Governo do Paraná abre licitação para obra da trincheira da Bratislava, em Cambé

24/06/2020 14h44 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Governo inicia licitação para obra da trincheira da Bratislava, em Cambé.

Governo inicia licitação para obra da trincheira da Bratislava, em Cambé.Créditos: Reprodução

Governo inicia licitação para obra da trincheira da Bratislava, em Cambé.

O Governo do Paraná abriu licitação integrada para contratação de projetos de engenharia, execução da obra e das demais operações necessárias para construção da trincheira na BR-369, no acesso à Bratislava, em Cambé. As empresas interessadas devem apresentar propostas para todos os serviços até 23 de julho. O prazo de conclusão é de 18 meses, após o início, com investimento estimado de R$ 18 milhões.

“É uma grande conquista para a Região Metropolitana de Londrina, uma obra de muita importância que vai garantir segurança, melhorar o fluxo de veículos na rodovia, integrar o perímetro urbano de Cambé à Bratislava e abrir nova área de expansão no município. Essa obra atende reivindicação de décadas da comunidade regional”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini (CDN).

Ele destaca a mobilização de lideranças políticas, empresariais e comunitárias. “Juntamente com os deputados Cobra Repórter e Tiago Amaral, fizemos várias reuniões com representantes de diversos segmentos, num movimento para definir obras de infraestrutura. A trincheira da Bratislava está entre as prioridades”, afirma Tercilio Turini, citando também a duplicação da PR 445 até Mauá da Serra, o Contorno Norte e os viadutos da PUC e do Grêmio, ambos na BR 369.

Para o deputado, o lançamento da licitação mostra o compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior em fortalecer o desenvolvimento regional, ampliando e melhorando a logística do sistema rodoviário. Tercilio Turini aponta também o empenho do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Ele participou do encontro com lideranças e agora cumpre a missão de dar início à execução da obra”, diz.

A intersecção em desnível (trincheira) na BR-369 vai ligar a Avenida Brasil à Estrada da Bratislava. É um local de grande fluxo de veículos, onde já ocorreram muitos acidentes com vítimas. Mesmo com semáforos, o cruzamento apresenta riscos por estar num ponto de subida e descida.

Para o deputado Cobra Repórter (PSD), essa é "uma obra que vai trazer mais segurança, desafogar o trânsito nos horários de pico e, principalmente, evitar mortes. Infelizmente, muitas famílias choram até hoje naquele local pela perda de seus parentes”, enfatizou Cobra Repórter.

O deputado Tiago Amaral (PSB), que integra a Comissao de Infraestrutura de Londrina e Região, apontou que a Polícia Rodoviária Federal destaca essa techo como um dos que mais ocorrem acidentes na região e que a obra, batalhada por entidades do setor produtivo, é de extrema importância para a segurança do tráfego e, principalmente, para contribuir com o desenvolvimento da região.

“Essa obra, extremamente importante para a região metropolitana de Londrina porque vai potencializar os três núcleos industriais – Cambé, Londrina e Rolândia, é fruto da ação da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região que reúne as principais entidades do setor produtivo. Graças ao governador Ratinho Junior, mesmo durante a pandemia, nós temos, por solicitação dessa comissão, tanto a realização do projeto para a duplicação da PR 445 até Mauá da Serra como também temos agora a execução da trincheira do Bratislava. Essa comissão é o símbolo da união entre os políticos e a sociedade civil organizada”, afirmou o deputado Tiago Amaral, que está atualmente na condição de líder do governo.

A Comissão de Infraestrutura de Londrina e região foi criada em 2017 pelo deputado Tiago Amaral e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, que reúne atualmente a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.