Auditores voluntários divulgam o Prêmio Gestor Público Paraná Na edição de 2019 o PGP, que tem o apoio da Assembleia Legislativa, apresenta como tópico central o tema Urbanismo – Planejar o Município é Melhorar a Vida.

15/04/2019 15h14 | por Vanderlei Rebelo

Créditos: Sindafep/Divulgação

A partir desta semana, os municípios paranaenses começam a receber a visita de auditores voluntários que vão divulgar o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP) 2019 em todo o Estado, detalhando informações sobre os prazos e incentivando a inscrição de projetos. O PGP é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (Sindafep) e que tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), onde anualmente é realizada a cerimônia de entrega dos prêmios.

O Sindafep começa a atrair novas parcerias visando ampliar o alcance do PGP/PR. A primeira delas foi firmada com a Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura (Funpar), que contribuirá na divulgação do PGP.  Outro parceiro potencial é o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que usaria os projetos premiados do PGP/PR como cases de estudos em seus cursos de Mestrado e Doutorado, onde eles seriam analisados pelos acadêmicos da UTFPR.

Gestão pública – Em seu esforço de estimular a qualificação do poder local e reconhecer a contribuição dos gestores municipais para o desenvolvimento das cidades, neste ano o PGP/PR tem como tópico central o tema Urbanismo – Planejar o Município é Melhorar a Vida. Os 399 municípios paranaenses estão aptos a participar do PGP/PR, podendo inscrever até cinco projetos – a única condição é de que eles estejam em efetiva execução no município.

A análise e o julgamento das propostas são feitos de acordo com critérios de inovação e criatividade, além da capacidade dos projetos de desenvolver políticas públicas e programas de inclusão social e de amparo a famílias socialmente vulneráveis. As inscrições foram abertas em 1º de março e podem ser feitas até o dia 31 de julho, mas o trabalho de análise de campo dos trabalhos concorrentes já se inicia em 15 de abril. Esta etapa de análise dos projetos se estende até 13 de setembro. Logo em seguida se iniciam a avaliação do Comitê Técnico e, em outubro, ocorre a apreciação da Comissão Julgadora. Os projetos classificados serão divulgados a partir de 21 de outubro. O encerramento é no dia 12 de novembro, com a entrega dos prêmios aos projetos laureados.

Os projetos inscritos no PGP-PR estão catalogados num Banco de Projetos que está à disposição de todos os gestores interessados em boas ideias e fórmulas inovadoras, que impulsionam o desenvolvimento sustentável das cidades paranaenses.