Assembleia recebe comitiva da segunda maior província chinesa, que busca mais parcerias com o Paraná Deputados de Jiangsu foram recebidos pela deputada Maria Victoria (PP) e pelo presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto.

17/05/2018 13h29 | por Eduardo Santana.
Visita da Comitiva Chinesa a Alep na manhã desta quinta-feira (17).

Visita da Comitiva Chinesa a Alep na manhã desta quinta-feira (17).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Visita da Comitiva Chinesa a Alep na manhã desta quinta-feira (17).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu na manhã desta quinta-feira (17) uma comitiva de parlamentares do Congresso Popular da Província de Jiangsu, na China. O grupo foi recebido no Salão Nobre da Casa pela deputada Maria Victoria (PP), presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, e pelo diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto. Durante o encontro, os participantes debateram assuntos relacionados às parcerias comerciais já estabelecidas entre o Paraná e a província chinesa, e sobre a possibilidade de intensificar o intercâmbio de negócios entre as partes.

Para o parlamentar Wang Li, secretário-geral do Congresso Popular da Província de Jiangsu, a visita teve como principal objetivo ampliar as relações comerciais com o estado do Paraná. “Todos anos enviamos uma comitiva para cá para não perdemos o contato com as autoridades paranaenses e projetar novos negócios entre a nossa província e o Paraná. Desta vez estamos muito interessados em um intercâmbio na área de meio-ambiente”, afirmou.

Segundo a deputada Maria Victoria, é muito importante reforçar a relação empresarial e política com os chineses, uma vez que a China é o principal parceiro comercial do estado do Paraná. “Hoje a China faz um trabalho fundamental de desburocratização na área de comércio exterior, o que facilita muito a vida dos empresários e futuros empreendedores que queiram investir em terras chinesas. Temos muito o que aprender com os chineses e por isso essa visita se faz tão importante”, declarou a deputada.

De acordo com Adalberto Netto, a intenção da Agência Paraná de Desenvolvimento é fortalecer o vínculo comercial com a província de Jiangsu para num futuro próximo fechar um acordo bilateral e desenvolver uma agenda de comércio e investimentos entre as partes. “A China, para a nossa agência e para o Paraná, é uma prioridade. Nos últimos quatro anos realizamos cinco missões comerciais à China, por exemplo. E hoje, Jiangsu é a província chinesa que mais investe fora da China e tem perfil de indústria, que interessa ao Paraná. Por isso é fundamental reforçar esse vínculo”, conclui Netto.

Jiangsu – A Província de Jiangsu é a região de maior desenvolvimento econômico da China, com um PIB per capita de U$S 14 mil em 2015. Localizada na Costa Leste do país, a província tem a maior densidade demográfica, com 80 milhões de habitantes em um território que representa apenas metade da área do estado do Paraná. Tem a atividade econômica focada na indústria e na agricultura, com destaque para a produção de arroz irrigado, milho e cevada.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação