Deputado defende que animais precisam ser tratados com respeito e dignidade No início deste mês, Luiz Fernando Guerra (União), foi autor de dois projetos de lei em defesa do bem-estar animal.

15/03/2023 15h01 | por Assessoria Parlamentar
“Animal não é carga. Animal é um ser vivo e merece ser tratado com respeito e dignidade. Dessa forma, os seres humanos devem zelar pela saúde física e emocional dos animais”, comenta o Deputado Luiz Fernando Guerra.

“Animal não é carga. Animal é um ser vivo e merece ser tratado com respeito e dignidade. Dessa forma, os seres humanos devem zelar pela saúde física e emocional dos animais”, comenta o Deputado Luiz Fernando Guerra.Créditos: Dálie Felberg/Alep

“Animal não é carga. Animal é um ser vivo e merece ser tratado com respeito e dignidade. Dessa forma, os seres humanos devem zelar pela saúde física e emocional dos animais”, comenta o Deputado Luiz Fernando Guerra.

Comemorado em 14 de março, o Dia Nacional dos Animais tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados e responsabilidade dos tutores, além de incentivar a adoção. Cada vez mais, a causa animal ganha atenção e espaço, dando passos importantes para o bem-estar e proteção dos animais. O tema foi discutido na Assembleia Legislativa do Paraná recentemente, onde dois projetos do deputado estadual, Luiz Fernando Guerra (União), foram aprovados.

A primeira iniciativa, diz respeito à importância das clínicas e pet shops divulgarem os canais de denúncias contra maus tratos à animais em todo o país. O projeto (504/2022), já foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa. O objetivo é que todos os estabelecimentos tenham afixados, em locais visíveis aos consumidores, placa ou cartaz com os seguintes dizeres: “Maus-tratos aos animais é crime. Denuncie. Ligue 190 ou 181 ou acesse o site da Polícia Civil do Paraná na Internet para registrar Boletim de Ocorrência (BO) de maus-tratos a animais”.

A própria aba digital denominada Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, opção que permite denúncias de maus-tratos contra animais domésticos pela internet, é fruto de uma proposta de iniciativa parlamentar do deputado Luiz Fernando Guerra, também aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. A “aba virtual” entrou em vigor no final de 2019 e já ultrapassa as 20.000 denúncias registradas, sendo o terceiro maior tipo criminal mais denunciado, perdendo apenas para tráfico de drogas e crimes ambientais.

A segunda iniciativa, assegura ao proprietário, tutor ou responsável de animais domésticos de pequeno porte, o direito de transportá-los no serviço de transporte coletivo de passageiros no Paraná. O projeto (33/2022), já foi aprovado pelo plenário e segue para sanção do Governador.

O limite é de dois animais por veículo e o peso corpóreo de cada um não pode ultrapassar 12 quilos. A proposta do Deputado Luiz Fernando Guerra moderniza uma lei já existente (19.241/2017) e acaba com o limite de horário para o transporte dos pets nos ônibus intermunicipais, que devem estar acondicionados em caixa de transporte apropriada, isenta de dejetos, água e alimentos, e que garanta a segurança, a higiene e o conforto do animal e dos passageiros. O projeto prevê ainda que a responsabilidade pela integridade física do animal é do passageiro que o conduz.

De acordo com o parlamentar, os animais precisam ser tratados com respeito e cuidado. “Animal não é carga. Animal é um ser vivo e merece ser tratado com respeito e dignidade. Dessa forma, os seres humanos devem zelar pela saúde física e emocional dos animais”, comenta o Deputado Luiz Fernando Guerra.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação