Federação de Associações de Moradores de Curitiba é homenageada na Assembleia 33 anos da Femoclam e o dia do Líder Comunitário foram celebrados em sessão solene proposta pelo deputado Delegado Francischini (PSL).

08/07/2019 20h59 | por Thiago Alonso

33 anos da Femoclam e o dia do Líder Comunitário foram celebrados em sessão solene proposta pelo deputado Delegado Francischini (PSL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam) foi homenageada na noite desta segunda-feira (08) em sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por proposição do deputado Delegado Francischini (PSL), a Assembleia prestou homenagem aos 33 anos de fundação da Femoclam e ao dia do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio. Mais de 1200 pessoas foram homenageadas.

Hoje, a entidade conta com duas mil associações de moradores e clubes de mães filiadas em Curitiba e Região Metropolitana.  O objetivo central da Femoclam é promover a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares, representativos das diferentes comunidades. Além de promover e contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, ela luta por políticas habitacionais consistentes, por políticas salariais mais justas, por qualidade de vida e justiça social.

Para Francischini, os representantes de associações têm conhecimento dos problemas da população. “São estas pessoas que sabem os problemas de Curitiba e Região Metropolitana. Os governos deveriam ouvir mais as associações, elas são o termômetro do que acontece nas cidades. Quem sabe onde levar as políticas de assistência social são as pessoas que estão recebendo esta homenagem”, disse o parlamentar.

De acordo com o presidente da Femoclam, Nilson Pereira, a homenagem é importante por reconhecer o trabalho das lideranças comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana. “Esta homenagem é uma grande honra. Mostra o reconhecimento do trabalho das lideranças”, comentou. Pereira destacou a importância da parceria entre a Femoclam e o governo estadual. “Tivemos uma série de conquistas, como as tarifas sociais de água e luz. Nosso objetivo é fortalecer as relações”, afirmou.

Para o secretário chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD), o trabalho da Femoclam mostra a essência da política. “É um trabalho democrático, que demonstra os sentimentos da população. Ela representa uma ponte com o poder formalizado. O cidadão reconhece nestas lideranças uma oportunidade para a solução de suas demandas”, avaliou.

Também participaram da solenidade o presidente de honra da Femoclam, João Pereira, o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o vereador de Curitiba, Edson do Parolin, o vereador de Colombo, Gil Gera, a presidente do Provopar estadual, Carlise Kwiatkowski, e a conselheira da entidade, Flavia Francischini.

Histórico – Inúmeras organizações da sociedade civil decidiram unir forças e fundaram no dia 1º de março de 1986 a Liderança das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana. O nome da entidade foi modificado no mesmo ano, passando a ser chamada de Movimento Curitibano das Lideranças de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Moclam). Em 1989, depois de experimentar expressivo crescimento, transformou-se em Femoclam.

Ao lado da Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná (Fecampar), fundada em agosto de 2003, a Femoclam representa as entidades junto aos poderes públicos, lutando por melhores condições sociais, econômicas e assistenciais, sempre buscando promover o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico e o bem-estar das comunidades. Sua rotina consiste em levar ao conhecimento dos poderes públicos os problemas enfrentados pelas comunidades, pleiteando as respectivas e mais adequadas soluções.

Ouça o Podcast relacionado