Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Garantida a manutenção dos contratos de jovens aprendizes no Paraná

Proposta que foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa foi sancionada pelo Governo do Estado.

Proposta que foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado garante a a manutenção do contrato de 15 mil jovens aprendizes.
Proposta que foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado garante a a manutenção do contrato de 15 mil jovens aprendizes. Créditos: Foto de PhotoMIX Company no Pexels

A criação do Cartão Futuro Emergencial pelo Governo do Estado vai garantir a manutenção do contrato de 15 mil jovens aprendizes, com idade entre 14 e 18 anos, no Paraná. A proposta foi aprovada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná de forma ágil como mais uma contribuição no enfrentamento da pandemia do coronavírus e já foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Pela nova lei, nº 20328/2020, o Governo do Estado poderá dar uma ajuda de custo às empresas que mantiverem ou contratarem novos adolescentes aprendizes em seus quadros enquanto durar o estado de calamidade pública no Paraná.

Para receber o benefício, os empregadores devem manter os contratos vigentes ou o mesmo número de jovens aprendizes que a empresa tinha antes do início da pandemia.

Serão destinados R$ 20 milhões para o pagamento do subsídio aos empregadores, para complementar o salário dos jovens aprendizes. Os recursos são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O programa será coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, com o acompanhamento do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).

"É uma forma que o Governo encontrou para disponibilizar recursos financeiros para dar suporte a esses jovens e assim promover a manutenção desses contratos no período da pandemia", disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao destacar o apoio dos deputados na rápida votação da matéria.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação