Especialista reforça necessidade de ampliação do Teste do Pezinho para prevenção e tratamento de doenças Mouseline Torquato Domingos, da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, afirmou que a vida de muitas crianças pode ser salva com o aumento do número de patologias detectadas.

06/06/2022 16h18 | por Thiago Alonso
Especialista reforça necessidade de ampliação do Teste do Pezinho para prevenção e tratamento de doenças.

Especialista reforça necessidade de ampliação do Teste do Pezinho para prevenção e tratamento de doenças.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Especialista reforça necessidade de ampliação do Teste do Pezinho para prevenção e tratamento de doenças.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido com o objetivo de detectar de maneira efetiva doenças genéticas e metabólicas que podem desencadear deficiência intelectual, comprometendo a saúde da criança. Atualmente, o teste feito no Paraná permite o reconhecimento de seis patologias, mas esse número pode ser ampliado. Por isso, a coordenadora do Laboratório de Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), Mouseline Torquato Domingos, ocupou o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (06) da Assembleia Legislativa do Paraná para reforçar a necessidade de ampliação do Teste do Pezinho no Estado.

Proposto pelo deputado Michele Caputo (PSDB), a data de hoje foi escolhida para a atividade por ser quando se comemora o Dia Nacional da Triagem Neonatal. "É extremamente necessário fazer a triagem, por isso é importante ampliarmos o teste do pezinho. Podemos ampliar o Teste do Pezinho para até 50 doenças. Hoje são apenas seis. Vamos mostrar o que podemos ganhar com isso. Precisamos que a vida prevaleça, dando condições técnicas para isso. A ampliação do Teste do Pezinho salva vidas", afirmou Michele Caputo.  

Mouseline Torquato Domingos pediu o apoio dos parlamentares paranaenses na corrente que solicita a ampliação do Teste do Pezinho. “Ele faz a diferença para muitas famílias, já que é a única forma de detectarmos uma série de doenças que podem ser tratadas e têm cura. É uma corrida contra o tempo. Uma criança diagnosticada com uma dessas doenças precisa ser atendida da forma mais rápida possível. Fazemos isso com muita maestria. Nós já fomos uma referência nacional, pois fazemos a coleta nas maternidades públicas e privadas. Precisamos dessa fase de ampliação para 50 doenças, como já ocorre em outros estados. Por mês, duas a três crianças são atingidas por uma dessas doenças, por isso precisamos trazer urgentemente isso para essas famílias”, disse ela.

Órgão

A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com atuação nas áreas da saúde, educação e prevenção. A Fundação é conhecida por dois grandes projetos. Um é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), mais conhecido como Teste do Pezinho.

A Fepe é o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a execução do Teste do Pezinho, ofertando para a população de todo o Estado o diagnóstico e tratamento de seis doenças, como exames para o diagnóstico precoce (Teste do Pezinho e Teste da Mãezinha), testes confirmatórios (Teste do Suor), busca ativa, acompanhamento e tratamento das doenças detectadas por meio do Teste do Pezinho. Atualmente, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal atende, por mês, mais de 27 mil recém-nascidos no Teste do Pezinho e cerca de cinco mil gestantes com o Teste da Mãezinha.

O outro projeto é a Escola Ecumênica, que presta atendimento Clínico e Educacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Escola Ecumênica oferece toda a assistência nas áreas clínica e pedagógica para aproximadamente 320 pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência, no município de Curitiba e Região Metropolitana.

 

 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação