Assembleia divulga os 32 projetos do programa Geração Atitude 2019 As propostas apresentadas pelos estudantes da rede pública estadual poderão se transformar em leis estaduais. Confira os vencedores.

18/10/2019 14h29 | por Eduardo Santana
Os 32 classificados integram a Caravana da Cidadania e virão a Curitiba para conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.

Os 32 classificados integram a Caravana da Cidadania e virão a Curitiba para conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Os 32 classificados integram a Caravana da Cidadania e virão a Curitiba para conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.

Após a análise dos 262 projetos inscritos pelos estudantes de todos os Núcleos Estaduais de Educação para participar da 5ª edição do Geração Atitude, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) selecionou os 32 alunos da rede pública estadual que vão participar da Caravana da Cidadania, fase do programa que dá aos jovens autores a oportunidade de virem a Curitiba, conhecer a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, defender a proposta apresentada em plenário e, futuramente, poder ter as suas ideias transformadas em leis estaduais. Esta é a próxima etapa do Geração Atitude 2019, uma parceria entre os Poderes Legislativo, através da Diretoria de Comunicação, Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria da Juventude, Judiciário, e pelo Ministério Público estadual, para estimular o debate político e promover o exercício da cidadania entre os jovens paranaenses.

Todos os 32 Núcleos de Educação se envolveram no programa e os projetos de lei foram enviados de municípios localizados em todas as regiões do estado. A maioria das propostas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, cidadania e tecnologia. A banca composta por integrantes do Legislativo paranaense analisou a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade.

Agora, os autores dos projetos selecionados, juntamente com os professores orientadores, virão à Curitiba para participar da Caravana da Cidadania, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro. Na viagem, os alunos poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná, além de participar de uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor.

“O Geração Atitude propicia o despertar do interesse desses jovens pela vida política do estado e nada melhor do que promover a aproximação dos estudantes com o Poder Legislativo e de todas as instituições do estado do Paraná” afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Alep.

O programa - O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Coordenadoria da Juventude vinculada ao Governo do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Confira a seguir a relação dos estudantes autores dos 32 melhores projetos de lei apresentados e selecionados para participar da Caravana da Cidadania, em Curitiba:

1 - Mariane Silvério

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Toledo

Projeto: Dispõe da criação do programa Paraná Consciente, destinado à compreensão do Orçamento Público pelos jovens do Ensino Médio e Técnico da Rede Pública estadual.

 

2 – Marcos Gabriel Ortega

Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Cruzeiro do Sul

Projeto - Institui o Programa Programando o Futuro, que tem por objetivo levar o ensino de linguagens de programação, como atividade extracurricular, nos estabelecimentos públicos de ensino médio no estado do Paraná.

 

3 - Cleverson Douglas Maciel de Almeida Junior

Colégio Estadual Professora Renné Carvalho de Amorim – Pontal do Paraná

Projeto: Estabelece a distribuição do texto integral e atualizado da Constituição Federal para alunos das escolas da rede pública de ensino no Estado do Paraná e dá outras providências.

 

4 - Naielle Gerber Becher

Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper – Manoel Ribas

Projeto: Regulamenta normas para o gerenciamento de materiais eletrônicos não mais utilizados no Estado do Paraná.

 

5 - Tayla Monique da Silva Esser

Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper – Manoel Ribas

Projeto: Regulamentar o uso de papel reciclável e atividades escolares online nas instituições públicas.

 

6 - Jean Aparecido Amarcilio de Jesus

Colégio Estadual Cecília Meireles – São Pedro do Paraná

Projeto: Institui-se o Parlamento Jovem Municipal cujo objetivo é o preparo dos jovens para o exercício da cidadania.

 

7 - Marcos Vinícius Martinson

Colégio Estadual José Pioli – Itaperuçu

Projeto: Regulamenta que os colégios estaduais concedam um curso de empreendedorismo para os alunos do Ensino Médio

 

8 - Welington Aparecido Ramos

Colégio Estadual Conselheiro Carrão – Assaí

Projeto: Regulamenta a obrigatoriedade da adoção de tecnologias verdes em construções de infraestruturas com mais de 200 m² de áreas construída.

 

9 - Emylly Camille Santos Modaelli

Colégio Estadual Duque de Caxias – Goioerê

Projeto: Institui o Projeto de Prevenção aos Transtornos Psicológicos, que tem por objetivo promover conhecimento e tratamento evitando o suicídio.

 

10 - Kethilyn Eduarda Ribeiro Lírio

Colégio Estadual Itacelina Bittencourt – Cianorte

Projeto: Estabelece que cada Instituição de Ensino capacite professores e/ou funcionários com o curso de Primeiros Socorros.

 

11 - Thyago Cordeiro Santos

Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá

Projeto: Dispõe opção para o cidadão paranaense, fazer doação de recursos para APMF das escolas públicas do Programa Nota Paraná.

 

12 - Bruna Aparecida Luz

Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade – Nova Tebas

Projeto: Institui a Semana de Estudos O Direito de Educar e de ser Educado.

 

13 - Diogo Lopes dos Santos

Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná – Ventania

Projeto: Institui a obrigatoriedade de ter profissionais da psicologia para atuar em Instituições de Ensino do Paraná.

 

14 - Letícia Marques Leão

Colégio Estadual do Campo Carbonera – Maria Helena

Projeto: Dispõe sobre o livro didático e literaturas digital disponíveis aos alunos da Educação Básica.

 

15 - Julia Vitória Castro da Silva

Colégio Estadual Dom Bosco – Cianorte

Projeto: Estabelece que cada Instituição de Ensino realize palestras sobre Educação Financeira.

 

16 - Adriano Henrique Kertelt

Colégio Estadual do Campo Gonçalves Júnior – Irati

Projeto: Estabelece a Semana da Cidadania do Jovem do Campo, que tem por objetivo o intercâmbio entre as escolas do campo e suas respectivas comunidades, proporcionando atividades culturais, gastronômicas, esportivas, palestras e workshops, bem como a emissão e regularização de documentos.

 

17 - Hesdrielly R. dos Santos

Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello – Castro

Projeto: Dispõe sobre o fornecimento gratuito de carteirinha para todos os estudantes e professores da Rede Estadual de Educação do Paraná.

 

18 - Érica de Oliveira Machado

Colégio Estadual João XXIII – Mamborê

Projeto: Dispõe sobre a instalação de computadores individuais nas Câmaras de Vereadores do Estado do Paraná.

19 - Ariane Dias Grego

Colégio Estadual Carmela Dutra – Guaraci

Projeto: Estabelece a inserção de um profissional formado em psicologia nas redes públicas de ensino.

 

20 - Michael Gabriel Borges Diniz

Colégio Cora Coralina – Sarandi

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de calçadas permeáveis nas zonas urbanas nos municípios do Estado do Paraná.

 

21 - Paola Mocellin

Colégio Estadual Santa Catarina – Coronel Domingos Soares

Projeto: Autoriza a contratação de Professor Especialista em Educação Especial, para promoção da educação inclusiva em escolas do campo de pequeno porte.

 

22 - José Eduardo Saragoza García

Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira – Apucarana

Projeto: Institui o programa Literatura em ação, tem por objetivo o incentivo a leitura e desenvolvimento de novas habilidades.

 

23 - Beatriz dos Santos Ferreira

Colégio Estadual Polivalente – Curitiba

Projeto: Estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil e fundamental, e dá outras providências.

 

24 - Ágata Cristine Lages

Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli – Curitiba

Projeto: Obrigatoriedade da presença de psicólogos nas escolas de ensino público em anos do fundamental e médio.

 

25 - Rita de Cássia de Oliveira Saplak

Colégio Estadual do Campo Prefeito Antonio Witchemichen – Prudentópolis

Projeto: Institui a obrigatoriedade da implantação do projeto "Escola sustentável - Artesanato e bem-estar" nas escolas públicas do Paraná.

 

26 - João Ricardo Monteiro Cruz

Colégio Estadual Vera Cruz – Mandaguari

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e manutenção de câmeras de monitoramento no interior dos veículos de transporte escolar da rede pública e dá outras providências.

 

27 - Anna Luiza De Col Pinheiro

Colégio Estadual Altair Mongruel – Ortigueira

Projeto: Estabelece a implantação de laboratórios e projetos pilotos para a introdução da robótica no meio educacional público.

 

28 - Adaildo Augusto Okopnik Santos

Colégio Estadual João XXIII – Mamborê

Projeto: Institui a obrigatoriedade da capacitação específica sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo aos profissionais da rede pública de ensino.

 

29 – Gabriele Sales da Silva

Colégio Estadual do Campo do Palmital – Boa Esperança

Projeto: Cria o programa "Dia D: propostas de sustentabilidade com o uso do plástico nas escolas" e dá outras providências.

 

30 - Maria Alexandra da Silva

Colégio Estadual Hermínia Lupion – Ribeirão do Pinhal

Projeto: Institui a obrigatoriedade da construção de rampas e outras obras de acessibilidades nas escolas estaduais do Paraná e dá outras providências.

 

31 - Lucas Mateus de Jesus Marsuchelo

Colégio Estadual Professor Malvino de Oliveira - Porecatu

Projeto: Institui o Programa Meu Primeiro Voto, com o objetivo de aumentar a representatividade da juventude nos processos eleitorais.

 

32 - Matheus Spontoni da Silva

Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa – Icaraíma

Projeto: Institui a Semana Municipal da Doação de Sangue em todas as cidades do Estado do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação