Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Grupo de 54 alunos de Contabilidade do IFPR acompanha sessão plenária da Alep

Um grupo de 54 alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, visitou nesta quarta-feira (6) a Assembleia Legislativa do Paraná como parte das atividades do segundo ano do Curso Técnico em Contabilidade Integrado ao Ensino Médio. Os jovens, entre 15 e 17 anos de idade, receberam orientações sobre o trabalho dos deputados em uma palestra no Plenarinho da Casa e acompanharam a sessão, que tinha nove projetos em discussão na Ordem do Dia e contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia, no horário do Grande Expediente.
De acordo com o professor que acompanhou a turma, Cícero José Albano, da disciplina de Direito, a programação na Assembleia já é rotina para os segundo e terceiro anos do curso. “Como a gente teve uma ótima recepção aqui, nós definimos que viríamos todos os anos ”, afirmou.
O professor contou ainda que o interesse despertado pelas visitas acabou refletindo na organização dentro da faculdade, com a retomada da participação política. “Nós tínhamos um grêmio estudantil apático e desmotivado e hoje ele é atuante e que reivindica. Mostramos para eles que sem movimentação não se conseguem as coisas”, disse.
Isabela de Matos Cruz, aluna de 16 anos, quer cursar Direito assim que concluir o ensino médio. Ela explicou que o funcionamento da Assembleia já vem sendo debatido em sala de aula, mas que é preciso acompanhar de perto para entender melhor como trabalham os deputados. “Eu, que fiz 16 anos e vou poder votar, acho importante para saber em quem vou depositar minha confiança”, completou.
Para Felipe Feltrin Paraíso, de 15 anos, a visita à Assembleia vai ajudar muito no aproveitamento que eles terão da disciplina de Direito no curso de Contabilidade. “Já no Plenarinho nós aprendemos mais sobre a estrutura do Legislativo”, contou. Ele falou também sobre como as aulas estão despertando o interesse pela política dentro do IFPR. “Nós temos lá o grêmio estudantil e somos nós que elegemos a chapa e o presidente. Isso é algo que vai fazer parte de nossas profissões, de nossas vidas”, disse.

 

Áudio não disponível no momento.
 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação