Ídolo do Londrina, Carlos Alberto Garcia recebe o Título de Cidadão Honorário do Paraná Cerimônia de entrega da homenagem aconteceu no IDR-Paraná, na Capital do Café.

29/04/2022 21h07 | por Thais Faccio
Carlos Alberto Garcia é o mais novo Cidadão do Paraná.

Carlos Alberto Garcia é o mais novo Cidadão do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Carlos Alberto Garcia é o mais novo Cidadão do Paraná.

Carlos Alberto Garcia, ex-jogador e ídolo do Londrina Esporte Clube, é o mais novo Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem, proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD), foi entregue nesta sexta-feira (29), em solenidade no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Emater/Iapar (IDR-Paraná), em Londrina.

“Me sinto muito feliz e honrado por tudo isso. Não é só o reconhecimento de um bom trabalho, mais de uma vida toda”, disse o ex-jogador. Emocionado com a homenagem, Garcia disse não que esperava esse reconhecimento. “Já recebi outras homenagens, mas essa eu não esperava mesmo”, afirmou. “Só tenho a agradecer a Deus e aos deputados Tercilio e Romanelli que propuseram essa homenagem”, disse.

O deputado Tercílio Turini (PSD) explicou sobre o motivo da homenagem. “São de arrepiar as imagens do ídolo chorando na arquibancada, após a vitória do LEC sobre o Vasco por 3 a 0 na última rodada do campeonato, no dia 28 de novembro do ano passado, garantindo a permanência do clube na Série B do Brasileirão”, relembrou.

De acordo com o Tercílio, “foram lágrimas de alegria e de alívio, sentimentos vindos do coração, completa expressão de quem estava agoniado e deixou aflorar o verdadeiro amor pelo Tubarão, não se importando em extravasar e chorar ao lado da torcida que comemorava o importante resultado. Foi uma declaração pública de como o Londrina é relevante na vida do ídolo. Garcia é um amigo de muitos anos, acompanhei a trajetória vitoriosa com gols decisivos nas conquistas do Tubarão. Também tive a satisfação de ser vereador com ele na Câmara de Londrina. Admiro a humildade, o caráter, o carisma e a maneira carinhosa de acolher as pessoas. O seu amor pelo nosso Tubarão, por Londrina e por nossa gente deve ser reconhecido”, completou Turini.

Merecido reconhecimento

Devidos compromissos da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) não pode estar presente, mas enviou uma carta lida durante a solenidade.

“Mesmo não podendo estar presente a esta sessão solene, minha alegria não ficou menor. O Paraná faz justiça a uma pessoa extraordinária, dentro e fora de campo, que escolheu a nossa terra para viver e deu valorosas contribuições para elevar a autoestima dos paranaenses”, disse. Romanelli também lembrou de sua juventude em Londrina. “Minha juventude foi marcada pelas narrações dos feitos do Londrina Esporte Clube na voz do Gradia, que registrou as sensacionais jogadas do “Bem Amado” Carlos Alberto Garcia. Quando não ouvia no rádio, estava nas arquibancadas do Estádio do Café vibrando com aquele histórico time”, recordou.

Presentes à solenidade o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça da Silva, parabenizou os deputados Romanelli e Tercílio pela homenagem. “Fico muito feliz quando uma pessoa, uma liderança, um ser humano como Garcia é valorizado pelos parlamentares da nossa querida Assembleia Legislativa”, afirmou.

Já o presidente do Londrina Esporte Clube, Felipe Berger Prochet, relembrou da época que foram vereadores juntos, que pode conceder o Título de Cidadão Honorário de Londrina e, agora, como presidente do LEC oportunizar a inauguração de uma estátua. “É uma honra pode homenagear uma pessoa que veio de fora e aqui na cidade criou raízes, constituiu família e amizades. É Muito bom como sociedade e instituição pode contribuir com a trajetória vitoriosa do Garcia”.

Carreira

Ídolo do Londrina Esporte Clube, o ex-jogador chegou à cidade na década de 1970 para jogar no Tubarão. Jogador do Corinthians, ele foi emprestado ao Saad, de São Caetano do Sul, e depois ao Londrina. E no clube construiu uma carreira vitoriosa e viveu seus melhores momentos como jogador. Foram quatro passagens pela agremiação e 89 gols marcados.

No Tubarão, o "Bem-Amado", como era conhecido por jogar beijos para torcida em suas comemorações, protagonizou momentos históricos como o gol sobre o Corinthians, no Campeonato Brasileiro de 1977. O resultado eliminou o Timão da competição e ajudou o Tubarão a chegar às semifinais daquela edição. O jogo foi disputado no dia 15 de fevereiro de 1978 e marcou o maior público do Estádio do Café, com 54.178 pessoas.

Naquele ano, Garcia marcou sete gols na campanha e levou o Londrina ao quarto lugar no Campeonato Brasileiro.  Outro fato marcante daquele ano foi a vitória contra o Vasco da Gama, no Estádio São Januário. O Tubarão venceu a partida por 2x0, com gol dele e do centroavante Brandão.

Outo fato marcante da sua carreira no Tubarão foi vivenciado em 1981, quando marcou o gol que garantiu o título de Campeão Paranaense contra o Grêmio Maringá, no chamado “Clássico do Café”. Garcia também foi campeão do mundo em Cannes, na França, pela Seleção Brasileira juvenil em 1973.

Garcia iniciou sua carreira no Corinthians, clube pelo qual foi vice-campeão paulista em 74 e no qual jogou por dois anos. Também vestiu a camisa do Vasco da Gama e de mais nove times. É formado em Educação Física, possui Pós-Graduação em Marketing, Comunicação e Negócios e ainda está cursando Administração. Em 2004, presidiu o Londrina E.C. num momento de muitas dificuldades.

Nascido em Flórida Paulista (SP), em 12 de abril de 1954, Carlos Alberto Garcia, vive no Paraná há mais de 45 anos, tem três filhos, foi vereador, presidente da Câmara Municipal, comentarista de rádio e atualmente é empresário. Também participaram da solenidade familiares, lideranças, amigos, torcedores.