Assembleia homenageia Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus IG-Mathe reúne produtores de região com tradição centenária na coleta, processamento e produção de erva-mate e desde 2017 tem o certificado IG conferido pelo INPI.

13/09/2019 09h07 | por Vanderlei Rebelo
Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul receberá homenagem na Assembleia Legislativa

Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul receberá homenagem na Assembleia LegislativaCréditos: Arte: Divulgação

Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul receberá homenagem na Assembleia Legislativa

Por iniciativa do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri (PSD), a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe) será homenageada pelo Poder Legislativo em sessão solene convocada para a quarta-feira (18), às 18 horas, no plenário da Casa.

“Essa homenagem é mais do que um gesto simbólico. É uma demonstração de que todo o poder público estadual – Governo do Estado e Assembleia Legislativa – está imbuído de ajudar o setor com medidas que alavanquem ainda mais a produção e, consequentemente, a economia da região”, disse o deputado Bakri. “Além disso, a erva-mate do Sul do Paraná é reconhecida pela qualidade do produto”.

A IG-Mathe reúne produtores de uma região com tradição centenária na coleta, processamento e produção de erva-mate, que alavancou um importante ciclo econômico paranaense no século XIX. Este know-how foi reconhecido em setembro de 2017 com a obtenção do IG (indicação geográfica), conferido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento.

Isso tornou a IG-Mathe a primeira entidade de produtores de erva-mate do País a obter este certificado de procedência, um carimbo de excelência do produto que indica discriminação do território, métodos de produção, história e notoriedade – tudo formalmente comprovado. Na prática, isso significa valorização do produto e a abertura de mercados potenciais, inclusive no exterior.

Para atingir este status, os produtores contaram com importantes parceiros, como a Universidade Federal do Paraná, o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria do Mate do Paraná (Sindimate), cujo apoio consolidou a adoção de boas práticas agrícolas pelos produtores que participaram do projeto.

A IG-Mathe reúne produtores dos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo, além de São Mateus do Sul, com a participação de cinco ervateiras: Maracanã, Baronesa, Taquaral, Baldo e Morandi.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação