Assembleia concede título de Cidadão Honorário ao ex-governador Jayme Canet

29/02/2012 17h12 | por Nádia Fontana
Foi aprovado nesta quarta-feira (29), em redação final, pelo Plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 818/11, concedendo o título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-governador Jayme Canet Júnior. “É um reconhecimento desta Casa de Leis aos serviços prestados pelo ex-governador Jayme Canet ao nosso Estado”, explica o deputado Hermas Brandão Junior (PSB), autor da proposição.
Na justificativa do projeto o parlamentar lembra que Jayme Canet Júnior nasceu em Ourinhos, São Paulo, no dia 19 de Janeiro de 1925, filho de Jayme Canet e Anita Lopes Canet. Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar 19 de Dezembro, em Curitiba, e no Colégio Belmiro Cesar. O pré-universitário foi cursado no antigo Colégio Paranaense. Ingressou no curso superior na Escola de Engenharia, mas não concluiu a carreira universitária, optando pela atividade no comércio e na agricultura. Prosperou nesta área, tendo representado o Paraná na Junta Administrativa do Instituto Brasileiro do Café.
Trajetória – O livro “História Biográfica da República no Paraná”, de David Carneiro e Túlio Vargas, registra a trajetória pública de Canet, iniciada com seu engajamento na corrida eleitoral de 1960, ao apoiar e coordenar a campanha do governador Ney Braga. Canet fez o mesmo na sucessão de Ney, ao exercer papel preponderante no movimento político que levou Paulo Pimentel ao Palácio Iguaçu.
Canet ocupou importantes cargos na administração pública. Foi presidente da empresa Café do Paraná, do Banco do Estado do Paraná, e vice-governador no período de 1973-1975. Foi eleito governador pela Assembléia Legislativa em 3 de outubro de 1974, tomando posse em 15 de março do ano seguinte.
A proposição aprovada no Legislativo segue agora para sanção governamental.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação