Deputado Ney Leprevost (União) protocola emendas à LDO para ajudar Santas Casas, hospitais filantrópicos e pessoas com autismo

29/05/2023 18h17 | por Assessoria Parlamentar

"A proposta é prestar auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais filantrópicos durante o exercício de 2024 ”, disse Leprevost.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Em expediente oficial encaminhado à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, solicitou emendas aditivas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) propondo ao Poder Executivo adotar medidas para consignar no orçamento, um reforço em investimentos para auxiliar às Santas Casas e demais hospitais filantrópicos, como forma de garantir o custeio de suas atividades, além de projetos voltados à garantia dos direitos das pessoas autistas, visando à ampliação da capacidade do Estado na identificação, emissão do laudo diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista.

O parlamentar explica que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. “A proposta é prestar auxílio financeiro às Santas Casas e hospitais filantrópicos durante o exercício de 2024 ”, disse Leprevost.

Defensor da bandeira da saúde, Ney Leprevost destinou através de emendas, durante seu mandato de deputado federal, mais de R$ 40 milhões de reais para ajudar hospitais, centros hospitalares, secretarias municipais de saúde e entidades de assistência social, apoio a pessoa com deficiência, acolhimento de crianças e longa permanência de idosos.

Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos autistas e em garantir seus direitos, o deputado Ney Leprevost, propôs que a Carteira do Autista, se torne um programa permanente do Governo, para assegurar atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Implantada no Paraná durante a gestão de Ney Leprevost como secretário de Justiça, Família e Trabalho, durante o 1º governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), ajuda na identificação e no atendimento prioritário de pessoas que estão no TEA.

Desde a sua criação, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já foi solicitada por 7,8 mil paranaenses.