Câmara Municipal de Curitiba adere à Campanha Tampinha Paraná

05/06/2023 17h54 | por Thaís Faccio/ Maria Eduarda Buchi
Podcast No início da tarde desta segunda-feira, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, receberam o presidente da Câmara de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello, e sua esposa, Milena Fachinello.

No início da tarde desta segunda-feira, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, receberam o presidente da Câmara de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello, e sua esposa, Milena Fachinello.Créditos: Orlando Kissner/Alep

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Assembleia Legislativa amplia a Campanha Tampinha Paraná. A ação que une solidariedade e sustentabilidade chega à Câmara Municipal de Curitiba. A parceria foi selada nesta segunda-feira (5), entre a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano e a primeira-dama da Câmara Municipal de Curitiba, Milena Fachinello, esposa do presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello (PSC).

“Mais uma instituição, mais uma força para nossa campanha que foi lançada semana passada e já esteve em Londrina, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia”, disse a presidente do Conselho, Rose Traiano. “Fico muito feliz com a adesão da Câmara Municipal de Curitiba. Unindo as forças com os legislativos municipais eu tenho certeza que cada vez mais vamos poder atender mais instituições e servir como exemplo de solidariedade, sustentabilidade”, afirmou.

Primeira-dama do legislativo municipal, Milena Fachinello, sentiu-se honrada em participar da campanha. “Com certeza, é uma honra ser convidada e poder ajudar nessa campanha que irá ajudar as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Presente ao encontro o presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello (PSC), afirmou ser uma oportunidade da Câmara de Curitiba, como capital do estado participar de uma ação solidária, tão importante. “É uma forma de darmos amplitude para campanha e fazer com que ela cresça. Curitiba é a capital do estado e esperamos que a nossa adesão a essa campanha possa servir de exemplo para todas as demais 398 câmaras municipais do Estado”, comentou.

Tampinha Paraná

A Campanha Tampinha Paraná foi lançada semana passada com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. “É uma forma de a Assembleia engajar a sociedade num ato solidário e voluntário. É incentivar as pessoas a arrecadar tampinhas que iram para o lixo e que vão se transformar em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos”, explicou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

E a primeira ação do projeto aconteceu em Londrina, na sexta-feira (02), durante o seminário “Feliz Cidade dos Idosos”. Durante o evento, organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia, presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD), caixas coletoras foram disponibilizadas para que os participantes pudessem fazer suas doações.

Para participar e ser parceiro da Assembleia nessa ação de solidariedade e sustentabilidade, as entidades devem realizar um cadastro via e-mail do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia. (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br).

O que descartar

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. Na Assembleia, há quatro coletores de arrecadação espalhados para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.