Assembleia Legislativa homenageia os 50 anos do Grupo Educacional Opet E meio século, o Opet já formou mais de 240 mil alunos desde a educação básica até a pós-graduação. Está presente em 11 estados, 99 redes municipais e em dezenas de escolas privadas.

22/08/2023 20h35 | por Antônio Dilay
Solenidade acontece na noite desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia.

Solenidade acontece na noite desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade acontece na noite desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia.

Solenidade acontece na noite desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade acontece na noite desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira (Podemos) realizou nesta terça-feira (22) a sessão solene em homenagem aos 50 anos do Grupo Educacional Opet com homenagem póstuma ao seu fundador, professor José Antônio Karam.

O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973 na cidade de Curitiba, fundado pelo professor José Antônio Karam (1947-2021), como uma pequena escola de cursos profissionalizantes denominada Organização Paranaense de Ensino Técnico (Opet) e, após 50 anos é responsável por uma estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Graduação, Editora, Sistema de Ensino e Instituto de Educação e Cidadania.

O proponente da sessão solene, deputado Fabio Oliveira (Podemos), destacou que “não há como pensar na história educacional do Paraná, sem considerar os diversos grupos educacionais aqui do estado e um deles é a Opet. A história da Opet e da educação paranaense correm de maneira paralela, que hoje já é referência nacional. Além do reconhecimento aos 50 anos da instituição, nós queremos homenagear seu fundador, José Karam e o legado que ele deixou para todos nós. Desejamos que este grupo continue, por pelo menos mais 50 anos, nos transmitindo conhecimento e a educação exitosa que todos reconhecemos”.

O deputado Denian Couto (Podemos), 1º secretário da sessão solene, disse que “a relação pessoal com o Grupo Educacional Opet faz parte da minha vida, eu sou professor do curso de Direito da UniOpet há dez anos e sei da seriedade do Grupo, sei do trabalho desenvolvido pelo professor Karam que é de excelência. A Opet orgulha a educação paranaense, forma estudantes de maneira correta, com ética, um trabalho exemplar. É uma instituição de ensino que merece o galardão que recebe hoje, mas principalmente a história construída pelo professor Karam. A família Karam tem o DNA da educação e por isso eu desejo muito sucesso e que se mantenha firme no propósito de quem trabalha com a educação, que é de formar estudantes éticos e comprometidos com o interesse público, com o interesse social, porque é assim que eu vejo o trabalho do Grupo Opet”.

Também prestigiaram a sessão solene o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, senhor Ricardo Rocha de Oliveira e os vereadores de Curitiba Sabino Pícolo (União Brasil) e Leônidas Dias (Solidariedade), que saudou os homenageados e disse que “a família Karam construiu ao longo de 50 anos construiu, em cima de muito trabalho e dedicação uma história de formação acadêmica, profissional, gerando empregos, renda e oportunidades para as pessoas que tanto precisam”.

A sessão solene contou com a presença de familiares, amigos e colaboradores da instituição de ensino e na ocasião foi entregue a esposa do fundador, senhora Regina Karam, o diploma de Menção Honrosa Póstuma pela “dedicação visionária na construção do conhecimento dos paranaenses”. Também foram entregues diplomas de menção Honrosa da Assembleia legislativa para Grupo Educacional Opet em seus 50 anos de fundação “transformando vidas e desenvolvendo a sociedade paranaense”.

Para a família representada pela esposa do professor José Antônio Karam, senhora Regina Karam, “esta homenagem é o reconhecimento por todo trabalho efetuado pela nossa empresa, com muito amor e com muita vida. A educação para a nossa família sempre foi muito importante e o legado do meu marido nos enche de esperança para que possamos ainda estar por aqui por muito tempo na conquista de muitas vitórias como tivemos até hoje”.

Além da esposa, senhora Regina Karam, também estiveram presentes os filhos Daniele Karam, Luciano Karam e Adriana Karam Koleski, atual presidente do Grupo.

Em 50 anos, a Opet já formou mais de 240 mil alunos desde a educação básica até a pós-graduação. Está presente em 11 estados, em 99 redes municipais e em dezenas de escolas privadas. A editora, em 2023 já atendeu 467 mil alunos e o Centro Universitário UniOpet oferece mais de 40 cursos na graduação, pós-graduação nas modalidades presencial, EAD e híbrido.

A presidente do Grupo Educacional Opet e atual reitora da Centro Universitário Opet, senhora Adriana Veríssimo Karam Koleski, contou que “é uma honra receber esta homenagem porque significa ter reconhecido a contribuição do Grupo Opet, em especial o esforço do professor Karam, nosso fundador. Então nos sentimos tomados de um enorme sentimento de gratidão por esta homenagem que a gente recebe hoje”.

O Grupo Educacional Opet

O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973 na cidade de Curitiba, resultado dos esforços do professor José Antônio Karam (1947-2021). Surgiu como uma pequena escola de cursos profissionalizantes, a “Organização Paranaense de Ensino Técnico” (Opet), com foco em um mercado de trabalho voltado para atender à crescente demanda de várias empresas que estavam se instalando na capital paranaense. Nos anos de 1980 e 1990, a escola passou a oferecer ensino regular, ensino superior e pós-graduação. Montou a Editora Opet, que se especializou em sistemas de ensino e se consolidou no ensino superior com o Centro Universitário UniOpet, que oferece formação em áreas que vão do Direito à Biomedicina.

Editora Opet

A Editora Opet foi fundada em 1993 com a missão de produzir os materiais didáticos, na época, apostilas para os cursos e para o ensino regular ofertados pela Opet. Em seguida passou a distribuir para outras instituições de ensino privadas e redes públicas de ensino. Livros didáticos, paradidáticos e ferramentas educacionais digitais são os recursos fornecidos pela editora para dar suporte ao trabalho docente e aprendizagem dos estudantes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação