Hussein Bakri defende permanência e modernização das Casas Familiares Rurais Deputado destacou que o Governo formou um grupo de trabalho para buscar uma solução que melhore o funcionamento das 23 unidades instaladas no Paraná.

29/08/2019 16h31 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Hussein Bakri durante visita à Casa Familiar Rural em União da Vitória

Deputado Hussein Bakri durante visita à Casa Familiar Rural em União da VitóriaCréditos: Marcelo Schlenert

Deputado Hussein Bakri durante visita à Casa Familiar Rural em União da Vitória

Em visita na manhã desta quinta-feira (29) à Casa Familiar Rural (CFR) de União da Vitória, o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) afirmou que o objetivo do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) é modernizar esse modelo de ensino, que vem dando certo há mais de 30 anos no Paraná. Segundo o parlamentar, uma comissão de trabalho formada ainda no primeiro semestre está estudando uma reformulação do sistema, que garanta o repasse de recursos estaduais às 23 CFRs espalhadas pelo estado. Atualmente, são 2,5 mil famílias atendidas diretamente no Paraná.

“Essa metodologia de ensino é fantástica porque garante a permanência dos jovens no campo e estimula a produção agrícola nas comunidades. Mas é preciso dar mais eficiência e modernidade ao funcionamento dessas unidades, sobretudo do ponto de vista legal na transferência de verbas feita pelo estado. Com a integração de Emater, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Educação e prefeituras, tenho certeza que o ensino nas CFRs vai dar um salto enorme de qualidade”, afirmou Hussein Bakri. Além de Líder do Governo, o parlamentar é Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Implantadas no Paraná em 1988, as Casas Familiares Rurais são um modelo que integra o ensino formal à qualificação profissional dos filhos de agricultores familiares paranaenses. Elas funcionam em uma metodologia de alternância, em que os alunos passam um período na unidade de ensino em regime de internato, no qual têm aulas teóricas de Biologia, Matemática, Produção Animal e Vegetal, Agroindústria; e o restante na sua propriedade, onde colocam em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

No entanto, como o modelo jurídico de mais de 30 anos das CFRs já está defasado, o funcionamento das unidades acaba sendo comprometido. Desde o início do ano, Hussein Bakri vem atuando junto ao Governo na busca de uma solução que garanta o aumento no número de professores técnicos e no valor repassado às CFRs, a expansão para mais regiões do estado, bem como a celebração de convênios com universidades e outras instituições.

O tema foi debatido nesta quinta-feira com os prefeitos da região; o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Polsin; e com os diretores e coordenadores das CFRs de União da Vitória, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin e São Mateus do Sul.

“Estou empenhado nessa causa tão nobre, que contribui muito no processo de formação desses jovens agricultores e, ao mesmo tempo, desenvolve nas famílias o sentido de comunidade. O meio rural precisa ser valorizado, e as CFRs são uma parte importante para atingirmos esse objetivo”, afirmou Hussein Bakri.