Deputados destacam aproximação da Assembleia com a sociedade

12/04/2019 10h24 | por Vanderson Luiz

Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, destaca o papel da educação na construção da cidadania.Créditos: Vanderson Luiz/Alep

Deputado Requião Filho enalteceu o papel da Escola do Legislativo da Alep.Créditos: Vanderson Luiz/Alep

Deputado Requião Filho enalteceu o papel da Escola do Legislativo da Alep.

Deputado Subtenente Everton diz que Escola do Legislativo faz importante trabalho de construção.Créditos: Vanderson Luiz/Alep

A histórica cidade de Castro, na região dos Campos Gerais, foi a sede do Ciclo de Capacitação para a Cidadania, organizado pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Ministério Público e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprades). Os deputados Requião Filho (MDB) e Subtenente Everton (PSL) prestigiaram o evento, que teve palestra da coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, com o tema “O papel do Poder Legislativo na Educação Cidadã”. Participaram representantes das cidades de Castro, Ponta Grossa, Carambeí, Piraí do Sul, Dr. Ulisses, Colombo, Irati, Ventania, Arapoti, Tunas do Paraná e São José dos Pinhais.

Segundo o presidente da Uvepar, Júlio Cesar Makuch, o grande objetivo da entidade com os eventos é possibilitar a capacitação de vereadores e gestores públicos e promover a aproximação com a população. “O vereador bem preparado é a sociedade bem representada. O nosso propósito é mostrar que o vereador pode ser a diferença que nós precisamos que seja realizada no Brasil. A população não aguenta mais ser gerida por uma gestão ineficiente, então nós precisamos nos aprimorar para fazer um trabalho com qualidade”.

Portas abertas – O deputado Requião Filho (MDB) destacou a aproximação com a sociedade para fortalecer os laços do Poder Legislativo. Para isso, enalteceu a importância da Escola do Legislativo e sua participação em eventos no interior do Estado. “Está de parabéns a Assembleia Legislativa, que traz aqui a Escola do Legislativo. Hoje tivemos uma palestra que apresenta o grande trabalho que sendo realizado na Alep, por pessoas dedicadas e que atendem muito bem a nossa população. É a Assembleia de portas abertas, aproximando a população, mostrando o trabalho do deputado e a importância da política, afinal é ela quem define o preço da água, do gás, o projeto de construção da sua rua. Essa conexão é essencial para o fortalecimento da instituição e da participação do cidadão”.

Este também é o pensamento do deputado Subtenente Everton (PSL), que acredita que a Escola do Legislativo faz um trabalho fundamental de educação para mostrar à sociedade o quanto é importante participar da política e que tenham voz mais ativa nas decisões do Legislativo. “A Uvepar e a Escola do Legislativo fazem um trabalho fundamental que é o trabalho de base. No Brasil, fomos acostumados a esperar o problema acontecer para depois arrumar um antídoto. E esse trabalho feito pela Escola é de construção. Nós temos que trazer as pessoas para dentro das Casas legislativas, mostrar que elas têm voz, para que falem o que pensam e nós temos, enquanto políticos, a obrigação de entender o recado e trabalhar de fato pelo anseio da população”.

Cidadania – Em sua palestra, a coordenadora pedagógica da Escola Legislativa, Roberta Picussa, destacou que é por meio da educação que as instituições conseguirão se aproximar cada vez mais da sociedade, provocando o interesse do cidadão em participar das atividades políticas e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. “Falamos sobre o papel do Poder Legislativo na Educação Cidadão, de que maneira a Assembleia e as Câmaras podem contribuir para que a cidadania seja alcançada por todos. E a educação é uma forma eficaz de atingir o objetivo. Na Escola do Legislativo nós temos programas educativos, como Parlamento Universitário, Geração Atitude, Assembleia no Enem, que focam a educação. E nós queremos incentivar que as Câmaras Municipais absorvam e promovam programas educacionais para aproximação da sociedade com o poder legislativo”.