Escola do Legislativo da Alep fará parte da diretoria da Abel A coordenadora Administrativa, Francis Fontoura Karam, foi eleita diretora da Regional Sul e ficará responsável pelas escolas do legislativo do PR, SC e RS até 2021.

10/06/2019 13h27 | por Vanderson Luiz

Francis Fontoura, coordenadora Administrativa da Escola do Legislativo, passa a integrar a nova diretoria da Abel e ficará responsável pela regional SulCréditos: Izaías Medeiros

Roberta Picussa, coordenadora Pedagógica, faz parte do Conselho Editorial da AbelCréditos: Izaías Medeiros

Durante o 33º Encontro Nacional da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) realizado em Campo Grande (MS), a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi escolhida para integrar a nova direção nacional da entidade.

A coordenadora Administrativa, Francis Fontoura Karam, foi eleita diretora da Regional Sul e ficará responsável pelas escolas do legislativo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até 2021. Florian Madruga foi reconduzido para mais um mandado na presidência da instituição.

Em novembro do ano passado, quando Curitiba foi sede do encontro da Abel, a coordenadora Pedagógica da escola paranaense, Roberta Picussa, foi escolhida para integrar o Conselho Editorial da entidade que, durante o evento em Campo Grande, aprovou regulamento para nortear suas atividades. “O conselho criou regras para a seleção de trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações e teses, que tratem das Escolas do Legislativo e de Contas, e também da Educação para a Cidadania. Esses trabalhos serão publicados pela Abel”, ressaltou Roberta.

A nova diretora da Regional Sul, Francis Fontoura, ficou agradecida com a escolha do seu nome para integrar a cúpula nacional da Abel e diz que sua principal missão será fomentar a criação de escolas do legislativo, principalmente nas câmaras municipais. “Queremos, num primeiro momento, criar uma proximidade com as escolas legislativas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O segundo passo será incentivar que as Câmaras também tenham as suas escolas, para que realizem cursos e eventos não apenas para aprimorar o conhecimento de vereadores e servidores, mas também para aproximar a população”.

Francis usa a própria Escola do Legislativo da Alep como exemplo e lembra que todos os eventos realizados até hoje tiveram custo zero para a Assembleia. “Conseguimos realizar muitos cursos, trazer pessoas importantes para palestras e oficinas em benefício não apenas dos nossos servidores, mas sempre recebendo profissionais de outras instituições e a população em geral. Acredito que isso também é possível nas Câmaras Municipais e nós, da Escola, estamos à disposição para ajudar na criação dessas escolas e também na capacitação dos servidores”.

A Associação das Escolas do Legislativo e de Contas é a mesma que em 2017 premiou a Assembleia Legislativa do Paraná por conta da realização do Parlamento Universitário, elegendo-o por unanimidade o melhor projeto da categoria Comunidade no Prêmio Cultural Abel.

“Para nós é motivo de orgulho e satisfação ter as nossas duas coordenadoras na direção nacional da Abel. É um reconhecimento pelo trabalho realizado por nossa Escola e um incentivo para que continuemos a trilhar o caminho do conhecimento e da capacitação, oferecendo acesso à população e abrindo as portas da Assembleia Legislativa do Paraná para todos”, enalteceu o diretor da Escola, Dylliardi Alessi.