Frente Parlamentar encaminha relatório a CPI do Covid no Senado No final do mês de agosto, o relatório foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e apresentado aos parlamentares. A Frente faz uma série de recomendações para o enfretamento da pandemia nos próximos meses.

22/09/2021 10h09 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná, entrega relatório dos trabalhos ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná, entrega relatório dos trabalhos ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná, entrega relatório dos trabalhos ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.

Nesta terça-feira (21), o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná, adiantou que a CPI da Covid do Senado pediu uma cópia do relatório do colegiado para auxiliar nos trabalhos da Comissão. "O relatório das 21 sessões que fizemos na Frente Parlamentar, com todo o conteúdo e discussão sobre as vacinas, das visitas que fizemos aos laboratórios, centro de pesquisas, de todo o impacto também de outras ordens, a questão de medicamentos, de testagens. É uma grande contribuição da Assembleia Legislativa nesse momento importante", disse.

Michele Caputo destacou ainda os resultados do trabalho da Frente Parlamentar. Citou a reserva de verbas para compra de vacinas, apoio aos setores de cultura, às universidades estaduais e ao setor de eventos. E principalmente, o apoio aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

"Fruto disso, por exemplo, já se avançou em decretos com relação a eventos, na semana que vem deve sair mais uma legislação estadual para apoiar o pessoal da cultura. Isso mostra que Assembleia Legislativa, além dos recursos que já destinou ao Estado, o legislativo também tem produzido debates, uma série de projetos de lei e tem dado à sociedade civil a certeza que a Assembleia é uma caixa de ressonância também do povo e das questões que mais aflige a nossa gente", completou.

Relatório – No final do mês de agosto, o relatório foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) e apresentado aos parlamentares durante a sessão plenária. Nas conclusões do relatório, a Frente também faz uma série de recomendações para o enfretamento da pandemia nos próximos meses. Entre elas estão estratégias de ampliação da testagem, com uso do teste de detecção de antígenos; o planejamento para aplicação da terceira dose da vacina; o planejamento para aplicação da primeira dose da vacina em adolescentes e crianças; a manutenção da retaguarda de leitos e a elaboração de protocolos para retomada segura dos eventos e do turismo.

O relatório também traz recomendações sobre as estratégias para retomada dos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias eletivas; o apoio à vacina da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a criação de uma rede de monitoramento de novas cepas; o planejamento para realização da Operação Verão de forma segura; a criação de uma rede de atendimento pós-covid e a ampliação dos serviços e atendimentos em saúde mental.

Na ocasião, Traiano destacou o trabalho realizado pelo grupo de deputados nesse período de enfrentamento da pandemia e a importância dessas discussões no Poder Legislativo. “É um relatório impressionante, com dados estatístico, com informações corretas em relação à crise causada pela pandemia que vivemos. O Poder Legislativo, mais uma vez, dá uma demonstração em episódios marcantes e se posicionando de forma presente e com dados técnicos. Parabenizo todos os deputados da Frente Parlamentar pelo trabalho brilhante que realizam até o momento”, disse Traiano.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação