Gestor expõe ferramenta virtual que pode alavancar turismo paranaense

10/09/2019 16h50 | por Vanderlei Rebelo

Deputado Anibelli Neto (MDB) presidiu os trabalhos da Comissão de Turismo nesta terça-feira (10).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O gestor de turismo Vadis da Silva apresentou nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma ferramenta virtual que, segundo ele, é capaz de ampliar o fluxo de turistas no Estado e elevar os ganhos do trade turístico, além de incrementar a arrecadação fiscal estadual. A Rede Municípios Interativos – E-Marketplace do Turismo Receptivo do Paraná, desenvolvida pela Gestour Brasil, foi apresentada por Silva na Comissão de Turismo da Assembleia, em reunião extraordinária presidida pelo deputado Anibelli Neto (MDB).

A Rede Municípios Interativos – espaço virtual hospedado no site da Gestour – promove comércio eletrônico nas áreas de hospedagem, traslados, passeios, atrativos e eventos. Vadis da Silva diz que a adesão das cidades paranaenses a esta Rede abrirá um atalho para o turista na definição de seu destino/passeio e eliminará a figura de “atravessadores” que agem no segmento, contribuindo para que o imposto arrecadado em hotéis, restaurantes, por exemplo, se concentre no município e no Estado.

Segundo ele, o Estado do Paraná e seus municípios perdem centenas de milhões de reais anuais em impostos recolhidos no Rio e em São Paulo, que sediam as principais operadoras de turismo do país.

Mas para disseminar sua Rede por todo o Estado, Vadis da Silva quer promover uma parceria com a Comissão de Turismo da Assembleia. “A Comissão pode assumir a paternidade deste projeto”, disse o gestor. Para tanto, ele propõe que a Comissão realize uma série de 16 eventos regionais nos principais polos turísticos do Paraná, incluindo debate institucional com o trade turístico local e workshop para o treinamento dos profissionais.

Vadis da Silva sublinhou que seu projeto não implica qualquer custo para o Estado ou para os municípios, que podem aderir gratuitamente à ferramenta digital, numa iniciativa conjunta entre o poder público e o empresariado local. Disse ainda que a ideia está em sintonia com a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que já manifestou o propósito de estimular o turismo paranaense e atrair maior número de turistas ao Estado.

O deputado Rodrigo Estacho (PV) afirmou que a proposta de Silva é bastante consistente e solicitou novos dados e documentos para uma discussão mais aprofundada do tema na Comissão de Turismo. Por sua vez, o deputado Boca Aberta Júnior (PROS) agradeceu ao gestor por sua palestra e disse que a ideia será examinada meticulosamente na Assembleia.

Além de Anibelli Neto, Boca Aberta Júnior e Rodrigo Estacho, a reunião da Comissão de Turismo também teve a participação do deputado Galo (PODE).