Janela partidária torna o PSDB a maior bancada da Assembleia Legislativa Mudanças também transformaram o PSD na segunda maior bancada, com oito deputados. O PSC fica como a terceira bancada, com seis parlamentares.

21/03/2016 16h14 | por Eduardo Santana
Sessão Plenária

Sessão PlenáriaCréditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária


O PSDB se tornou a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) após as mudanças promovidas a partir da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 113/2015, que possibilitou que os detentores de mandatos eletivos pudessem deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda, ocorrida em 19 de fevereiro, sem perder o mandato.

O partido teve sua bancada aumentada em dois deputados. Filiaram-se à legenda os deputados André Bueno, ex-PDT, e Stephanes Júnior, que deixou o PMDB durante a janela partidária. Ambos os parlamentares se juntam a Ademar Traiano, Paulo Litro, Bernardo Carli, Cantora Mara Lima, Mauro Moraes, Francisco Bührer e Evandro Júnior, formando assim a maior bancada da Casa, com nove deputados.

“Trata-se de uma bancada forte, que deixa o partido mais robusto aqui na Assembleia. É importante ter essa maioria, ainda mais quando o partido é diretamente ligado ao governador. Além disso, a bancada também fortalece os trabalhos de crescimento do partido no interior do estado”, afirmou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, que também é presidente do PSDB do Paraná.

PSD e PSC – As mudanças ocorridas na janela partidária deixaram o PSD com a segunda maior bancada da Casa, com oito parlamentares. Filiaram-se ao partido os deputados Hussein Bakri, Marcio Nunes, Alexandre Guimarães, Guto Silva e Cobra Repórter, que deixaram o PSC e se juntam aos deputados Chico Brasileiro, Luiz Carlos Martins e Ney Leprevost. Quem também deixou o PSC, foi o deputado Missionário Ricardo Arruda, que seguiu para o DEM, onde se juntará a Elio Rusch, Plauto Miró, Pedro Lupion e Nelson Justus.

Apesar de perder metade de sua bancada, o PSC ficou ainda com a terceira maior legenda da Casa. Seis deputados permaneceram no partido. São eles: Wilmar Reichembach, Paranhos, Gilson de Souza, Evandro Araújo, Claudia Pereira e Claudio Palozi.

O deputado Guto Silva afirmou que apesar das mudanças, o PSD e o PSC terão a mesma orientação política dentro da Assembleia. “Vamos continuar trabalhando em bloco. Na prática, cada partido terá sua liderança, até porque não há como constituir formalmente um único bloco. Mas a orientação é que caminhemos juntos politicamente”, disse o parlamentar.

O PSB perdeu um e ganhou três novos parlamentares durante as mudanças permitidas com a PEC 113/2015. Filiaram à legenda os ex-peemedebistas Alexandre Curi, Jonas Guimarães e Luiz Claudio Romanelli, que é líder do Governo no Legislativo. Esses parlamentares se juntarão ao deputado Tiago Amaral na bancada do partido. Já o deputado Gilberto Ribeiro saiu do PSB para se filiar o PRB, onde formará par com o deputado Pastor Edson Praczyk.

Deputado                              Entra                   Sai

 

André Bueno                          PSDB                  PDT

Stephanes Júnior                   PSDB                  PMDB                

Jonas Guimarães                    PSB                     PMDB

Luiz Claudio Romanelli          PSB                     PMDB       

Alexandre Curi                       PSB                     PMDB

Gilberto Ribeiro                     PRB                    PSB           

Hussein Bakri                         PSD                     PSC  

Marcio Nunes                         PSD                     PSC

Alexandre Guimarães             PSD                     PSC

Guto Silva                              PSD                     PSC

Cobra Repórter                      PSD                     PSC

Missionário Ricardo Arruda  DEM                   PSC

 

Jornalista: Eduardo Santana

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação