Médico Torao Takada recebe, em Toledo, o título de Cidadão Honorário do Paraná Homenagem atende a uma proposição do deputado José Carlos Schiavinato (PP), convertida na Lei estadual nº 18.898, em 10 de novembro de 2016.

08/02/2017 10h39 | por Luiz Alberto Pena
Deputado Schiavinato (PP).

Deputado Schiavinato (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Schiavinato (PP).

Conforme proposição do deputado José Carlos Schiavinato (PP), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá sessão solene nesta sexta-feira (10), às 20 horas, no Olinda Hotel e Eventos, em Toledo, para outorgar ao médico Torao Takada o título de Cidadão Honorário do Paraná. Natural de Marília, São Paulo, onde nasceu em 1º de maio de 1946, o homenageado radicou-se em Toledo no ano de 1971, onde é médico aposentado da Prefeitura Municipal e onde atua hoje como diretor clínico do Hospital Bom Jesus, hospital que também fundou e que é referência da 21ª Regional de Saúde, atendendo a população de 18 municípios da região Oeste.

Torao Takada também é fundador e responsável técnico do Instituto de Gastroenterologia de Toledo (Igast). Formado pela Faculdade de Medicina de Curitiba, em 1970, é membro titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O médico também tem destacada atuação social, tendo sido presidente do Rotary Club de Toledo, em 1978; presidente fundador da Associação Médica de Toledo; 2º vice-presidente da Associação Médica do Paraná, em 2008; além de membro fundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Paraná (SOBED/PR). Foi candidato a prefeito de Toledo em 1982, pelo Partido Democrático Social (PDS). É Cidadão Honorário de Toledo e maratonista nas horas vagas e idealizador de várias provas e corridas de rua, como a Corrida 24 Horas, que terá sua quinta edição em 2017. Já participou de mais de 20 corridas de São Silvestre e de mais de uma centena de maratonas.