos e aprovados pelos deputados neste ano, como o que garante a ampliação da hora-atividade para os professores e, o que dá o direito a progressos de carreira aos funcionários das escolas.//Outro tema que poderá ser abordado é a contratação de 17 mil professores desde janeiro de 2011 para atuação em duas mil e duzentas escolas do Paraná.//A apresentação está marcada para acontecer durante o Grande Expediente da sessão plenária, que começa às duas e meia da tarde deste dia 6.//
Ver mais detalhesAssembleia e Sindicato dos Auditores lançam Prêmio Gestor Público do Paraná na terça-feira (7)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, e o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado, Agenor Carvalho Dias, lançam na próxima terça-feira, dia sete, o Primeiro Prêmio Gestor Público Paraná.//Para Rossoni, a premiação vai motivar as equipes de trabalho dos municípios e estimular o aperfeiçoamento do desempenho dos próprios gestores.//O prêmio tem a finalidade de reconhecer e premiar os gestores públicos municipais do Paraná que desenvolvam boas práticas administrativas e projetos de administração pública que tragam resultados positivos para as comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento social e econômico.//O prêmio também vai incentivar os municípios a adotarem metodologias de planejamento, execução e controle de projetos, com a medição dos resultados obtidos.//Todos os municípios do Paraná poderão participar do Prêmio Gestor Público.//A apresentação acontece em ato público, marcado para às cinco da tarde do dia sete de maio, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//
Ver mais detalhesDeputado Bernardo Carli assina moção de repúdio à PEC 37
O deputado estadual Bernardo Ribas Carli, do PSDB, esteve na sede do Ministério Público do Paraná em Guarapuava, nesta quinta-feira, onde se reuniu com os promotores de Justiça Willian Gil Pinheiro Pinto e Fabio Cirino.//Durante a visita, Carli assinou uma moção em repúdio à PEC 37, que pretende suprimir o poder de investigação criminal dos promotores e procuradores de Justiça.//O deputado destacou seu apoio aos promotores e aos movimentos que têm sido realizados contra a proposta, que está para ser votada pelo plenário da Câmara Federal.//Bernardo afirmou que, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, o desvio de verbas, a corrupção, abusos cometidos no governo e as violações de direitos humanos.//
Ver mais detalhesSessão solene na Assembleia Legislativa presta homenagens ao Clube dos Desbravadores
Autoridades e lideranças religiosas participaram no final da tarde desta terça-feira, na Assemblei Legislativa, da sessão solene de homenagem aos Clubes dos Desbravadores do Paraná, um movimento mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.//Proposto pelo deputado Artagão de Mattos Leão Júnior, do PMDB, o evento serviu também para marcar o Dia Mundial dos Desbravadores, comemorado no dia 28 de abril.//Mattos Leão lembrou que o clube está presente em mais de 160 países e falou das atividades do grupo.//SONORA MATTOS LEÃOOs Clube dos Desbravadores foi fundado em 1950 e é direcionado a crianças de 10 a 15 anos que se reúnem uma vez por semana para desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.//
Ver mais detalhesAssembleia aprova isenção do ICMS para o diesel usado no transporte coletivo
Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa, o projeto de lei do Governo do Estado que concede aos municípios do Paraná com mais de 140 mil habitantes a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do óleo diesel usado no transporte coletivo.//A medida, conforme o Executivo, garante o benefício para 21 municípios e atende cerca de cinco milhões de pessoas em todo o estado, passageiros do sistema integrado, conforme explica o líder do Governo no Legislativo, deputado Ademar Traiano, do PSDB.//SONORA TRAIANONa justificativa do projeto, o Governo afirma que o subsídio deve ser repassado para a população, através da redução nos preços das passagens do transporte coletivo.//De acordo com o Executivo, o subsídio atende, os municípios de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Paranaguá, Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Araucária, Contenda, Pinhais e Piraquara.//A aprovação da proposta significa que o Governo do Estado deixa de arrecadar R$ 38 milhões por ano em ICMS.//
Ver mais detalhesCCJ aprova cinco mensagens do Executivo e adia votação de duas
Duas das sete mensagens do Poder Executivo que estavam na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para a sessão desta terça-feira tiveram a votação adiada, atendendo pedido de vistas dos deputados petistas Péricles de Mello e Elton Welter.//Dessa forma, não foram analisados o projeto que integra várias entidades em uma só autarquia denominada Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e o projeto que autoriza o Poder Executivo a instituir a empresa sob a denominação de Imprensa Oficial-Paraná.//Entre as proposições aprovadas está o projeto que institui o Programa de Recuperação de Ativos adquiridos durante o processo de privatização do Banco do Estado do Paraná.//O contratos feitos com o Banestado e não pagos somam um bilhão e meio de reais, mas o Governo pretende recuperar pelo menos R$ 200 milhões com a proposta.//
Ver mais detalhesReuniões itinerantes e relatórios da Comissão de Defesa do Consumidor auxiliarão trabalho da CPI da Telefonia
Os membros da CPI da Telefonia Móvel realizaram uma reunião de trabalho na manhã desta terça-feira, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.//O objetivo, segundo adiantou o presidente da comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), foi o de definir estratégias para levar a discussão sobre o problema dos serviços prestados pelas operadoras ao interior do estado.//Entre as ações aprovadas está a consulta à população de todo o Paraná sobre a satisfação em relação ao serviço de telefonia celular, conforme explica Paranhos.//SONORA PARANHOSOs deputados Nereu Moura e Gilberto Martin, do PMDB, Bernardo Carli, do PSDB e Professor Lemos, do PT, participaram da audiência.//
Ver mais detalhesAudiência Pública na Assembleia debaterá Lei de Incentivo ao Esporte
Na quarta-feira da semana que vem, a Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado André Bueno, do PDT, promoverá audiência pública no Plenarinho da Casa.//O encontro, que terá início às nove da manhã, irá debater a criação da Lei de Incentivo ao Esporte no estado do Paraná.//Além de diversas autoridades estaduais e esportistas, participarão da audiência o deputado federal Acelino Popó Freitas, do PRB da Bahia, e o consultor em Direito Desportivo e do Trabalho, Heraldo Panhoca, um dos idealizadores da Lei Pelé e especialista em leis de incentivo.//No ano passado, os deputados aprovaram o projeto da lei estadual na Assembleia Legislativa, mas a iniciativa foi vetada pelo governador alegando que, de acordo com a legislação brasileira, somente o Poder Executivo poderia propor uma lei nesse sentido.//Para André Bueno, o objetivo é discutir a ideia com a sociedade, uma vez que há o compromisso do Governo em atender os esportistas paranaenses com o benefício.//
Ver mais detalhesDois projetos do Executivo passaram em redação final, nesta segunda-feira
Dois projetos do Poder Executivo foram aprovados, nesta segunda-feira, em redação final, última etapa do processo em Plenário.//Um dos projetos extingue na Polícia Militar do Paraná o quadro de oficiais de administração e cria o quadro especial de oficiais da PM.O outro é o projeto que incorpora os funcionários das escolas da rede estadual ao plano de cargos e salários e dá a eles o direito a progressões na carreira, conforme explica o líder do governo, deputado Ademar Traiano, do PSDB.//SONORA TRAIANOComo receberam aprovação em redação final, as duas propostas seguem para sanção (ou veto) governamental.//
Ver mais detalhesProjeto que obriga restaurantes a informar sobre as calorias dos alimentos recebe emenda
O projeto de lei do deputado Pastor Edson Praczyk, do PRB, que obriga a especificação nos cardápios da quantidade de calorias dos alimentos em restaurantes e similares recebeu emenda substitutiva geral na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira.//Com a mudança, a proposta volta à Comissão de Constituição e Justiça.//A emenda inclui a necessidade de informar sobre a presença de glúten e lactose nos alimentos ofertados nos cardápios.A questão já era tratada por projeto do deputado Hermas Brandão Junior, do PSB, que havia sido anexado por se tratar de tema similar.//O deputado Pastor Edson, explicou que a emenda, de sua autoria e de Hermas Junior, unifica os textos das duas propostas iniciais.//SONORA PRACZYKDurante a sessão, a nutricionista Sônia Barbosa, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná, defendeu a importância da alimentação saudável fora do lar.//
Ver mais detalhesCPI da Telefonia Móvel realiza primeira reunião nesta terça-feira (30)
A CPI da Telefonia Móvel realiza nessa terça-feira, às 11horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, a sua primeira reunião de trabalho.//Criada em novembro de 2012, a CPI só passou a funcionar na semana passada, quando os deputados Leonaldo Paranhos, do PSC, e Nereu Moura, do PMDB, aceitaram assumir a presidência e a relatoria da comissão.//Também fazem parte da CPI os deputados Bernardo Carli, do PSDB, Gilberto Martin, do PMDB, Professor Lemos, do PT, Roberto Accioly, do PV e Luiz Carlos Martins, do PSD.//
Ver mais detalhesEm audiência pública Quinteiro lança "Programa Maringá Sem Violência"
O deputado Wilson Quinteiro, do PSB, lançou o programa Maringá Sem Violência, durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa realizada na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Maringá.//De acordo com o parlamentar, a proposta pretende envolver a sociedade organizada para discutir ações concretas e criar um modelo de organização que possa ser aproveitado para todo o estado.//Participaram do encontro representantes regionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho de Segurança Municipal e autoridades locais.O deputado Mauro Moraes, do PSDB e presidente da Comissão de Segurança da Assembleia, aproveitou o momento para divulgar as ações que o governador Beto Richa têm feito pela segurança do Paraná, como a entrega de mil e quinhentas viaturas para as Polícias Civil e Militar.//
Ver mais detalhesPlauto destaca importância da instalação da energia elétrica para desenvolvimento de Imbituva
O deputado Plauto Miró, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, participou na última sexta-feira da solenidade comemorativa do centenário de implantação da energia elétrica em Imbituva, nos Campos Gerais.//A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito do município, Bertoldo Rover, vereadores, deputados e descendentes das famílias que viveram o momento histórico.//Plauto disse estar orgulhoso de participar da solenidade que comemora um momento fundamental para o desenvolvimento e progresso do município.//A solenidade foi prestigiada pelo chefe de relações institucionais da vice-presidência da República, Rodrigo da Rocha Loures; do deputado federal Sandro Alex; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Rosemarie Pimpão e do prefeito de Irati, Odilon Burgath.//O contrato que garantiu a instalação de energia elétrica em Imbituva foi assinado no dia 31 de janeiro e 1913.//
Ver mais detalhesProjetos do Executivo irão a votação final, nesta segunda
A sessão plenária desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa terá uma pauta formada por seis projetos de lei e mais 25 indicações parlamentares.//Em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário, está o projeto de lei complementar do Poder Executivo que incorpora o direito a progressões de carreira aos funcionários das escolas da rede estadual.//Depois de concluída essa etapa, a proposta seguirá para sanção ou veto governamental.//Também em redação final será votada outra proposição do Executivo; a que extingue na Polícia Militar do Paraná o quadro de oficiais de administração e cria o quadro especial de oficiais da PM.//
Ver mais detalhesLançada em Pernambuco a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais
A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais e a Assembleia Legislativa de Pernambuco lançaram nesta quinta-feira, a Décima-Sétima Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.//O evento é o maior encontro parlamentar da América Latina e vai acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, de 21 a 24 de maio.//Para o presidente da Unale, o deputado paranaense Artagão Júnior, do PMDB, a expectativa é de mais de mil participantes e de um recorde com a realização 20 eventos paralelos.//Entre os temas a serem debatidos estão as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, federalismo e o endividamento dos estados.//
Ver mais detalhesAssembleia e Sindicato de Auditores firmam parceria para avaliar boas práticas de gestão
A Assembleia Legislativa firmou parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado para integrar o Primeiro Prêmio Gestor Público do Paraná.//O Poder Legislativo será um dos parceiros, além do Tribunal de Contas do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência de Fomento do Paraná, que vão compor uma comissão de avaliação das iniciativas.//Para o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, a premiação vai motivar as equipes de trabalho e os gestores dos projetos nos municípios.//SONORA ROSSONIPara Agenor Carvalho Dias, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais, a iniciativa irá premiar os projetos que mais trazem melhores resultados ao cidadão.//SONORA AGENORO lançamento do prêmio será no dia sete de maio, na Assembleia Legislativa.//A premiação já acontece há doze anos, no estado do Rio Grande do Sul.//
Ver mais detalhesProjeto inclui Marumbi e Santo Inácio na Região Metropolitana de Maringá
O deputado Alexandre Curi, do PMDB, apresentou em plenário projeto de lei complementar propondo a inclusão dos municípios de Marumbi e Santo Inácio na Região Metropolitana de Maringá.//De acordo com o parlamentar, a história de formação das duas cidades tem profunda ligação com Maringá e os municípios mantêm também importantes ligações geográficas.//Atualmente, a Região Metropolitana de Maringá é constituída pelos municípios de Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Floresta, Dr. Camargo, Itambé, Astorga, Ivatuba, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Cambira, Presidente Castelo Branco, Flórida, Santa Fé, Lobato, Munhoz de Mello, Floraí, Atalaia, São Jorge do Ivaí, Ourizona e Nova Esperança.//
Ver mais detalhesNutricionista fará alerta sobre a importância da alimentação saudável fora do lar
A nutricionista Sônia Regina Barbosa, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da Oitava Região - Paraná, falará na Assembleia Legislativa, na sessão plenária de segunda-feira, dia 29, no horário do Grande Expediente.//Sônia abordará a importância de uma alimentação saudável fora do lar.//O tema vem sendo discutido em todo o país através de uma campanha institucional do Conselho Federal de Nutricionistas, com o apoio das entidades regionais.//O objetivo da iniciativa é orientar o público sobre as escolhas na hora de fazer as refeições em restaurantes e lanchonetes e conscientizar os empresários sobre o papel do nutricionista em seus estabelecimentos.//Sônia falará atendendo a proposição do deputado Pastor Edson Praczyk, do PRB.//
Ver mais detalhesComissão de Esportes debate construção de Centro de Treinamento Paradesportivo
O projeto de construção de um Centro de Treinamentos Paradesportivo em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi tema de reunião da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira.//O encontro aconteceu por proposição do deputado Ney Leprevost, do PSD, e teve a participação de membros do Governo do Estado, de atletas e do presidente da Associação de Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini.//Conforme afirmou o parlamentar, o objetivo foi ampliar o debate para que o Executivo estadual possa prosseguir e buscar recursos do governo federal para execução do complexo esportivo.//SONORA NEYSegundo Mauro Nardini, a construção custaria em torno de 136 milhões de reais e contemplaria 21 modalidades esportivas, para a formação de crianças, jovens, adultos e idosos.//Durante o evento, a Comissão de Esportes homenageou os paratletas Anderson Ribas da Silva, Claudiomiro Segatto, Daniel Jorge da Silva, Eliseu dos Santos, Emerson Carvalho, Ezequiel Babes, Irajá de Brito Vaz, José Agmarino de Jesus Coelho, Maria Luiza Pereira Passos, Márcia Menezes, Moisés Domingues Batista, Sandro Colaço e Welder Camargo Knaf, com a entrega de uma menção honrosa.//
Ver mais detalhes